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Apresentação
O Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) é
um evento bienal que reúne professores, pesquisadores, estudantes e
profissionais da área de Química e Educação Química de todo o Brasil. O
principal objetivo do ENEQ é promover o debate, a troca de experiências e a
divulgação de pesquisas e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de
Química em diferentes níveis de ensino, desde a Educação Básica até a Educação
Superior.
O ENEQ teve sua primeira edição em 1984, na
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Por muitos anos o ENEQ teve o
apoio da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), e a partir
da sua vigésima edição, passa a ser realizado pela Sociedade Brasileira de
Ensino de Química (SBenQ). O evento tem sido realizado em
diferentes universidades e cidades brasileiras, sempre com a participação de
renomados pesquisadores e professores da área de Química e Educação Química.
O ENEQ é um espaço importante para a construção e o
fortalecimento de redes de colaboração entre professores e pesquisadores da
área de Química e Educação Química, além de ser um evento de grande relevância
para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino de Química no Brasil.
Em sua 21ª edição (2023), o evento foi realizado na
cidade de Uberlândia, Minas Gerais, no campus da Santa Mônica (UFU), a partir
de uma organização conjunta entre as Universidade Federal de Uberlândia (UFU),
Universidade Federal de Uberaba (UFTM) e os Instituto Federal do Triângulo
Mineiro (IFTM) e Instituto Federal Goiano (IFGoiano), O XXI Encontro Nacional
de Ensino de Química trouxe como tema a ‘Democratização do Ensino de Química:
(des)caminhos das políticas públicas brasileiras’.
A temática do evento vai ao encontro das discussões
sobre o movimento das políticas públicas
brasileiras nos últimos anos, sobretudo, em tempos da necessária emergência da
ciência para o enfrentamento ao obscurantismo e o negacionismo. Deste modo, o
processo educativo desenvolvido em todos os componentes curriculares da
educação básica é um elemento fundamental para a manutenção do estado
democrático de direitos, garantido pela Constituição Federal de 1988.
O ensino de Química, nesta vertente, ocupa um
importante papel na educação básica ao abrir possibilidades de reflexão sobre o
mundo que vem sendo modificado científica e tecnologicamente. Assim, a reflexão
sobre o ensino de química praticado nas escolas, o acesso da população escolar
ao conhecimento científico e tecnológico, a formação de professores, o
investimento nas políticas públicas de valorização do magistério, o
reconhecimento da ciência como fundamental ao enfrentamento da crise colocada
na sociedade brasileira são formas importantes para a superação dos problemas
que assolam os direitos conquistados e os que são necessários se conquistar.
Nesta edição, recebemos mais de 500 trabalhos, que
foram avaliados por uma comissão científica, a qual agradecemos imensamente. Os
trabalhos, em formato completo e resumo simples, são parte integrante de um
conjunto de pesquisas desenvolvidas pelos diversos e atuantes grupos espalhados
por todo o Brasil e demonstram a competência e enorme potencial de nossa área
para discutir aspectos relacionados ao Ensino de Química e a educação de forma
ampla e significativa.
O XXI Encontro Nacional de Ensino de Química apresentou a socialização de
trabalhos científicos produzidos no campo de Ensino de Química em 12 linhas
temáticas: Ensino, Avaliação e Aprendizagem – EA; Atividades Lúdicas e
Experimentação – ALE; Materiais Didáticos – MD; Currículo e Formação de
Professores – CF; Políticas Públicas de ensino de Química – PP; Democratização
e Inclusão – DI; Educação em espaços não-formais e Divulgação Científica – EFD;
Tecnologias Digitais – TD; História, Filosofia e Sociologia da Ciência – HFC;
Interculturalidade e Diversidade – IND; Linguagem e Cognição – LC; e, Ciência,
Tecnologia, Sociedade e Educação Ambiental – CTS.
Acreditamos que os trabalhos divulgados no ENEQ são fundamentais para o
desenvolvimento e aprimoramento do ensino de Química no Brasil, de modo que
permitem a troca de experiências e conhecimentos, além de contribuir para a
formação de professores e pesquisadores comprometidos com a qualidade do
ensino.
Hélder Eterno da Silveira
Presidente da Comissão Organizadora
Thiago Henrique Barnabé Corrêa
Rafael Martins Mendes
Comissão Científica
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Responsável
xxieneq@gmail.com
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