IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Os Bacharelados Interdisciplinares caracterizam-se por serem um curso de graduação universitária de natureza interdisciplinar, que oferece ao estudante uma formação técnico-científica, humanística ou artística, e ainda permite que o estudante escolha de forma independente parte do seu percurso acadêmico. É considerado um curso generalista que tem como objetivo preparar os estudantes para a novas condições da sociedade.

CoBICET é o evento que propõem trazer para o formato congresso a mesma proposta dos cursos interdisciplinares, e congrega em sua programação palestras diversas, em 12 áreas temáticas, abrangendo todos os domínios de conhecimento. Por meio de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, o evento propõe mostrar os avanços em Ciência e Tecnologia, em suas mais diversas atuações, e apresentar os atuais desafios da educação interdisciplinar. 

Em 2023 se realizará o IV CoBICET! Totalmente online, de forma a permitir a participação de toda a comunidade acadêmica nacional, com atividades assíncronas e síncronas, de forma a permitir que o participante escolha o formato que lhe for mais conveniente, o evento acontecerá entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro de 2023, e trará como tema: Educação inovadora: ensino, pesquisa e extensão interdisciplinar. 

?

Seguem alguns dados das edições anteriores:

- I CoBICET: 31 de agosto a 04 de setembro de 2020,  3357 participantes e 1924 trabalhos, 

- II CoBICET: 30 de agosto a 03 de setembro de 2021, 1803 participantes e 1305 trabalhos. 

- III CoBICET: 29 de agosto a 02 de setembro de 2022, 4159 participantes e 2259 trabalhos. 


Como reconhecimento pelas atividades desenvolvidas, e qualidade do trabalho, o 

CoBICET recebeu o prêmio de Evento Destaque em Pesquisa e Ciência, no Summit 2022 



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Orientações gerais sobre trabalhos (resumo, resumo expandido, trabalho completo)

PRAZOS

    01 de Dezembro de 2022: início do período para submissão de trabalhos 

    01 de Maio de 2023:  encerramento das submissões de trabalhos   

    01 de Junho de 2023:  encerramento das submissões de trabalhos após primeira prorrogação

    22 de Junho de 2023:  encerramento das submissões de trabalhos após segunda prorrogação

    06 de Julho de 2023:  encerramento das submissões de trabalhos após terceira prorrogação

    13 de Julho de 2023:  encerramento das submissões de trabalhos após quarta prorrogação*

     10 de Agosto de 2023: data limite para divulgação do parecer final do comitê científico

    15 de Agosto de 2023: data limite para divulgação da lista de trabalhos selecionados para apresentação oral

    *Não haverá nova prorrogação!!!


    INSTRUÇÕES GERAIS

      Para submeter o trabalho um dos autores deverá  estar efetivamente* inscrito no IV CoBICET. São aceitos trabalhos em português e inglês. Cada participante inscrito pode submeter um trabalho. Cada trabalho pode ter até seis autores. Não é possível realizar nenhuma edição, correção ou alteração nos trabalhos apos sua submissão. Verifique todos os dados de autores, contatos, filiações, título, entre outros antes de efetivar a submissão.

      Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais online do evento, com ISSN. A previsão de publicação dos anais do evento é a semana subsequence ao encerramento do IV CoBICET.

      * Autor efetivamente inscrito significa registrado no sistema e com inscrição paga. Atenção: pagamentos em boleto podem demorar até 3 dias para serem compensados!


      AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

        O julgamento dos melhores trabalhos será feito pelos consultores ad hoc por meio de pontuação que contempla os quesitos: relevância do trabalho, coerência da metodologia aplicada, profundidade da discussão, entre outros itens julgados pertinentes pela comissão. Os trabalhos submetidos à apreciação do Comitê Científico do IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, serão encaminhados pela coordenação geral do evento para avaliação cega por pares. A avaliação será feita  por dois avaliadores ad hoc, todos(as) pesquisadores(as) na área, e com reconhecida competência.

        .

        Os trabalhos serão analisados quanto a relevância, inovação, contribuição para a área. Cada avaliador atribuirá uma nota de 0 a 100 para cada um dos critérios abaixo, cada um computando 20% no peso da nota final atriibuida ao trabalho:

        1 – Objetivos, delimitação do objeto e problematização;

        2 – Atualidade, originalidade e relevância do tema;

        3 – Coesão, coerência, clareza, ortografia e gramática;

        4 – Apresentação dos resultados e profundidade da discussão;

        5 – Estrutura geral do trabalho,

         

        A nota do trabalho será a média das notas atribuidas pelos avaliadores Para aprovação os trabalhos deverão obter nota média mínima de 70 pontos.

