Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Tecnológicas. - Joinville - Santa Catarina - Brasil
Em 17 de novembro de 2016, foi realizado no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, o I Colóquio da Linguagem no Ensino de Ciências (Colec), por uma iniciativa do Grupo de Estudos da Linguagem no Ensino de Ciências (Gelec) (Edital PAEX/2015), com o objetivo de trazer para os cursos de licenciatura e professores da Educação Básica, as mais recentes discussões sobre o tema, além das interações discursivas que ocorrem em sala de aula, as concepções e os pressupostos epistemológicos que influenciam as atividades de ensino e processos de aprendizagem.
Em 2016, o evento ofereceu uma palestra com o professor Jackson Gois da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com o tema "A filosofia de Wittgenstein e o Ensino de Ciências", e outra com a professora Ana Carolina de Araújo Silva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre "As Abordagens Comunicativas nas Aulas de Ciências: A análise dos pontos de transição".
Neste ano, o II Colóquio da Linguagem no Ensino de Ciências será realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, com palestras relacionadas ao tema e com espaço para comunicações orais.
O evento ocorrerá no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - Joinville). Não será cobrada taxa de inscrição.
PROGRAMAÇÃO FINAL DO EVENTO
Mapa do Campus:
Palestras:
Palestra 1: “Estudando a inclusão/exclusão de estudantes de química por meio da dimensão epistêmica do discurso" – Eduardo Fleury Mortimer
Resumo: Nesta palestra analisamos as aulas de dois professores que tiveram diferentes resultados em termos do uso de abordagens comunicativas, tentando identificar características epistêmicas no seu discurso que possam justificar essa diferença. Usaremos para isso alguns elementos da Teoria dos Códigos de Legitimação, basicamente as ideias de gravidade semântica, densidade semântica e ondas semânticas. Os resultados mostram que uma das professoras varia a densidade e a gravidade semântica de sua aulas, provocando ondas semânticas, enquanto o outro tem um padrão muito mais linear, ficando mais parte tempo em regiões de alta densidade e baixa gravidade semânticas. Implicações para o ensino são discutidas.
Palestra 2: “A argumentação na formação de professores de Ciências” – Adjane
da Costa Tourinho e Silva
Palestra 3: “Contribuições da
Análise de Discurso para pensar os efeitos de colonialidade do saber/poder na
Educação em Ciências” - Suzani Cassiani
Palestra 4: “A formação de
conceitos científicos no contexto escolar: apontamentos Wittgensteinianos”
- Cristiane M. C. Gottschalk
Resumo: Da perspectiva das ideias da segunda fase do pensamento de Wittgenstein, partirei dos seguintes pressupostos: os fundamentos últimos da significação de nossos conceitos em geral não se referem a uma realidade pré-existente, mas estão na própria linguagem ordinária e em nossas práticas envolvidas com ela; e a precisão maior ou menor de nossos conceitos científicos não é dada a priori, mas em função dos diferentes usos que fazemos da linguagem. Esta abordagem nos leva a relativizar o ideal de exatidão de que somos herdeiros, talvez desde os filósofos pré-socráticos, e nos possibilita um novo olhar para os processos de aprendizagem no contexto escolar: os conceitos mais fundamentais das diferentes disciplinas são gradativamente constituídos a partir de diversas técnicas, tais como, recorrer a paradigmas, amostras, analogias, gestos ostensivos, etc. Assim, compreender um conceito não remete mais à ideia de acesso a algo virtualmente contido em algum lugar (seja no empírico, na mente ou em um reino celestial), mas pressupõe um treino que nos capacita a seguir regras de natureza convencional, construídas a partir de diversas técnicas linguísticas. Estes conceitos e suas relações, por sua vez, podem ser expressos por enunciados com função descritiva, no caso das ciências naturais; ou com função normativa, como ocorre na matemática. No caso de uma proposição que enuncia uma hipótese científica, Wittgenstein observa que, neste caso, ela possui um caráter híbrido, em particular quando se reveste de uma formulação matemática. Procurarei mostrar que esta aparente ambiguidade pode levar a confusões conceituais, que repercutem nas práticas pedagógicas. Tendo em vista esclarecê-las, recorrerei aos conceitos wittgensteinianos de “jogo de linguagem”, “semelhança de família”, “seguir regras”, “formas de vida”, “gramática dos usos”, entre outros, que possibilitam mostrar a diversidade de critérios de verdade das proposições das ciências. Poderíamos evitar, assim, a ideia, ainda predominante e implícita nas atuais propostas de ensino, de que haja uma necessidade lógica na causalidade empírica.
