{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Na busca por manter a tradição da ciência geográfica nas universidades públicas do Brasil que se apresenta este projeto, que visa realizar pela 29ª vez no campus da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Rondonópolis uma semana acadêmica. De modo a abrir o espaço de pesquisa a comunidade trazendo para o centro da discussão as transformações do espaço pelos comportamentos e ações culturais que moldaram a sociedade e que vem passando por mudanças e produzindo novos contextos. Para que a XXIX Semana de Geografia venha a ter êxito pensa-se criar vários espaços de debates e rodas de conversas e diálogos como, por meio de mesa-redonda, apresentação de trabalhos de equipes acadêmica e profissionais do meio e áreas afins. Promovendo assim uma constante interação que permita acompanhar as múltiplas transformações sociais do espaço pelos grupos humanos em seus valores e simbolismos.

O espaço geográfico, está passivo de constantes mudanças, que podem ocorrer a partir de inúmeros fatores, sobretudo daqueles provenientes do capital e de seus agentes controladores que vão pensando e determinando a construção do espaço. Este, estudado com maior frequência pelo seu condicionamento e condicionante das técnicas e informação, ao que Santos (2012) vai vir apontar outras questões circunstanciais na produção do espaço, tais como os valores e representações do mesmo.

Assim tem-se um espaço formado por um sistema de objetos e ações, produzido e produtivo, de modo que não se pode deixar ausentar na ciência geográfica uma discussão que permita entender, questionar e evidenciar o cotidiano presente nas relações que compõem e atuam na sociedade global e que interfere em muitos dos desejos, comportamentos, aspirações e idealizações sociais.

A Geografia desde meados do século XX tem permitido algumas renovações, o contato do homem com a natureza dá-se por meio das técnicas e embora esteja em campo minoritário da ciência geográfica, os aspectos culturais têm sido aos poucos contemplados. São muitas as ações e comportamentos a serem compreendidos cada grupo social em seus lugares e suas diversas formas de convivências determinam o lugar que ocupa.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Josenilton Balbino de Melo

email: joseniltonbalbino@hotmail.com

Centro Acadêmico de Geografia - CAGEO/UFR

cageoufr@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}