        Após encerrado o ciclo avaliativo os trabalhos receberão os seguintes conceitos:

        ·         Aprovado:nota média acima de 70 pontos;

        ·         Aprovado com ressalvas: nota média entre 40 e 69 pontos. Estes trabalhos serão devolvidos aos autores para correção, e a aprovação final estará condicionada à realização das correções;

        ·         Reprovado:trabalhos com nota inferior a 39 pontos. 

         

        A seleção/aprovação dos trabalhos em cada área segue a ordem de classificação dada pela média das notas dos(as) avaliadores(as). Caso o trabalho seja aprovado por um avaliador, mas reprovado por outro, um terceiro especialista avaliará resumo.


        PREMIAÇÃO PARA OS MELHORES TRABALHOS

        A comissão científica selecionará os melhores trabalhos para serem premiados no evento. As categorias dos prêmios são: primeiro lugar, segundo lugar, terceiro lugar e serão atribuidas sete menções honrosas por área temática. O julgamento dos melhores trabalhos será feito pelos consultores ad hoc por meio de pontuação que contempla os quesitos: relevância do trabalho, coerência da metodologia aplicada, profundidade da discussão, entre outros itens julgados pertinentes pela comissão. 

        * A premiação consiste na emissão de certificado contendo o título do trabalho, nome dos respectivos autores, e convite para ministrar palestra no V CoBICET. 

        Veja aqui a lista dos melhores trabalhos do IV CoBICET: veja aqui

        SELEÇÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

        A comissão científica selecionará trabalhos para serem apresentados no evento. Serão selecionados 6 trabalhos por área temática, considerando os aspectos relevância do trabalho e importância no contexto científico-acadêmico atual. A apresentação oral não é vinculada à atribuição de premiação no evento. 

        Veja aqui a lista de trabalhos selecionados para apresentação oral: veja aqui

        • Instruções para a apresentação oral encontram-se na última página do documento!
        • Trabalhos não listados e aprovados no evento serão expostos na sua versão integral sem necessidade de elaboração de banners por parte dos autores.
        • Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais online do evento, com ISSN, e receberão o certificado correspondente, independentemente do formato de apresentação/exposição. 


         PUBLICAÇÃO EM REVISTAS PARCEIRAS

          Os melhores trabalhos apresentados no congresso, em formato de artigo completo, serão convidados para publicação nas Revistas: 

          The Journal of Engineering and Exact Sciences

          Revista de Relações Sociais

          Revista EducEaD

          - Revista Cadernos Zygmunt Bauman

          Revista Expressa Extensão 

          Revista Perspectiva

          Revista Engenharia na Agricultura

          Revista Humanidades & Educação

          Revista Extensão em Foco 




          Os autores de trabalhos contemplados deverão adequar seus trabalhos às normas da revista, e submeter seus trabalhos nos sistemas das revistas mencionando a parceria com o CoBICET. 

          Para consultar o Qualis das revistas de acordo com sua área clique aqui: Consulta Qualis 

          Os trabalhos indicados para publicação nas revistas parceiras foram notificados em 28/09/2023. As notificações foram enviadas pelas próprias revistas via email direcionada diretamente aos autores dos trabalhos.


          PUBLICAÇÕES ANTERIORES 

          Publicações das edições anteriores:

          Anais do I CoBICET

          Anais do II CoBICET

          Anais do III CoBICET


          Orientações gerais sobre e-books (capítulo de livro)

          PRAZOS

            01 de Dezembro de 2022: início do período para submissão de capítulos de e-books

            01 de Setembro de 2023:  encerramento das submissões de capítulos de e-books 

            10 de Outubro de 2023:  prazo para divulgação dos capítulos de e-books selecionados

            31 de Junho de 2024:  prazo máximo para publicação dos e-books 


              INSTRUÇÕES GERAIS

              E-book: "Educação inovadora: ensino, pesquisa e extensão interdisciplinar

              E-book: "Inovação e atualidades em alimentos e nutrição" 

              ISBN 978-65-008-2409-4 Publicado em: 23/11/2023

              E-book: "Engenharias do Brasil: inovação e atualidades pós-pandemia"


              O Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia tem como um de seus objetivos disseminar o conhecimento produzido no âmbito dos cursos interdisciplinares. Assim, convidamos os participantes do IV CoBICET a submeterem trabalhos no formato de capítulo de livro. Os trabalhos deverão ter entre 10 e 20 páginas, e ser elaborados conforme este template. Recomentados que seja feita uma copia do template para edição para Não alterar o template diretamente no drive do congresso. Recomendamos também que seja feita uma revisão fina antes da submissão visto que não haverá possibilidade de revisão/correção/alteração no trabalho enviado. Cada capítulo poderá ter até 10 autores, e todos os autores deverão estar inscritos no IV CoBICET! Os livros serão publicados no formato e-book, com ISBN, sem DOI, pela Even3 Publicações. Não se aplicam taxas extras para a publicação em formato de capítulo de livro. 