Resultados dos trabalhos:
Título do trabalho |
Resultado |
As Instâncias sociais numa aula experimental de
Química no 9º ano do Ensino Fundamental |
Aprovado |
Os discursos nos filmes de ficção científica:
ensino de ciências e a produção de sentidos na perspectiva socioambiental |
Aprovado |
Proposta de aula com uso de recurso audiovisual
no Ensino de Evolução |
Recusado |
A promoção da alfabetização científica avaliada
por meio dos níveis representacionais de Johnstone em um livro
didático de Química aprovado no PNLD 2018 |
Aprovado |
As concepções de um professor de Biologia quanto
ao uso de analogias na prática docente |
Aprovado |
Ações e linguagens constituem a experimentação em
uma comunidade de professores de Ciências |
Aprovado |
Práticas Discursivas: Como aparecem nas aulas de
intervenção dos licenciandos do PIBID? |
Aprovado |
A linguagem na perspectiva de John Locke:
interseções com a neurociência e a psicologia cognitiva |
Recusado |
O cinema como linguagem no Ensino de
Ciências |
Aprovado |
O Ensino de Cinética Química e o desenvolvimento
dos objetivos operacionais da ACT |
Aprovado |
A revista científica na escola: um ensaio sobre a
relação entre o jornalismo científico e o discurso no ensino de ciências |
Aprovado |
Recusado |
|
Representações midiáticas de
Corpo, Gênero e Sexualidade – Uma análise da série Orange Is The New Black |
Aprovado |
Estratégias de leitura de
figuras e gráficos ilustrativos do gênero instrucional para o Ensino de
Ciências no Ensino Fundamental II. |
Recusado |
A TRADIÇÃO DE LINGUAGEM EM GADAMER E O PROFESSOR
DE QUÍMICA COMO TRADUTOR-INTÉRPRETE |
Aprovado |
Argumentação matemática em
aulas investigativas de física no ensino superior |
Aprovado |
Percepções de estudantes de um curso
de Licenciatura em Física sobre a leitura e a escrita no ensino e na
aprendizagem de física |
Aprovado |
O sentido de aula de Física para o
Ensino Médio no Discurso de Licenciandos em Física |
Aprovado |
Um breve levantamento histórico
das pesquisas sobre Linguagem no Ensino de Ciências no Brasil |
Aprovado |
Problematizando o ensino de
modelos atômicos: uma exploração sobre as representações e o uso de um jogo
didático |
Aprovado |
A Paródia como Recurso Didático no
Ensino de Ciências. |
Aprovado |
Compreensão leitora no processo
de ensino da resolução de problemas matemáticos. |
Aprovado |
CIÊNCIAS DA NATUREZA: CAMPO
INTERDISCIPLINAR DE ENUNCIABILIDADES DISCIPLINARES |
Aprovado |
A Epistemologia de Ludwik Fleck:
análise das produções do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em
Ciências entre os anos 1997 e 2015 |
Aprovado |
Vozes sem rosto: anonimato e
cultura do estupro na Universidade Federal do Paraná |
Recusado |
Professores e Intérpretes
juntos na prática docente para o desafio de ensinar Fisiologia Humana aos
portadores de surdez |
Recusado |
Conhecimento Científico na
Educação Popular – movimentos de ensinar e aprender através da produção
curricular rizomática |
Recusado |
A Etimologia nas salas de aula de
Biologia e a possibilidade de Aprendizagem Significativa |
Recusado |
Autoria de professores em blog:
potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de
professores de Ciências |
Aprovado |
Aromas e Odores: Ensino de funções
orgânicas em TLS |
Aprovado |
Educação Humanitária no Ensino
de Ciências e Biologia - Projeto ALPHA |
Recusado |
Ensino de Fisiologia Humana para
estudantes portadores de surdez em uma escola bilíngue |
Recusado |
UMA ANÁLISE DOS EXERCÍCIOS DE LIVROS
DIDÁTICOS EM RELAÇÃO À PROMOÇÃO DA ESCRITA EM AULAS DE CIÊNCIAS |
Recusado |
Corpo, Gênero e Sexualidade:
Discursividades presentes nos livros didáticos de ciências |
Recusado |
As marcas de aprendizagem por meio da
pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma
possibilidade para a sala de aula
