II Colóquio de Linguagem no Ensino de Ciências

II Colóquio de Linguagem no Ensino de Ciências

presencial Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Tecnológicas. - Joinville - Santa Catarina - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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Descrição do Evento


Em 17 de novembro de 2016, foi realizado no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, o I Colóquio da Linguagem no Ensino de Ciências (Colec), por uma iniciativa do Grupo de Estudos da Linguagem no Ensino de Ciências (Gelec) (Edital PAEX/2015), com o objetivo de trazer para os cursos de licenciatura e professores da Educação Básica, as mais recentes discussões sobre o tema, além das interações discursivas que ocorrem em sala de aula, as concepções e os pressupostos epistemológicos que influenciam as atividades de ensino e processos de aprendizagem.

Em 2016, o evento ofereceu uma palestra com o professor Jackson Gois da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com o tema "A filosofia de Wittgenstein e o Ensino de Ciências", e outra com a professora Ana Carolina de Araújo Silva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre "As Abordagens Comunicativas nas Aulas de Ciências: A análise dos pontos de transição".

Neste ano, o II Colóquio da Linguagem no Ensino de Ciências será realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, com palestras relacionadas ao tema e com espaço para comunicações orais.

O evento ocorrerá no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - Joinville). Não será cobrada taxa de inscrição.

 

PROGRAMAÇÃO FINAL DO EVENTO 



Mapa do Campus:




Palestras:


Palestra 1: Estudando a inclusão/exclusão de estudantes de química por meio da dimensão epistêmica do discurso" – Eduardo Fleury Mortimer


Resumo: Nesta palestra analisamos as aulas de dois professores que tiveram diferentes resultados em termos do uso de abordagens comunicativas, tentando identificar características epistêmicas no seu discurso que possam justificar essa diferença. Usaremos para isso alguns elementos da Teoria dos Códigos de Legitimação, basicamente as ideias de gravidade semântica, densidade semântica e ondas semânticas. Os resultados mostram que uma das professoras varia a densidade e a gravidade semântica de sua aulas, provocando ondas semânticas, enquanto o outro tem um padrão muito mais linear, ficando mais parte tempo em regiões de alta densidade e baixa gravidade semânticas. Implicações para o ensino são discutidas.

  

 

Palestra 2: “A argumentação na formação de professores de Ciências” – Adjane da Costa Tourinho e Silva

 


 

Palestra 3: “Contribuições da Análise de Discurso para pensar os efeitos de colonialidade do saber/poder na Educação em Ciências” - Suzani Cassiani

 



Palestra 4: “A formação de conceitos científicos no contexto escolar: apontamentos Wittgensteinianos” - Cristiane M. C. Gottschalk


Resumo: Da perspectiva das ideias da segunda fase do pensamento de Wittgenstein, partirei dos seguintes pressupostos: os fundamentos últimos da significação de nossos conceitos em geral não se referem a uma realidade pré-existente, mas estão na própria linguagem ordinária e em nossas práticas envolvidas com ela; e a precisão maior ou menor de nossos conceitos científicos não é dada a priori, mas em função dos diferentes usos que fazemos da linguagem. Esta abordagem nos leva a relativizar o ideal de exatidão de que somos herdeiros, talvez desde os filósofos pré-socráticos, e nos possibilita um novo olhar para os processos de aprendizagem no contexto escolar: os conceitos mais fundamentais das diferentes disciplinas são gradativamente constituídos a partir de diversas técnicas, tais como, recorrer a paradigmas, amostras, analogias, gestos ostensivos, etc. Assim, compreender um conceito não remete mais à ideia de acesso a algo virtualmente contido em algum lugar (seja no empírico, na mente ou em um reino celestial), mas pressupõe um treino que nos capacita a seguir regras de natureza convencional, construídas a partir de diversas técnicas linguísticas. Estes conceitos e suas relações, por sua vez, podem ser expressos por enunciados com função descritiva, no caso das ciências naturais; ou com função normativa, como ocorre na matemática. No caso de uma proposição que enuncia uma hipótese científica, Wittgenstein observa que, neste caso, ela possui um caráter híbrido, em particular quando se reveste de uma formulação matemática. Procurarei mostrar que esta aparente ambiguidade pode levar a confusões conceituais, que repercutem nas práticas pedagógicas. Tendo em vista esclarecê-las, recorrerei aos conceitos wittgensteinianos de “jogo de linguagem”, “semelhança de família”, “seguir regras”, “formas de vida”, “gramática dos usos”, entre outros, que possibilitam mostrar a diversidade de critérios de verdade das proposições das ciências. Poderíamos evitar, assim, a ideia, ainda predominante e implícita nas atuais propostas de ensino, de que haja uma necessidade lógica na causalidade empírica.



