A realização deste Colóquio Internacional visa celebrar a vida e obra do pensador francês Claude Lefort (1924 – 2010), no centenário do seu nascimento.
Para Lefort, a questão filosófica por excelência, o que é pensar?, não podia ser circunscrita a uma abordagem meramente epistemológica. Pelo contrário, essa questão é, em si, inlocalizável e indeterminável, na medida em que “acompanha toda experiência do mundo” e se manifesta de forma sempre inconclusiva na obra do filósofo-escritor. É, como destaca Lefort, uma “questão que permanece em busca de si mesma”.
A relação entre filosofia, escrita e política é medular na obra lefortiana. Quando jovem, Lefort já sonhava em ser escritor. Após encontrar seu professor e mestre para toda a vida, Maurice Merleau-Ponty, no Lycée Carnot, em 1940–1941, Lefort não abandonou a vontade de ser escritor, mas passou a tomar a filosofia e a política como objetos da sua escrita. Talvez num dos seus textos mais autobiográficos, Philosophe ?, vemos como Lefort se recusa a se assumir como um filósofo, no sentido de alguém que almeja alcançar um pensamento puro. Para ele, não existia “um espaço específico que seria próprio às ‘obras de pensamento’ e outro espaço que seria próprio à ‘realidade sócio-histórica’.”
Essa premissa estrutura todos os seus escritos sobre o político e a política. Não é por acaso que os heróis intelectuais de Lefort, como ele mesmo reconhece, foram pensadores que refletiram sobre os regimes políticos do seu tempo histórico. Figuras como Maquiavel, La Boétie, Espinosa, Michelet, Quinet, Marx e Merleau-Ponty marcaram determinantemente a escrita política de Lefort e como o nosso escritor-filósofo se posicionou diante dos fatos políticos da sua época. Portanto, comemorar o centenário de Lefort representa também celebrar uma forma de se pensar e fazer filosofia política.
Lefort tem uma relação histórica com o Brasil, onde foi professor de filosofia na Universidade de São Paulo em 1953 e 1954 e, posteriormente, recebeu e orientou importantes pesquisadores brasileiros. Dessa forma, o trabalho da obra Lefort se manifesta nas conferências que serão proferidas neste evento, que contará com renomados pesquisadores e pesquisadoras nacionais e internacionais, bem como com jovens pesquisadores, que continuam demonstrando a pertinência do pensamento de Lefort na contemporaneidade.