|
Aprovado |
Oficinas
de aprendizagem no ensino de Química: a contextualização a partir de uma
perspectiva pragmática da Linguagem |
|
Horários das apresentações FINAL:
|
26-10-2017
AUDITÓRIO BLOCO F |
15:20 |
Ações
e linguagens constituem a experimentação em uma comunidade de professores de
Ciências |
15:40 |
Práticas
Discursivas: Como aparecem nas aulas de intervenção dos licenciandos do
PIBID? |
16:00 |
A
revista científica na escola: um ensaio sobre a relação entre o jornalismo
científico e o discurso no ensino de ciências |
16:20 |
Oficinas de aprendizagem no ensino de Química: a
contextualização a partir de uma perspectiva pragmática da Linguagem |
16:40 |
A
TRADIÇÃO DE LINGUAGEM EM GADAMER E O PROFESSOR DE QUÍMICA COMO
TRADUTOR-INTÉRPRETE |
17:00 |
Argumentação matemática em aulas investigativas
de física no ensino superior |
|
26-10-2017
AUDITÓRIO BLOCO E |
15:20 |
O cinema
como linguagem no Ensino de Ciências |
15:40 |
As Instâncias
sociais numa aula experimental de Química no 9º ano do Ensino Fundamental |
16:00 |
Os discursos nos
filmes de ficção científica: ensino de ciências e a produção de sentidos na
perspectiva socioambiental |
16:20 |
A promoção da
alfabetização científica avaliada por meio dos níveis representacionais
de Johnstone em um livro didático de Química aprovado no PNLD
2018 |
16:40 |
As concepções de
um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente |
17:00 |
O Ensino de
Cinética Química e o desenvolvimento dos objetivos operacionais da ACT |
|
27-10-2017
AUDITÓRIO BLOCO F |
08:20 |
Percepções de
estudantes de um curso de Licenciatura em Física sobre a leitura e a escrita
no ensino e na aprendizagem de física |
08:40 |
O sentido de aula
de Física para o Ensino Médio no Discurso de Licenciandos em Física |
09:00 |
Um
breve levantamento histórico das pesquisas sobre Linguagem no Ensino de
Ciências no Brasil |
09:20 |
Problematizando
o ensino de modelos atômicos: uma exploração sobre as representações e o uso
de um jogo didático |
|
27-10-2017
AUDITÓRIO BLOCO E |
08:20 |
A Paródia como
Recurso Didático no Ensino de Ciências. |
08:40 |
Compreensão
leitora no processo de ensino da resolução de problemas matemáticos. |
09:00 |
CIÊNCIAS
DA NATUREZA: CAMPO INTERDISCIPLINAR DE ENUNCIABILIDADES DISCIPLINARES |
09:20 |
A Epistemologia de
Ludwik Fleck: análise das produções do Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências entre os anos 1997 e 2015 |
|
27-10-2017 AUDITÓRIO BLOCO F |
15:20 |
Autoria
de professores em blog: potencialidades para a reflexão e ressignificação da
prática docente de professores de Ciências |
15:40 |
Aromas
e Odores: Ensino de funções orgânicas em TLS |
16:00 |
As marcas de aprendizagem por meio
da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma
possibilidade para a sala de aula
|
16:20 |
Representações midiáticas de Corpo,
Gênero e Sexualidade – Uma análise da série Orange Is The New Black |
Títulos e autores:
Título |
Autores |
A Epistemologia de
Ludwik Fleck: análise das produções do Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências entre os anos 1997 e 2015 |
Tatiele
Chicóra, Joanez Aires, Sérgio Camargo |
A Paródia como Recurso
Didático no Ensino de Ciências. |
Berenice
Kaminsky Auer, Audrey Cristiane, Danislei Bertoni, Siumara Aparecida De Lima |
A promoção da alfabetização
científica avaliada por meio dos níveis representacionais
de Johnstone em um livro didático de Química aprovado no PNLD 2018 |
Luana Pires Vida Leal,
Matheus Junior Baldaquim |
A revista científica na escola:
um ensaio sobre a relação entre o jornalismo científico e o discurso no
ensino de ciências |
Paula
Simone Busko |
A tradição de linguagem
em Gadamer e o professor de Química como tradutor-intérprete |
Robson
Simplicio De Sousa, Maria Do Carmo Galiazzi |
