No 8º Seminário Paulista de Extensão Rural da APAER vamos juntos semear informações sobre como fazer para melhorar o serviço de extensão rural, profissão estratégica para o fortalecimento da agricultura familiar e para a produção de alimentos saudáveis para toda população.
Para revigorar o serviço de extensão rural é preciso alcançar o objetivo de recuperar a sua capacidade de atuar junto às famílias de agricultores trazendo práticas mais sustentáveis para a produção e buscando estratégias de mercado para melhorar a comercialização dos produtos, aproximando produtores e consumidores.
As ações voltadas para políticas públicas que fortaleçam essas atividades também serão consideradas.
Para desenvolver a nossa capacidade de alcançar esses objetivos é interessante aprofundar a troca de informações sobre temas relacionados às práticas de produção junto com as estratégias de comercialização.
As políticas públicas precisam considerar e valorizar as singulares relações e processos que se estabelecem no meio rural entre sistemas produtivos e patrimônios naturais.
O 8º Seminário Paulista de Extensão Rural vai aprofundar o debate sobre a importância da Extensão Rural para estimular o aperfeiçoamento dos processos nas relações das cidades com o campo e a importância das estratégias de diversificação da produção, aproximar produtores e consumidores e melhorar a segurança alimentar da nossa sociedade.
Vamos debater temas complexos, como buscar os melhores caminhos das diferentes formas de escoar os produtos da agricultura familiar e como adotar novas tecnologias para ter mais eficiência, eficácia e efetividade. Precisamos de novos olhares da nossa sociedade para uma nova agricultura - que tenha relações de harmonia com a natureza e que também possa gerar renda de forma mais justa, melhorando as relações entre os envolvidos.
Precisamos proporcionar mais espaços e oportunidades para novas formas de ver o mundo – unindo aspectos mais pragmáticos, relacionados com a sobrevivência e melhora da qualidade vida, com valores e propósitos humanos mais solidários – que promovam a sustentabilidade regenerativa do planeta.