Resultados dos trabalhos:


Título do trabalho

Resultado

As Instâncias sociais numa aula experimental de Química no 9º ano do Ensino Fundamental

Aprovado

Os discursos nos filmes de ficção científica: ensino de ciências e a produção de sentidos na perspectiva socioambiental

Aprovado

Proposta de aula com uso de recurso audiovisual no Ensino de Evolução

Recusado

A promoção da alfabetização científica avaliada por meio dos níveis representacionais de Johnstone em um livro didático de Química aprovado no PNLD 2018

Aprovado

As concepções de um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente

Aprovado

Ações e linguagens constituem a experimentação em uma comunidade de professores de Ciências

Aprovado

Práticas Discursivas: Como aparecem nas aulas de intervenção dos licenciandos do PIBID?

Aprovado

A linguagem na perspectiva de John Locke: interseções com a neurociência e a psicologia cognitiva

Recusado

O cinema como linguagem no Ensino de Ciências

Aprovado

O Ensino de Cinética Química e o desenvolvimento dos objetivos operacionais da ACT

Aprovado

A revista científica na escola: um ensaio sobre a relação entre o jornalismo científico e o discurso no ensino de ciências

Aprovado

Aplicação das ações mentais por etapas em uma revisão de matemática básica para alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Macapá-AP

Recusado

Representações midiáticas de Corpo, Gênero e Sexualidade – Uma análise da série Orange Is The New Black

Aprovado

Estratégias de leitura de figuras e gráficos ilustrativos do gênero instrucional para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental II.

Recusado

A TRADIÇÃO DE LINGUAGEM EM GADAMER E O PROFESSOR DE QUÍMICA COMO TRADUTOR-INTÉRPRETE

Aprovado

Argumentação matemática em aulas investigativas de física no ensino superior

Aprovado

Percepções de estudantes de um curso de Licenciatura em Física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física

Aprovado

O sentido de aula de Física para o Ensino Médio no Discurso de Licenciandos em Física

Aprovado

Um breve levantamento histórico das pesquisas sobre Linguagem no Ensino de Ciências no Brasil

Aprovado

Problematizando o ensino de modelos atômicos: uma exploração sobre as representações e o uso de um jogo didático

Aprovado

A Paródia como Recurso Didático no Ensino de Ciências.

Aprovado

Compreensão leitora no processo de ensino da resolução de problemas matemáticos.

Aprovado

CIÊNCIAS DA NATUREZA: CAMPO INTERDISCIPLINAR DE ENUNCIABILIDADES DISCIPLINARES

Aprovado

A Epistemologia de Ludwik Fleck: análise das produções do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos 1997 e 2015

Aprovado

Vozes sem rosto: anonimato e cultura do estupro na Universidade Federal do Paraná

Recusado

Professores e Intérpretes juntos na prática docente para o desafio de ensinar Fisiologia Humana aos portadores de surdez

Recusado

Conhecimento Científico na Educação Popular – movimentos de ensinar e aprender através da produção curricular rizomática

 

Recusado

A Etimologia nas salas de aula de Biologia e a possibilidade de Aprendizagem Significativa

Recusado

Autoria de professores em blog: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de Ciências

Aprovado

Aromas e Odores: Ensino de funções orgânicas em TLS

Aprovado

Educação Humanitária no Ensino de Ciências e Biologia - Projeto ALPHA

Recusado

Ensino de Fisiologia Humana para estudantes portadores de surdez em uma escola bilíngue

