A IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE NO APRENDIZADO DE ACADÊMICAS DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 28/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0318-6

DOI
10.29327/xxvi-semana-cientifica-do-curso-de-medicina-da-ufu-379451.763148  
Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE NO APRENDIZADO DE ACADÊMICAS DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Lorrane Francisco Pereira da Silva
  • Tamyla Alves Fonseca
  • Giovanna Garcia Gardini
  • Gabriela Gomes Pimentel de Castro
  • Dr. Wallisen Tadashi Hattori
Modalidade
Resumo: Relato de Experiência
Área temática
Ensino
Data de Publicação
28/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxvi-semana-cientifica-do-curso-de-medicina-da-ufu-379451/763148-a-importancia-da-anamnese-no-aprendizado-de-academicas-de-medicina--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0318-6
Palavras-Chave
Anamnese, raciocínio clínico, alunos, pacientes, medicina.
Resumo
INTRODUÇÃO A anamnese é o primeiro instrumento médico investigativo, que permite formular hipóteses diagnósticas aplicando na prática o conteúdo teoricamente estudado e estabelecer vínculo médico-paciente. Posto isso, a disciplina de Semiologia se apresenta no 2° período do curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com o intuito de promover o contato dos estudantes com a realidade da prática médica. OBJETIVO Relatar a experiência de acadêmicas de medicina nas aulas da disciplina de Semiologia explicitando a importância da anamnese para o desenvolvimento prático do médico em formação. METODOLOGIA Trata-se de um relato de experiência elaborado a partir da percepção das alunas na prática das anamneses durante as aulas de Semiologia. RELATO DE EXPERIÊNCIA As aulas práticas de semiologia, por meio da observação de casos patológicos, proporcionaram aos discentes a oportunidade de vivenciar a realidade da prática médica. A preceptora responsável, por meio da condução da entrevista médica, estimulava a participação integral dos alunos, propiciando a criação de vínculos com os pacientes e a consolidação de aprendizados fundamentais para o conhecimento médico. Após uma série de visitas, foi solicitado que cada aluno realizasse anamneses no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Essa atividade promoveu a prática do conteúdo estudado ao longo do período, permitindo aos alunos a coleta de dados para identificação, além do motivo pelo qual o paciente buscou o serviço de saúde, iniciando assim, a História da Moléstia Atual (HMA). Ademais, outros aspectos foram abordados em prol da completude da anamnese, ressalta-se a revisão de sistemas e a história pessoal patológica. A partir da análise das informações recolhidas, torna-se viável o raciocínio clínico acerca do caso, contribuindo para desenvolvimento de habilidades clínicas extremamente relevantes para a formação de médicos competentes. CONCLUSÃO Portanto, a anamnese, é imprescindível para a formação médica, pois é responsável pela promoção do aprendizado e do cuidado com os pacientes. Essa atividade possibilita que os discentes adquiram, desde o início do curso, habilidade de se comunicar de forma adequada com os pacientes e desenvolvam o raciocínio clínico com o objetivo de estabelecer um diagnóstico, fator indispensável na atuação dos futuros médicos.
Título do Evento
XXVI Semana Científica do Curso de Medicina da UFU
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica do Curso de Medicina da UFU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Lorrane Francisco Pereira da et al.. A IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE NO APRENDIZADO DE ACADÊMICAS DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxvi-semana-cientifica-do-curso-de-medicina-da-ufu-379451/763148-A-IMPORTANCIA-DA-ANAMNESE-NO-APRENDIZADO-DE-ACADEMICAS-DE-MEDICINA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 27/04/2025

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