Tecituras | Tessituras:
composições, contexturas e atravessamentos na História da Arte
20 a 25 de outubro de 2025
Em 2023, o CBHA propôs uma trilogia temática para seus Colóquios, adotando a tecelagem ou textilidade como categoria metafórica, como um mote para abordar a construção da pesquisa e do discurso na história da arte. Se em um momento inicial, a urdidura consiste na disposição dos fios paralelos ao longo do comprimento do tear, a trama, por sua vez, designa os fios que se entrelaçam aos primeiros, mas em sentido transversal ao da urdidura. Desse modo, é nesse processo gradual e ordenado que se organiza e se desenvolve a construção do corpo têxtil, o tecido, sua extensão, amplitude, espessura, sua capilaridade, seus fios tramados em altos e baixos que dão corpo à estruturação teórica a partir de determinado objeto, mas também seus nós, retornos, desvios, esgarçamentos, rasgaduras, suturas, a delicadeza, a força, a coerência ou desencontros de seus entrelaços, trançados e contornos.
A noção de tecitura representa, então, aquilo que se dá na sequência do delineamento metodológico preliminar de uma investigação, explicitando seus desdobramentos teóricos, analíticos e discursivos, em uma complexa rede tramada por imagens, quadros teóricos, fontes, literaturas etc., no campo da história da arte e seus diferentes diálogos transdisciplinares. O termo “tecer”, assim como “textura”, vem de texere, da raiz indo-europeia teks (fazer), donde téchné em grego. Para além do âmbito da tecelagem e tapeçaria, associamos a ação de tecer aos entrelaçamentos da cestaria e da confecção de outros artefatos, como a produção de redes, com fibras vegetais, fios industriais ou enlaces virtuais. No desenvolvimento diacrônico do termo, músicos italianos seiscentistas se apropriaram do conceito de tecitura para designar não apenas o conjunto das notas produzidas por um instrumento, mas a organização desses sons, o entrelaçamento organizado da extensão da voz humana. Para soar melhor em sua fonética, adotaram a escrita tessitura.
A partir desses conceitos, convidamos propositoras e propositores a colocar em debate a reflexão sobre como desenvolvemos nossas pesquisas, na etapa posterior à urdidura e a trama; ou seja, como entretecemos o discurso historiográfico artístico. Desse modo, respeitando as especificidades das mais diversas pesquisas, indicamos a abertura do léxico em sete diferentes eixos, contemplando diferentes agrupamentos de questões entre tecitura e tessitura:
Eixo Temático 1. COMPOSIÇÕES: ORDENAMENTOS, ESGARÇAMENTOS e INSTITUIÇÕES
Eixo Temático 2. ENTRELAÇAMENTOS: NÓS, ENTRONCAMENTOS e MONUMENTALIZAÇÕES
Eixo Temático 3. CONTEXTURAS: TEXTURAS E TECIDOS HISTÓRICOS e ANTROPOLÓGICOS
Eixo Temático 4. TELAS (ÉCRAN E TOILE): MATERIALIDADES e ENQUADRAMENTOS CONCEITUAIS
Eixo Temático 5. AMPLITUDES: ULTRAPASSAMENTOS, SUTURAS e COEXTENSÕES
Eixo Temático 6. ATRAVESSAMENTOS: TRÂNSITOS, MIGRAÇÕES e FRONTEIRAS
Eixo Temático 7. EMENDAS: ESCALAS, ENREDAMENTOS e GÊNEROS
Acesse o Edital do evento, clicando aqui
Acesse o Template para o Resumo Expandido, clicando aqui
COMUNICADO
Prorrogamos o prazo para submissão e resumos expandidos até 25/04/2025.
SESSÕES TEMÁTICAS
ST01 - ATRAVESSAMENTOS DAS OBRAS DE ARTE NOS IMAGINÁRIOS TURÍSTICOS
Coordenação: Camila Dazzi (CBHA) e Isabela Loureiro (CEFET-RJ)
ST02 - CRISTIANISMO E CULTURA MATERIAL: A CIRCULAÇÃO DE OBJETOS NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DA ARTE GLOBAL
Coordenação: Tamara Quírico (CBHA), Flavia Galli Tatsch (CBHA) e Aldilene Marinho César Diniz (CEFET-RJ)
ST03 - FIOS REBELDES: MUTABILIDADES EM INSTITUIÇÕES, CURADORIAS E HISTÓRIAS DA ARTE
Coordenação: Marize Malta (CBHA) e Emerson Dionisio de Oliveira (CBHA)
ST04 - SER NATUREZA: IMAGINÁRIOS E MIGRAÇÕES ENTRE HUMANO E MEIO AMBIENTE
Coordenação: Patricia Dalcanale Meneses (CBHA) e Alexandre Ragazzi (CBHA)
ST05 - EXPOSIÇÕES SAZONAIS E CIRCULANTES: ENTRE A ARTE E A GEOPOLÍTICA
Coordenação: Vera Beatriz Siqueira (CBHA), Maria de Fátima Morethy Couto (CBHA) e Daniele Machado (Uerj)
ST06 - NARRATIVAS DA ARTE: HISTÓRIA, REPRESENTAÇÕES E PRODUÇÕES SIMBÓLICAS EM DISPUTA
Coordenação: Bianca Knaak (CBHA), Almerinda Lopes (CBHA), Marco Pasqualini (CBHA) e Rogéria de Ipanema (CBHA)
ST07 - A MEMÓRIA CULTURAL COMO PESQUISA EM ARTE E NA HISTÓRIA DA ARTE
Coordenação: Mônica Zielinsky (CBHA), Sheila Cabo Geraldo (CBHA), Alexandre Santos (CBHA) e Joaquín Barriendos (ITESM)
ST08 - EXPERIÊNCIAS PROTOCONTEMPORÂNEAS: DOS CONCEITUALISMOS À ARTEVIDA
Coordenação: Neiva Fonseca Bohns (CBHA), Stéphane Huchet (CBHA) e Marina Câmara (UFRGS)
ST09 - INTERNACIONAL – NACIONAL: MIGRAÇÕES, EXÍLIOS, DIÁSPORAS E TRÂNSITOS NA HISTORIOGRAFIA DA ARTE MODERNA
Coordenação: Heloisa Espada (CBHA), Marcelo Mari (CBHA) e Cristina Dunaeva (UnB)
ST10 - AS TESSITURAS DA HISTORIOGRAFIA DA ARTE: REPERTÓRIOS, PROBLEMAS E PERCURSOS DISCURSIVOS
Coordenação: Leticia Squeff (CBHA), Arthur Valle (CBHA) e Sílvia Borges (CBHA)