Recusado

UMA ANÁLISE DOS EXERCÍCIOS DE LIVROS DIDÁTICOS EM RELAÇÃO À PROMOÇÃO DA ESCRITA EM AULAS DE CIÊNCIAS

Recusado

Corpo, Gênero e Sexualidade: Discursividades presentes nos livros didáticos de ciências

Recusado

As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula      

Aprovado

Oficinas de aprendizagem no ensino de Química: a contextualização a partir de uma perspectiva pragmática da Linguagem

 Aprovado


Horários das apresentações FINAL:


 

26-10-2017 AUDITÓRIO BLOCO F


15:20

Ações e linguagens constituem a experimentação em uma comunidade de professores de Ciências

15:40

Práticas Discursivas: Como aparecem nas aulas de intervenção dos licenciandos do PIBID?

16:00

A revista científica na escola: um ensaio sobre a relação entre o jornalismo científico e o discurso no ensino de ciências

16:20

Oficinas de aprendizagem no ensino de Química: a contextualização a partir de uma perspectiva pragmática da Linguagem

16:40

A TRADIÇÃO DE LINGUAGEM EM GADAMER E O PROFESSOR DE QUÍMICA COMO TRADUTOR-INTÉRPRETE

17:00

Argumentação matemática em aulas investigativas de física no ensino superior

 

 

26-10-2017 AUDITÓRIO BLOCO E


15:20

O cinema como linguagem no Ensino de Ciências 

15:40

As Instâncias sociais numa aula experimental de Química no 9º ano do Ensino Fundamental

16:00

Os discursos nos filmes de ficção científica: ensino de ciências e a produção de sentidos na perspectiva socioambiental

16:20

A promoção da alfabetização científica avaliada por meio dos níveis representacionais de Johnstone em um livro didático de Química aprovado no PNLD 2018  

16:40

As concepções de um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente

17:00

O Ensino de Cinética Química e o desenvolvimento dos objetivos operacionais da ACT

 

 

27-10-2017 AUDITÓRIO BLOCO F


08:20

Percepções de estudantes de um curso de Licenciatura em Física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física

08:40

O sentido de aula de Física para o Ensino Médio no Discurso de Licenciandos em Física

09:00

Um breve levantamento histórico das pesquisas sobre Linguagem no Ensino de Ciências no Brasil

09:20

Problematizando o ensino de modelos atômicos: uma exploração sobre as representações e o uso de um jogo didático

 

 

27-10-2017 AUDITÓRIO BLOCO E


08:20

A Paródia como Recurso Didático no Ensino de Ciências.

08:40

Compreensão leitora no processo de ensino da resolução de problemas matemáticos.

09:00

CIÊNCIAS DA NATUREZA: CAMPO INTERDISCIPLINAR DE ENUNCIABILIDADES DISCIPLINARES

09:20

A Epistemologia de Ludwik Fleck: análise das produções do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos 1997 e 2015

 

 

27-10-2017 AUDITÓRIO BLOCO F

 

15:20

Autoria de professores em blog: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de Ciências

15:40

Aromas e Odores: Ensino de funções orgânicas em TLS

16:00

As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula      

16:20

Representações midiáticas de Corpo, Gênero e Sexualidade – Uma análise da série Orange Is The New Black


Títulos e autores:

Título

 

Autores

A Epistemologia de Ludwik Fleck: análise das produções do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos 1997 e 2015

 

 

Tatiele Chicóra, Joanez Aires, Sérgio Camargo

 

A Paródia como Recurso Didático no Ensino de Ciências.

 

Berenice Kaminsky Auer, Audrey Cristiane, Danislei Bertoni, Siumara Aparecida De Lima

 

A promoção da alfabetização científica avaliada por meio dos níveis representacionais de Johnstone em um livro didático de Química aprovado no PNLD 2018

Luana Pires Vida Leal, Matheus Junior Baldaquim

A revista científica na escola: um ensaio sobre a relação entre o jornalismo científico e o discurso no ensino de ciências

Paula Simone Busko

 

A tradição de linguagem em Gadamer e o professor de Química como tradutor-intérprete

Robson Simplicio De Sousa, Maria Do Carmo Galiazzi

 

Ações e linguagens constituem a experimentação em uma comunidade de professores de Ciências

