{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

XXVI Encontro Nacional de Modelagem Computacional (XXVI ENMC)  XIV Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais (XIV ECTM)

O I Encontro de Modelagem Computacional (EMC) foi realizado pela primeira vez em 1998, tendo sido organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Universidade do Estado de Rio de Janeiro nas dependências do Instituto Politécnico (IPRJ) em Nova Friburgo. Esta primeira edição foi um evento local que visava proporcionar um espaço para a interação dos pesquisadores do IPRJ e de colaboradores de outras instituições de ensino e pesquisa do país na área de modelagem computacional.

 

As edições seguintes do evento foram realizadas na cidade de Nova Friburgo, no campus da UERJ ou em algum hotel da cidade. Entretanto, no ano 2006, o IX EMC foi realizado fora de Nova Friburgo, especificamente em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nesta ocasião, o evento foi organizado pelo programa de Modelagem Computacional do CEFET-MG. A realização do evento fora do estado do Rio de Janeiro marcou a maioridade da reunião e definitivamente o consolidou como um evento de caráter nacional. A partir de então houve diversas edições do evento organizadas por Universidades, Institutos de Pesquisas e Programas de Pós-Graduação, dentre elas:

 

  • Universidade Federal Fluminense, Campus de Volta Redonda (UFFVR), 2008
  • Instituto Militar de Engenharia (IME), Rio de Janeiro, 2009
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2012
  • Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), llhéus, 2013
  • Universidade Católica de Petrópolis, 2014
  • SENAI-CIMATEC, Salvador, 2015
  • Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016
  • Instituto Federal Fluminense (IFF), Búzios, 2018
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, 2019
  • Universidade Federal do Tocantins (UFT), 2020, modo remoto
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Catalão (UFCat) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 2021, modo remoto
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa), 2022, modo remoto
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2023

 

No ano de 2010, devido à grande importância dentro do evento da área de materiais e na busca de maior interdisciplinaridade, típica da área de modelagem computacional, foi incluído um evento paralelo, o I Encontro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (ECTM). A partir de então, foram realizados os dois encontros em conjunto, o ENMC e o ECTM. Após esta união, observou-se um aumento progressivo no número de trabalhos e participantes. Agregou-se o termo Nacional ao encontro de modelagem computacional pois ele possui abrangência nacional, sendo marcado pela sigla ENMC, além de ser o pioneiro no país na área de Modelagem Computacional.

 

As edições realizadas nos anos de 2020 a 2022 do  Encontro Nacional de Modelagem Computacional e do Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais foram realizadas de forma remota por profissionais de diferentes instituições de ensino (Instituto Federal Fluminense, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Instituto Politécnico/Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal de Catalão, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal de Uberlândia) por causa da pandemia da Covid-19. Nestes casos, não existiram sedes físicas, como é tradicional, mas sim um esforço consorciado para a realização dos eventos remotos durante o período da pandemia.


Na presente edição de 2023, o evento voltou a ser realizado de forma presencial, sendo apresentados mais de 300 trabalhos, bem como 6 palestras de pesquisadores nacionais e internacionais, líderes em suas respectivas áreas de pesquisa. Os números recordes de trabalhos submetidos e de participantes mostram a vitalidade dos temas dos dois encontros. Estes recordes indicam o desejo da interação pessoal dos congressistas na pós-pandemia. Esperamos que as futuras edições sejam todas presenciais e que tenham todo o sucesso que registramos em 2023, em termos quantitativos, qualitativos e de confraternização de antigos e novos colegas.


Após a manifestação de interesse por parte de docentes da UESC e da Unimontes, ficou decidido em reunião que a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC sediará a edição de 2024 e a Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes será a sede em 2025.  Temos a certeza que o sucesso do evento será mantido nestes dois eventos futuros e envolverá sempre novos pesquisadores e estudantes nos muitos temas de interesse dos dois encontros.  

 

Agradecemos todos que contribuíram para a realização do XXVI ENMC e XIV ECTM, que incluiu centenas de pessoas, dezenas de instituições e algumas empresas. 


Até 2024, na paradisíaca Ilhéus!


Ivan Napoleão Bastos (IPRJ/UERJ)

Coordenador Geral do XXVI ENMC / XIV ECTM




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Comissão Organizadora do XXVI Encontro Nacional de Modelagem Computacional e do XIV Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais

E-mail: enmc.ectm@gmail.com



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}