Ações e linguagens constituem a
experimentação em uma comunidade de professores de Ciências |
Willian Rubira Da
Silva, Valmir Heckler |
Argumentação
matemática em aulas investigativas de física no ensino superior |
Matheus
Zermiani Goulart, Alex Belucco Carmo |
Aromas e Odores: Ensino
de funções orgânicas em TLS |
Elton
Kazmierczak, Jeremias Borges Da Silva, Leila Inês Follmann Freire |
As concepções de um professor
de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente |
Hederson Aparecido
Almeida, ÁLvaro Lorencini Junior |
As Instâncias sociais numa aula
experimental de Química no 9º ano do Ensino Fundamental |
Gabriela Venturi, Iohana Souza
Santarelli e Nicole Glock Maceno |
As marcas de
aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de
divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula |
Anelise Grunfeld De
Luca, Sandra Aparecida Dos Santos, José Claudio Del Pino, Michelle Pizzato |
Autoria de professores
em blog: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente
de professores de Ciências |
Acta
Maiara Evangelista Maciel Araújo, Adriane Halmann |
Ciências
da Natureza: campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares |
Veronica
De Lima Mittmann, Claudia Glavam Duarte |
Compreensão
leitora no processo de ensino da resolução de problemas matemáticos |
Angela
Maria Santana, Angela Inês Klein, Siumara Aparecida De Lima |
Oficinas de aprendizagem no
ensino de Química: a contextualização a partir de uma perspectiva pragmática
da Linguagem |
Moisés Da Silva Lara, Luciana
Gili Vieira Duarte |
O cinema como linguagem no
Ensino de Ciências |
Alcione José Alves
Bueno, Silvio Luiz Rutz Da Silva |
O Ensino de Cinética Química e
o desenvolvimento dos objetivos operacionais da ACT |
Eliane Aparecida Dos Santos,
Adrilaine Inêz Levandoski, Flávia Roberta De Oliveira, Tatiane Skeika, Leila
Inês Follmann Freire |
O sentido de aula de
Física para o Ensino Médio no Discurso de Licenciandos em Física |
Dayvid
Fernandes, Fernanda Cátia Bozelli |
Os discursos nos filmes de
ficção científica: ensino de ciências e a produção de sentidos na perspectiva
socioambiental |
Júlio César David
Ferreira, Roberto Gonçalves Barbosa |
Percepções de
estudantes de um curso de Licenciatura em Física sobre a leitura e a escrita
no ensino e na aprendizagem de física |
Joselaine
Setlik, Ivanilda Higa |
Práticas Discursivas: Como
aparecem nas aulas de intervenção dos licenciandos do PIBID? |
Ana Carolina Araujo
Silva, Franciane Cristina Toledo Duarte, Penha Souza Silva |
Problematizando
o ensino de modelos atômicos: uma exploração sobre as representações e o uso
de um jogo didático |
Luana
Carol De Camargo, Sara De Simas Asquel, Brenno Ralf Maciel Oliveira |
Representações
midiáticas de Corpo, Gênero e Sexualidade – Uma análise da série Orange Is
The New Black |
Tainá
Cordova Schlösser, Patricia Barbosa Pereira |
Um breve
levantamento histórico das pesquisas sobre Linguagem no Ensino de Ciências no
Brasil |
Tabatta
Cristina Fritzen Da Silva Lavarda, Patricia Barbosa Pereira |
Para se inscrever clique no botão REALIZAR INSCRIÇÃO (abaixo) e, escolha a opção CADASTRE-SE, caso ainda não tenha cadastro no Even3, depois preencha todos os campos solicitados.
As inscrições são gratuitas.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Poderão ser submetidas comunicações orais de 7 a 10 páginas ou de 15-22 páginas. Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica, observando os itens descritos no template, que pode ser obtido clicando no botão "Template para texto de comunicação oral".
O II COLEC aceitará a inscrição
somente de trabalhos inéditos na Linha temática: Linguagem no
Ensino de Ciências.
Prazo de submissão de trabalhos prorrogados: até
22/09/2017.
Modalidades
de apresentação: Oral.