Willian Rubira Da Silva, Valmir Heckler

Argumentação matemática em aulas investigativas de física no ensino superior

 

Matheus Zermiani Goulart, Alex Belucco Carmo

 

Aromas e Odores: Ensino de funções orgânicas em TLS

 

Elton Kazmierczak, Jeremias Borges Da Silva, Leila Inês Follmann Freire

 

As concepções de um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente

Hederson Aparecido Almeida, ÁLvaro Lorencini Junior

As Instâncias sociais numa aula experimental de Química no 9º ano do Ensino Fundamental

Gabriela Venturi, Iohana Souza Santarelli e Nicole Glock Maceno

As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula

Anelise Grunfeld De Luca, Sandra Aparecida Dos Santos, José Claudio Del Pino, Michelle Pizzato

 

Autoria de professores em blog: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de Ciências

 

Acta Maiara Evangelista Maciel Araújo, Adriane Halmann

 

Ciências da Natureza: campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares

Veronica De Lima Mittmann, Claudia Glavam Duarte

 

Compreensão leitora no processo de ensino da resolução de problemas matemáticos

 

Angela Maria Santana, Angela Inês Klein, Siumara Aparecida De Lima

 

Oficinas de aprendizagem no ensino de Química: a contextualização a partir de uma perspectiva pragmática da Linguagem

Moisés Da Silva Lara, Luciana Gili Vieira Duarte

O cinema como linguagem no Ensino de Ciências

Alcione José Alves Bueno, Silvio Luiz Rutz Da Silva

O Ensino de Cinética Química e o desenvolvimento dos objetivos operacionais da ACT

Eliane Aparecida Dos Santos, Adrilaine Inêz Levandoski, Flávia Roberta De Oliveira, Tatiane Skeika, Leila Inês Follmann Freire

O sentido de aula de Física para o Ensino Médio no Discurso de Licenciandos em Física

Dayvid Fernandes, Fernanda Cátia Bozelli

Os discursos nos filmes de ficção científica: ensino de ciências e a produção de sentidos na perspectiva socioambiental

Júlio César David Ferreira, Roberto Gonçalves Barbosa

Percepções de estudantes de um curso de Licenciatura em Física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física

 

Joselaine Setlik, Ivanilda Higa

 

Práticas Discursivas: Como aparecem nas aulas de intervenção dos licenciandos do PIBID?

Ana Carolina Araujo Silva, Franciane Cristina Toledo Duarte, Penha Souza Silva

Problematizando o ensino de modelos atômicos: uma exploração sobre as representações e o uso de um jogo didático

Luana Carol De Camargo, Sara De Simas Asquel, Brenno Ralf Maciel Oliveira

Representações midiáticas de Corpo, Gênero e Sexualidade – Uma análise da série Orange Is The New Black

Tainá Cordova Schlösser, Patricia Barbosa Pereira

 

Um breve levantamento histórico das pesquisas sobre Linguagem no Ensino de Ciências no Brasil

Tabatta Cristina Fritzen Da Silva Lavarda, Patricia Barbosa Pereira

 


INSCRIÇÕES NO EVENTO


Para se inscrever clique no botão REALIZAR INSCRIÇÃO (abaixo) e, escolha a opção CADASTRE-SE, caso ainda não tenha cadastro no Even3, depois preencha todos os campos solicitados.

As inscrições são gratuitas.


SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Poderão ser submetidas comunicações orais de 7 a 10 páginas ou de 15-22 páginas. Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica, observando os itens descritos no template, que pode ser obtido clicando no botão "Template para texto de comunicação oral".

O II COLEC aceitará a inscrição somente de trabalhos inéditos na Linha temática: Linguagem no Ensino de Ciências.

Prazo de submissão de trabalhos prorrogados: até 22/09/2017.

Modalidades de apresentação: Oral.


Os trabalhos inéditos e que atenderem às exigências, serão publicados na Revista ACTIO: Docência em Ciências (ISSN: 2525-8923).


