{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) é um evento bienal que reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Química e Educação Química de todo o Brasil. O principal objetivo do ENEQ é promover o debate, a troca de experiências e a divulgação de pesquisas e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Química em diferentes níveis de ensino, desde a Educação Básica até a Educação Superior.

 

O ENEQ teve sua primeira edição em 1984, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Por muitos anos o ENEQ teve o apoio da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), e a partir da sua vigésima edição, passa a ser realizado pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBenQ). O evento tem sido realizado em diferentes universidades e cidades brasileiras, sempre com a participação de renomados pesquisadores e professores da área de Química e Educação Química.

 

O ENEQ é um espaço importante para a construção e o fortalecimento de redes de colaboração entre professores e pesquisadores da área de Química e Educação Química, além de ser um evento de grande relevância para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino de Química no Brasil.

 

Em sua 21ª edição (2023), o evento foi realizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, no campus da Santa Mônica (UFU), a partir de uma organização conjunta entre as Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Uberaba (UFTM) e os Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Instituto Federal Goiano (IFGoiano), O XXI Encontro Nacional de Ensino de Química trouxe como tema a ‘Democratização do Ensino de Química: (des)caminhos das políticas públicas brasileiras’.

 

A temática do evento vai ao encontro das discussões sobre  o movimento das políticas públicas brasileiras nos últimos anos, sobretudo, em tempos da necessária emergência da ciência para o enfrentamento ao obscurantismo e o negacionismo. Deste modo, o processo educativo desenvolvido em todos os componentes curriculares da educação básica é um elemento fundamental para a manutenção do estado democrático de direitos, garantido pela Constituição Federal de 1988.

 

O ensino de Química, nesta vertente, ocupa um importante papel na educação básica ao abrir possibilidades de reflexão sobre o mundo que vem sendo modificado científica e tecnologicamente. Assim, a reflexão sobre o ensino de química praticado nas escolas, o acesso da população escolar ao conhecimento científico e tecnológico, a formação de professores, o investimento nas políticas públicas de valorização do magistério, o reconhecimento da ciência como fundamental ao enfrentamento da crise colocada na sociedade brasileira são formas importantes para a superação dos problemas que assolam os direitos conquistados e os que são necessários se conquistar.

 

Nesta edição, recebemos mais de 500 trabalhos, que foram avaliados por uma comissão científica, a qual agradecemos imensamente. Os trabalhos, em formato completo e resumo simples, são parte integrante de um conjunto de pesquisas desenvolvidas pelos diversos e atuantes grupos espalhados por todo o Brasil e demonstram a competência e enorme potencial de nossa área para discutir aspectos relacionados ao Ensino de Química e a educação de forma ampla e significativa.

 

O XXI Encontro Nacional de Ensino de Química apresentou a socialização de trabalhos científicos produzidos no campo de Ensino de Química em 12 linhas temáticas: Ensino, Avaliação e Aprendizagem – EA; Atividades Lúdicas e Experimentação – ALE; Materiais Didáticos – MD; Currículo e Formação de Professores – CF; Políticas Públicas de ensino de Química – PP; Democratização e Inclusão – DI; Educação em espaços não-formais e Divulgação Científica – EFD; Tecnologias Digitais – TD; História, Filosofia e Sociologia da Ciência – HFC; Interculturalidade e Diversidade – IND; Linguagem e Cognição – LC; e, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação Ambiental – CTS.

 

Acreditamos que os trabalhos divulgados no ENEQ são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino de Química no Brasil, de modo que permitem a troca de experiências e conhecimentos, além de contribuir para a formação de professores e pesquisadores comprometidos com a qualidade do ensino.

 

 

 

Hélder Eterno da Silveira

Presidente da Comissão Organizadora


Thiago Henrique Barnabé Corrêa
Rafael Martins Mendes

Comissão Científica


 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

xxieneq@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}