CONVIDADA DA QUINTA EDIÇÃO TEMPORADA 2024/2025: DRA. VIRGÍNIA GIACON
Dia 29 de outubro, na Xiloteca da Ufam (Setor Sul do Campus da Ufam), 16 horas Manaus, 17 horas Brasília. Faça sua inscrição para obter o certificado.
A Dra. Virgínia Giacon possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora associada do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Amazonas. Coordena o Laboratório de Materiais da Amazônia e Compósitos (LaMAC) e lidera o grupo de pesquisa em Materiais da Amazônia e Compósitos (PEMAC).Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Polímeros, atuando nos seguintes temas: processamento e caracterização de materiais, polímeros naturais e sintéticos, além de materiais compósitos.
Sobre o Café na Xiloteca
O projeto Café na Xiloteca é um espaço multidisciplinar para se falar de ciência, florestas, clima, ciências naturais e meio ambiente, em meio a enorme coleção de madeiras da Universidade Federal do Amazonas (Xiloteca da UFAM), com um bom café quentinho ao final das apresentações. Já existe informalmente desde 2015 quando a coordenação do Laboratório de Física da Madeira e a Xiloteca passou a convidar pesquisadores de diversas instituições para apresentação de seminários aos discentes do curso de engenharia florestal e afins. Por conta da pandemia a atividade foi interrompida e retornou em 2023, tendo havido já duas edições nos meses de setembro e outubro, ambas muito bem sucedidas. Nesta proposta atual e institucionalizada, o Café na Xiloteca irá abrir espaço para seminários de pesquisadores, lideranças comunitárias que desenvolvam atividade ambiental, instituições e organizaçãoes não governamentais, alunos de pós-graduação, bolsistas de iniciação científica e, pela primeira vez, para autores de livros e exibição de filmes com temática ambiental. Além disso, será ampliado o convite à participação de alunos de graduação de vários cursos, incluindo outras instituições de ensino superior, como alunos de graduação e alunos de programas de pós-graduação nas áreas de ciências florestais, biologia, tecnologia da madeira, ciências agrárias, arquitetura, meio ambiente e engenharia civil.