Em âmbito geral, o objetivo da pesquisa é identificar e analisar as novas tendências do trabalho de assistentes sociais na educação básica pública no Brasil. Espera mapear as requisições, formas de apreensão e respostas profissionais; identificar os fundamentos teóricos que sustentam o trabalho dos assistentes sociais (concepção de educação, de política de educação, da própria profissão) na educação básica e refletir sobre os desafios do trabalho de assistente social no trabalho coletivo desenvolvido na área da educação.
O universo da pesquisa abrange todos os Estados e municípios brasileiros onde identificarmos a presença do assistente social na educação básica. Nesta etapa serão acionadas várias estratégias, tais como: a Lei de Acesso à Informação; formulários eletrônicos articulando o apoio essencial do CFESS/CRESS para os assistentes sociais; contato com órgãos/sindicatos/associações da área da educação para verificar informações sobre a localização de assistentes sociais na educação. Nos próximos passos, procedemos a análise interpretativa do conteúdo absorvido tendo como principal referência as categorias do método dialético, ou seja: historicidade, contradição, totalidade, mediação e os conhecimentos obtidos no processo de elaboração da fundamentação teórica.
Exposições:
Adriana Freire Pereira Férriz, Doutora em Sociologia (UFPB). Mestra em Sociologia Rural pela UFPB e graduada em Serviço Social pela UEPB. Atualmente é professora Adjunta no Instituto de Psicologia, no curso de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Carlos Felipe Nunes Moreira, professor na Faculdade de Serviço Social da UERJ. Graduado em Serviço Social, mestre e Doutor em Serviço Social pela UERJ. Trabalhou como Assistente Social na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, no Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas (PROINAPE), da Secretaria de Educação, de 2007 a 2015.
Eliana Bolorino Canteiro Martins, assistente social, mestra em Serviço Social pela UNESP. Doutora em Serviço Social pela PUC/SP. Pós-Doutora em Serviço Social pela UERJ. Livre Docência pela UNESP/Campus de Franca. Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UNESP/Franca. Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - Nível 2. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE).
Ney Luiz Teixeira de Almeida, professor adjunto da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Assistente Social graduado pela Faculdade de Serviço Social (FSS/UERJ). Mestre em Educação pela UFF. Doutor em Educação pela UFF. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da FSS/UERJ. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ.