A IMPRENSA ALTERNATIVA E SEUS IMPACTOS NA PARAÍBA DURANTE O PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1964-1985)

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
A IMPRENSA ALTERNATIVA E SEUS IMPACTOS NA PARAÍBA DURANTE O PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1964-1985)
Autores
  • Gabriel Luar Calado Bandeira
Modalidade
Resumo
Área temática
ST21 - Marxismo e ditadura militar no Brasil
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/875187-a-imprensa-alternativa-e-seus-impactos-na-paraiba-durante-o-periodo-da-ditadura-militar-(1964-1985)
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
Ditadura Militar, Imprensa Alternativa, Paraíba
Resumo
O trabalho em questão tem como objetivo analisar o papel desempenhado pela imprensa alternativa durante o período Ditadura Militar no Brasil entre os anos de 1964 e 1985, e os efeitos provocados por esses jornais, revistas e panfletos no estado da Paraíba. Dada a devida contextualização histórica, busca-se investigar os diversos veículos de comunicação alternativos surgidos em oposição ao regime, e isto inclui tanto os veículos independentes quanto aqueles vinculados a partidos e organizações políticas, já que todos estavam sujeitos à censura e à repressão - inclusive os surgidos após a Anistia. Por meio de artigos, livros, documentos do Sistema Nacional de Informação e dos relatórios das Comissões da Verdade, examina-se o impacto direto dessa imprensa alternativa na realidade paraibana, destacando principalmente os jornais e revistas produzidos localmente. São narrados casos de prisões, torturas e perseguições de habitantes da Paraíba que tiveram envolvimento, mesmo que mínimo, com a imprensa alternativa - sendo ela local ou de outro estado- e sofreram com a violência dos militares. Nestes relados inclui-se figuras conhecidas como Oliveiros Cavalcanti de Oliveira, militante do PCB e ex-vereador de Campina Grande que divulgava o jornal "Voz Operária", e Jório de Lira Machado, jornalista fundador do jornal paraibano "O Momento" e posteriormente deputado. Por fim, também são mencionados casos menos conhecidos, como o do paraibano Francisco das Chagas Pereira, desaparecido e exilado no Chile, e cujo nome esteve presente no jornal “Puro Chile”, onde fez duras denúncias aos militares brasileiros.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BANDEIRA, Gabriel Luar Calado. A IMPRENSA ALTERNATIVA E SEUS IMPACTOS NA PARAÍBA DURANTE O PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1964-1985).. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/875187-A-IMPRENSA-ALTERNATIVA-E-SEUS-IMPACTOS-NA-PARAIBA-DURANTE-O-PERIODO-DA-DITADURA-MILITAR-(1964-1985). Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes