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Apresentação
No período de 9 a 12 de setembro de 2024
ocorreu o XXII Encontro Nacional de Ensino de Química (XXII ENEQ), na cidade de
Belém do Pará, Amazônia. Em seus quarenta e dois anos de história foi a
primeira vez que o evento ocorreu no estado do Pará e apenas a segunda vez na
região norte, seis anos após a XIX edição que ocorreu em Rio Branco, na
Universidade Federal do Acre (UFAC). Em sua a vigésima segunda edição, o ENEQ
foi realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Instituto
de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA) e de seus programas de pós-graduação
da área de Ensino de Ciências. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira
de Ensino de Química (SBEnQ), com o apoio da Divisão de Ensino de Química da
SBQ e o fomento do CNPQ, CAPES, Conselho Federal de Química e Conselho Regional
de Química/ Região VI.
O tema do XXII ENEQ, “O Ensino de
Química na defesa de direitos e inclusão social: ações e propostas para o
contexto brasileiro”, foi definido a partir da necessidade de posicionamento e
debate da comunidade de ensino de Química acerca do cenário de defesa e resgate
de direitos sociais e ambientais e no campo de lutas em prol da educação
pública em nosso país.
Os números do XXII ENEQ expressam a
força da área de ensino de Química no Brasil, com 1.071 submissões avaliadas
pela comissão científica do evento, composta por 155 pesquisadoras e
pesquisadores da área. Ao todo foram 962 trabalhos aprovados, sendo 623 na
modalidade relato de pesquisa, 318 relatos de experiência docente e 130 trabalhos
submetidos como produção de material didático. A modalidade relato de
experiência docente voltou a fazer parte do ENEQ em 2024, como possibilidade de
incentivo para maior aproximação de docentes da Educação Básica com o referido
evento, considerando que este é um de seus principais objetivos.
Em relação ao número de inscrições,
foram 1.136 pessoas inscritas, das quais 657 são estudantes, sendo 47 da
Educação Básica, 414 de graduação e 196 da pós-graduação, o que pode indicar a renovação
do ENEQ e sua importância para a comunidade de Ensino de Química e Ciências. Os
4 dias de programação do XXII ENEQ ocorreram integralmente no formato
presencial, com 47 atividades distribuídas em 12 minicursos e 1 oficina, conferência
de abertura, 7 mesas-redondas, 8 temas de debate, 7 palestras, 2 rodas de
conversa, 4 sessões de comunicação oral e três sessões de pôsteres. No XXII
ENEQ aconteceu também a 8ª edição da Mostra de Materiais Didáticos de Química
(VIII MOMADIQ), que se constituiu como espaço em que docentes da Educação
Básica, integrantes de grupos de pesquisa da área de ensino de
Química/Ciências, estudantes de licenciatura e pós-graduação puderam socializar
materiais didáticos produzidos em seus contextos de atuação, incluindo produtos
educacionais elaborados no âmbito de programas profissionais.
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Responsável
Comissão Organizadora do XXII ENEQ
eneq2024@gmail.com
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