              Envie seu capítulo de livro por meio deste formulário: 


              SUBMISSÃO DE CAPITULOS


              Caso hajam menos de 20 trabalhos aceitos para publicação no formato de capítulo de livo a obra será cancelada. Havendo o quantitativo de trabalhos requeridos, o prazo para previsto para publicação é 31/06/2024.


              Publicações das edições anteriores:

              E-book Ensino e extensão em cursos de formação interdisciplinar (ISBN: 978-65-00-57071-7)

              E-book Inovação na Educação Superior Brasileira: metodologias e casos (ISBN: 978-65-59-41675-2)

              E-book Inovação pedagógica e tecnologias educacionais no ensino superior?(ISBN: 978-65-00-57071-7)

              E-book Ensino, pesquisa e extensão nos cursos de ciência e tecnologia do Brasil (ISBN: 978-65-00-57072-4)

              E-book Ciência e tecnologia aplicadas à saúde evolução em contexto de pandemia (ISBN: 978-65-00-57070-0)

              Submissões

              {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

              {{item.denominacao}}
              {{item.denominacao}}
              {{item.denominacao}}

              {{areaSiteEvento.titulo}}

              Organizadores

              Organização geral
              Presidente: Profa. Dra. Poliana Mendes de Souza (UFVJM) Lattes

              Comitê Científico
              Coordenador: Prof. Dr. Ademar Nogueira do Nascimento (UFBA) Lattes
              Vice-Coordenador: Prof. Dr. Gabriel Gomes de Oliveira (UNICAMP) Lattes

              Comitê de Programação
              Coordenador: Prof. Dr. Claudio Saburo Shida (UNIFESP) Lattes 
              Coordenador-Adjunto:  Prof. Dr. Laos Alexandre Hirano (UNIFAL) Lattes
              Coordenador-Adjunto: Prof. Dr. José Renato de Oliveira Lima (UFMA) Lattes

              Comitê de Divulgação
              Coordenador: Prof. MSc. Elton Raniere da Silva Moura (UFOPA) Lattes

              Membros
              Profa. Dra. Amanda Melissa Damião Leite (UFRN) Lattes
              Profa. Dra. Carolina Del Roveri (UNIFAL) Lattes
              Prof. Dr. Christian Corrëa Paixão (UFPA) Lattes
              Prof. Dr. Cleiton de Lima Ricardo (UFPE)  Lattes 
              Prof. Dr. José Izaquiel Santos da Silva (UFVJM) Lattes
              Profa. Dra. Kaline Melo de Souto Viana (UFRN) Lattes
              Profa. Dra. Kelly Kaliane Rego da Paz Rodrigues (UFRN) Lattes
              Profa. Dra. Lilia Basilio de Caland (UERN) Lattes
              Prof. Dr. Márcio Inomata Campos (UFOB) Lattes
              Profa. Dra. Mara Freitas (UERN) Lattes
              Prof. Dr. Marlus Pinheiro Rolemberg (UNIFAL) Lattes
              Profa. Dra. Michely Santos Oliveira (UFVJM) Lattes
              Prof. Dr. Paulo Henrique Ribeiro do Nascimento (UFRB) Lattes
              Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes (UNIFAL) Lattes
              Prof. Dr. Rômulo Alberto Castillo Cardenas (UFSC) Lattes
              Profa. Dra. Sanderlir Silva Dias (UFERSA) Lattes
              Prof. Dr. Paulo Roberto Cardoso da Silveira (UNIPAMPA) Lattes
              Prof. Dr. Willian Remo Pedroso Conti (UNIFESP) Lattes

              Equipe de apoio
              MSc. Harleson Sidney Almeida Monteiro (UNESP) Lattes
              MSc. Vanessa Aparecida Cruz (USP) Lattes
              MSc. Sinara de Nazaré Santana Brito (UNESP) Lattes
              Dr. Adnane Beniaich (UP6M)

              Instituições organizadoras e apoiadoras


              @CoBICET                      @cobicet                   @cobicet                   @CoBICET2020 

              {{viewModel.evento.titulo}}

              {{viewModel.evento.responsavelEvento}}