Os trabalhos inéditos e que atenderem às exigências, serão publicados na Revista ACTIO: Docência em Ciências (ISSN: 2525-8923).
Como quesitos para a aprovação do artigo serão avaliados: a introdução com o marco teórico usado como referencial para a experiência; a apresentação dos objetivos da vivência e as metodologias empregadas, incluindo a descrição do contexto e dos procedimentos; a discussão dos resultados alcançados, em que se devem estabelecer diálogos com o referencial adotado no trabalho; algumas considerações que explorem a importância da experiência para área de Educação em Ciências e as referências.
O template utilizado será o mesmo para
os textos de Comunicação oral ou Artigo completo. Ambos deverão ser
apresentados na forma oral. A diferença entre eles consiste no número de
páginas:
--- Trabalhos entre 7-10 páginas.
Os autores sinalizam desinteresse em publicar o texto como artigo na referida
revista e apenas desejam apresentá-lo no evento.
--- Trabalhos entre 15-22 páginas.
Os autores submetem o texto com interesse em publicá-lo como artigo na referida
revista, além de apresentá-lo no evento.
Todos os trabalhos deverão ser apresentados para que os autores recebam a certificação.
Os trabalhos aprovados para submissão na Revista ACTIO: Docência em Ciências serão publicados em até 3 edições de acordo com as exigências.
A Revista ACTIO: Docência em Ciências (ISSN: 2525-8923) publica artigos originais e de revisão (português, espanhol, inglês e francês) com periodicidade semestral e fluxo de submissão e de publicação contínuo. A ACTIO foi incluída no Qualis Periódicos da CAPES (quadriênio 2013-2016) com Qualis B2 em Ensino.
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos serão avaliados até 15 de outubro de 2017, podendo serem aprovados ou não aprovados.
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ÁREA TEMÁTICA DO EVENTO
Fazem parte da temática "Linguagem no Ensino de Ciências" diversos tipos de reflexões, tais como as abordagens comunicativas, categorias interacionais, argumentação, interações discursivas, multimodalidade, semiótica, multiletramentos, instâncias sociais de produção de conhecimento, movimentos epistêmicos, elaboração de significados, Filosofia da Linguagem, práticas de comunicação, funcionamento e funções da linguagem, produções orais e escritas, práticas de leitura, estratégias comunicacionais, discursividade, gêneros discursivos, relações entre linguagem e cognição, relações entre linguagem e cultura, relações entre linguagem e pensamento, processos de aprendizagem, diferentes usuários da linguagem em situações concretas de uso, a linguagem na educação inclusiva para o Ensino de Ciências, metáforas e analogias, e correlatos.
Comissão
Organizadora
Prof. Drdo.
Moisés da Silva Lara
Coordenador Geral do II COLEC
Profa. Drda. Nicole Glock Maceno
Vice-coordenadora do II COLEC
Emerlinda Silvana (acadêmica UDESC)
Gabriela
Venturi (acadêmica UDESC)
Iohana Santarelli (acadêmica UDESC)
Luciana
Gili Vieira Duarte (acadêmica UDESC)
Rafaela
Torres (acadêmica UDESC)
Comissão
científica
Dr.
Adriano Luiz dos Santos Né (UDESC)
Dr.
Alex Belucco Carmo (UDESC)
Dra.
Ana Carolina Araújo da Silva (ufsc)
Dra. Anelise Grünfeld de Luca (IFC)
Drdo.
Brenno Ralf Maciel Oliveira (UDESC)
Dr. Fábio Augusto Rodrigues e Silva (UFOP)
Dr.
Frederico Firmo (ufsc)
Dr. Irlan von Linsingen (ufsc)
Dr. Jackson Gois (unesp)
Dra. Joanez Aires (ufpr)
Dra. Leila Inês Follmann Freire (UEPG)
Dr.
Leonir Lorenzetti (ufpr)
Dra.
Maria da Graça Moraes Martin (UDESC)
Drdo.
Moisés da Silva Lara (UDESC)
Drda. Nicole Glock Maceno (UDESC)
Drdo. Ricardo Henrique Pucinelli (SEE)
Dra. Suzani Cassiani (ufsc)
Apoio:
Universidade Federal de Santa Catarina
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Instruções para submissão: cada autor poderá submeter até 3 trabalhos. Cada trabalho poderá ter até 5 autores. Os trabalhos podem ter de 7 a 10 páginas.
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