O
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente (CIEF), que se realizará de 29 a 31 de janeiro de
2020, em Redenção/Ceará/Brasil,
é
um evento científico, que congrega pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação,
técnicos da educação e demais interessados em refletir – a partir do diálogo entre a universidade e a escola da
educação básica – sobre os desafios e as possibilidades do Ensino e da Formação Docente no atual contexto,
marcado por (in) certezas, desafios e lutas.
A formação de professores tem
se constituído mundialmente como uma importante pauta ao longo das últimas décadas, tendo em vista as
transformações ocorridas na sociedade contemporânea, que dizem respeito à evolução científica, tecnológica,
associadas ao rápido desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação.
As formas como nos
relacionamos com nós mesmos, com o outro e com a totalidade; com o tempo, considerando presente, passado e
futuro; com o conhecimento em suas mais variadas formas de construção são perpassadas por princípios e valores
relacionados à globalização, que tem como uma de suas principais marcas a perspectiva da redução de distâncias e
o desenvolvimento de novas maneiras de estabelecer relações entre as nações, considerando, sobretudo, as
relações econômicas, políticas e culturais.
Tais aspectos se configuram
como uma realidade a ser considerada pelas instituições que lidam com a educação de forma ampla e restrita; mas
também como um desafio que nos convida a repensar a modo como universidades e escolas funcionam para dar conta
da tarefa de formar sujeitos.
A Universidade da Integração
Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi criada com a perspectiva de materializar estratégias de
cooperação internacional com Timor Leste e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), considerando
as demandas desses diferentes locais em relação à formação de profissionais necessários à promoção de seu
desenvolvimento. Uma das áreas prioritárias de ação definidas pelo conjunto de países foi a formação de
professores para atuação na educação básica.
Assim, a Unilab vem, desde o
ano de 2010, articulando a construção e a operacionalização de cursos voltados à formação de professores em
nível de graduação, e pós-graduação.
Considerando os desafios
postos pela realidade, os compromissos institucionais estabelecidos junto à comunidade e, ainda, os resultados
das atividades desenvolvidas a partir da extensão universitária, dos estágios, das atividades de iniciação
científica e iniciação a docência, o coletivo de professores que atua nos cursos de licenciatura buscou
desenvolver estratégias que permitissem um maior diálogo entre todos os sujeitos envolvidos nos processos de
formação (estudantes, professores da educação básica e superior, gestores e comunidade) para debater os limites
e possibilidades da formação e do trabalho docente e identificar demandas formativas a serem consideradas em
termos de formação inicial e continuada.
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No ano de
2015 foi realizada a I Mostra de Estágio Supervisionado – I MESU – como uma iniciativa do coletivo docente de
Estágio do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNeM) do Instituto de Ciências Exatas e
da Natureza (ICEN), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na
perspectiva de materializar a decisão institucional coletiva de ressignificar o Estágio Supervisionado no bojo
do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e práticas educativas, tendo como temática “Formação de professores(as):
ensino, práticas pedagógicas, gestão e cotidiano escolar”.
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Em 2016,
compreendendo a importância dos diálogos entre os Institutos de Ciências Exatas e da Natureza e o Instituto de
Humanidades e Letras, nos quais estão alocados os cursos de licenciatura da UNILAB, e de fortalecimento da
interlocução com outras instituições, propusemos, a ampliação do evento, agregando à Mostra, a realização do I
Encontro de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas. Tal proposição sustentou-se na necessidade de
afirmação do caráter acadêmico e científico desse esforço coletivo, considerando as classificações apresentadas
pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - FORPROEX. O Encontro de Estágio
Supervisionado e Práticas de Ensino nasceu, portanto, com o intuito de reafirmar o Estágio como espaço / tempo
de construção do conhecimento sobre a docência enquanto práxis e a perspectiva formativa do educar pela
pesquisa, com devido registro dos conhecimentos através da publicação de textos de natureza científica. A II
MESU e o I EESPE tiveram como temática “A formação de professores
como práxis no diálogo entre escola e universidade”, contando com a apresentação de 60 experiências de
professores e estudantes dos cursos de licenciatura e professores que atuam na educação básica no Ceará;
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Em 2017,
considerando o desafio vivido nacionalmente em relação às concepções de educação e de formação de professores e,
ainda, ao financiamento da educação, fomos impulsionados a refletir junto à sociedade sobre experiências
desenvolvidas por estudantes e professores da educação básica e da educação superior no contexto da formação
docente como modo de reafirmar a necessidade de investimento na área. A III MESU e o II EESPE tiveram como tema
“Educação e diversidade no contexto contemporâneo”, contando com a apresentação de 145 trabalhos desenvolvidos
por estudantes de cursos de licenciatura e de pós-graduação, assim como por professores que atuam na educação
básica e superior no Estado do Ceará. A organização do evento expandiu-se da Unilab para outras Instituições de
Ensino Superior, tendo atuado ativamente no processo de construção e realização do evento: Universidade Estadual
do Ceará; Universidade Estadual Vale do Acaraú; Universidade Regional do Cariri; Universidade Federal do Ceará;
Universidade Federal do Cariri; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Contamos,
ainda, com a colaboração da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará e do Instituto Universitário de
Educação de Cabo Verde.
Diante do
histórico exposto, visualizamos a necessidade de integrar ambos os eventos em uma única ação que oportunizasse
continuar o processo de expansão do alcance dos debates a outros sujeitos e espaços, sem deixar de considerar os
importantes contributos deixados por esta semente lançada, no ano de 2015, em solo fértil. Importa darmos
continuidade aos debates, convidando para esta ciranda em torno da formação e do trabalho docente um número cada
vez maior de pessoas e instituições que possam agregar, com suas experiências e estudos, novas reflexões a esta
temática tão cara para a sociedade contemporânea. Desse desejo, nasceu o I Congresso Internacional de Ensino e
Formação Docente, que será realizada no ano de 2020 a sua primeira edição, que traz como tema “Ensino
e Formação Docente na contemporaneidade: (in) certezas, desafios e lutas”.
Sejam
bem-vindos/as ao Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente – CIEF!