Como quesitos para a aprovação do artigo serão avaliados: a introdução com o marco teórico usado como referencial para a experiência; a apresentação dos objetivos da vivência e as metodologias empregadas, incluindo a descrição do contexto e dos procedimentos; a discussão dos resultados alcançados, em que se devem estabelecer diálogos com o referencial adotado no trabalho; algumas considerações que explorem a importância da experiência para área de Educação em Ciências e as referências.


O template utilizado será o mesmo para os textos de Comunicação oral ou Artigo completo. Ambos deverão ser apresentados na forma oral. A diferença entre eles consiste no número de páginas:


--- Trabalhos entre 7-10 páginas. Os autores sinalizam desinteresse em publicar o texto como artigo na referida revista e apenas desejam apresentá-lo no evento.


--- Trabalhos entre 15-22 páginas. Os autores submetem o texto com interesse em publicá-lo como artigo na referida revista, além de apresentá-lo no evento.

Todos os trabalhos deverão ser apresentados para que os autores recebam a certificação.

Os trabalhos aprovados para submissão na Revista ACTIO: Docência em Ciências serão publicados em até 3 edições de acordo com as exigências.

A Revista ACTIO: Docência em Ciências (ISSN: 2525-8923) publica artigos originais e de revisão (português, espanhol, inglês e francês) com periodicidade semestral e fluxo de submissão e de publicação contínuo. A ACTIO foi incluída no Qualis Periódicos da CAPES (quadriênio 2013-2016) com Qualis B2 em Ensino.


AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos serão avaliados até 15 de outubro de 2017, podendo serem aprovados ou não aprovados. 


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ÁREA TEMÁTICA DO EVENTO

Fazem parte da temática "Linguagem no Ensino de Ciências" diversos tipos de reflexões, tais como as abordagens comunicativas, categorias interacionais, argumentação, interações discursivas, multimodalidade, semiótica, multiletramentos, instâncias sociais de produção de conhecimento, movimentos epistêmicos, elaboração de significados, Filosofia da Linguagem, práticas de comunicação, funcionamento e funções da linguagem, produções orais e escritas, práticas de leitura, estratégias comunicacionais, discursividade, gêneros discursivos, relações entre linguagem e cognição, relações entre linguagem e cultura, relações entre linguagem e pensamento, processos de aprendizagem, diferentes usuários da linguagem em situações concretas de uso, a linguagem na educação inclusiva para o Ensino de Ciências, metáforas e analogias, e correlatos.


Comissão Organizadora

 

Prof. Drdo. Moisés da Silva Lara

Coordenador Geral do II COLEC

Profa. Drda. Nicole Glock Maceno

Vice-coordenadora do II COLEC

Emerlinda Silvana (acadêmica UDESC)

Gabriela Venturi (acadêmica UDESC)

Iohana Santarelli (acadêmica UDESC)

Luciana Gili Vieira Duarte (acadêmica UDESC)

Rafaela Torres (acadêmica UDESC)

 

Comissão científica

 

Dr. Adriano Luiz dos Santos Né (UDESC)

Dr. Alex Belucco Carmo (UDESC)

Dra. Ana Carolina Araújo da Silva (ufsc)

Dra. Anelise Grünfeld de Luca (IFC)

Drdo. Brenno Ralf Maciel Oliveira (UDESC)

Dr. Fábio Augusto Rodrigues e Silva (UFOP)

Dr. Frederico Firmo (ufsc)

Dr. Irlan von Linsingen (ufsc)

Dr. Jackson Gois (unesp)

Dra. Joanez Aires (ufpr)

Dra. Leila Inês Follmann Freire (UEPG)

Dr. Leonir Lorenzetti (ufpr)

Dra. Maria da Graça Moraes Martin (UDESC)

Drdo. Moisés da Silva Lara (UDESC)

Drda. Nicole Glock Maceno (UDESC)

Drdo. Ricardo Henrique Pucinelli (SEE)

Dra. Suzani Cassiani (ufsc)

 

Apoio:

Universidade Federal de Santa Catarina

Inscrições encerradas.

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Palestrantes

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Submissões

Instruções para submissão: cada autor poderá submeter até 3 trabalhos. Cada trabalho poderá ter até 5 autores. Os trabalhos podem ter de 7 a 10 páginas.

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