EDITAL DO PARTICIPANTE Nº 10/2024
A Bio10 Digital Cursos (CNPJ: 37.612.857/0001-72 - www.bio10digital.com.br),
com apoio científico da Wissen Editora (www.editorawissen.com.br)
e das revistas científicas Journal of Education, Science and Health – JESH (www.journaljesh.com.br)
e Revista Ensinar – RENSIN (Revista Ensinar
(bio10publicacao.com.br), torna pública a abertura de inscrições e
estabelece normas relativas à participação no V Congresso Nacional de Ensino
de Ciências e Biologia On-line (V CONECIBIO) (www.even3.com.br/conecibio2024), que ocorrerá no período de 20 a 22 de novembro de 2024.
1.
DO OBJETIVO E PÚBLICO-ALVO
1.1 Promover a participação e
integração da comunidade acadêmica, para discutir temas relacionados ao ensino
de Ciências e Biologia.
1.2 Oferecer evento nacional a
preço acessível, com a submissão e apresentação de trabalhos, onde os inscritos
participam de onde estiver.
1.3 Oportunizar a participação
de graduandos, pós-graduandos, profissionais e pesquisadores na área de Educação
em Ciências.
1.4 Abrir espaço para a
participação de pesquisadores jovens, mestres e doutorandos ministrarem
palestras com temáticas da sua pesquisa.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1 As inscrições serão
realizadas no período de 15/07/2024 a 22/11/2024, de acordo com horário de
Brasília, por meio do site: www.even3.com.br/conecibio2024,
conforme valores e períodos de inscrição descritos na tabela abaixo:
LOTES DE INSCRIÇÃO
|
|
|
|
Lote promocional
|
1º Lote
|
2º Lote
|
3º Lote
|
4º Lote
|
Categorias
|
15/07/2024
a
31/07/2024
|
01/08/2024
a
31/08/2024
|
01/09/2024
a
30/09/2024
|
01/10/2024
a
18/10/2024
|
18/10/2024
a
25/10/2024
|
Graduando
|
R$ 25,00
Lote
Promocional
|
R$ 30,00
|
R$ 35,00
|
R$ 40,00
|
R$ 45,00
|
Pós-graduando
|
R$ 40,00
|
R$ 45,00
|
R$ 50,00
|
R$ 55,00
|
Profissional
|
R$ 45,00
|
R$ 50,00
|
R$ 55,00
|
R$ 60,00
|
Minicursos/Oficina
|
R$ 10,00 (quando for o caso)
|
|
|
Formas de pagamento
|
Boleto, cartão de crédito ou PIX
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2.2 O
preenchimento das informações referentes aos dados pessoais (nomes, e-mails, títulos e/ou anexações dos
trabalhos e entre outros.) e dos
trabalhos submetidos é de inteira responsabilidade do participante. A organizadora não se responsabiliza por erros destas
informações no sistema.
Obs.: Evitar o uso de e-mail institucional
para cadastro, devido possíveis problemas na identificação do pagamento. Tenha
bastante atenção no preenchimento dos dados no sistema, pois é com eles que
serão gerados os certificados. Portanto, o participante deve atentar-se
para as letras minúsculas e maiúsculas e/ou os erros de digitação. Correções
serão feitas mediante pagamento de taxa no valor de R$ 20,00
2.3 A inscrição pode ser
realizada por grupos de trabalhos com desconto a consultar a Comissão
Organizadora do evento, através do e-mail: conecibiodigital10@gmail.com
2.4 A inscrição só será
efetivada mediante a confirmação do pagamento. Pagamento por meio de boleto
bancário dura cerca de 72 h úteis para ocorrer à compensação, até 24 h para
pagamento no crédito e imediato para PIX.
2.5 A efetivação da inscrição
realizada conforme a tabela do item 2.3, dará ao inscrito o direito de
participar das palestras, exposição e apresentação de trabalhos.
2.6 A participação em
minicurso fica condicionada ao pagamento da taxa extra de R$ 10,00, quando for
o caso.
3. DAS FORMAS DOS PAGAMENTOS
3.1 Os pagamentos poderão ser
realizados por:
3.1.1 Boleto (pode ser
compensado em até 72 horas úteis);
3.1.2 Cartão de Crédito (até
24 h);
3.1.3 PIX (imediato).
4. DO REEMBOLSO
4.1 O reembolso só será realizado pelo site
do evento e de acordo com o Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do
Consumidor, com o prazo legal de até 7
(sete) dias após a compra para solicitar o estorno de pagamento.
4.2 Não será feito em
hipótese alguma o reembolso para inscrito que porventura não consiga participar
do evento, devido a incompatibilidade de agenda.
5. DA PROGRAMAÇÃO
5.1 Após a confirmação da
inscrição no evento, o participante deverá se inscrever em todas as atividades
do evento, bastando seguir o passo a passo que ficará disponível no link: CLIQUE AQUI
5.2 A transmissão das
palestras ocorrerá nos dias 20 a 22 de novembro de 2024.
Obs.: As inscrições, os pagamentos
e as transmissões das palestras, seguirão o horário de Brasília.
5.3 A programação do evento
pode sofrer ajustes, dependendo da necessidade.
5.4 As palestras gravadas
ficarão disponíveis no site do evento para acesso pelos inscritos por 15 dias.
Obs.: Ajustes na programação serão enviadas via e-mail (Even3) e
no grupo do evento no WhatsApp: Clique no link e entre no grupo do V CONECIBIO
Obs.: As gravações poderão ser
disponibilizadas no YouTube e terão acesso livre, mas não garante o direito ao
certificado de participação, apenas para os inscritos.
6. DAS SUBMISSÕES DOS
TRABALHOS
6.1 As submissões na forma de resumo simples, capítulo
de livro e artigo, serão realizadas no período de 15/07 a 10/11/2024,
podendo esse ser prorrogada.
6.2 Os trabalhos devem ser inéditos, provenientes de trabalhos
originais, relato de caso ou de experiência, pesquisa de campo ou revisão da
literatura. Ao submeter o resumo, o autor deverá obrigatoriamente adotar
o template padrão disponível no site do evento www.even3.com.br/conecibio2024,
seguir as normas e orientações de formatação e escolher uma das Áreas
Temáticas (ATs), especificadas a seguir:
Áreas Temáticas (ATs):
AT01: Ensino de Ciência e Biologia: Saúde e Meio
Ambiente
AT02: Ensino de Ciências e Biologia: Zoologia,
Botânica e Ecologia
AT03: Ensino de Ciências e Biologia: Citologia,
Genética e Evolução
AT04: Ensino de Ciências e Biologia: Embriologia,
Histologia e Anatomia
AT05: Ensino de Ciências e Biologia: Fisiologia,
Bioquímica
AT06: Ensino de Ciências e Biologia: Microbiologia,
Parasitologia e Imunologia
AT07: Ensino de Ciências e Biologia: Química e Física
AT08: Ensino de Ciências e Biologia: Inclusão e
Diversidade
AT09: Formação de Professores de Ciências e Biologia
AT10: Avaliação, Currículo e Políticas Públicas de
Ensino de Ciências e Biologia
AT11: Ensino de Ciências e Biologia em Espaços não
Escolares e Divulgação Científica
AT12: Tecnologias educacionais no Ensino de Ciências
e Biologia
AT13: Outras áreas de ensino
Obs.: Todos os trabalhos devem
obrigatoriamente abordar assunto contido em uma das Áreas Temáticas listadas
acima.
6.3 O limite máximo é de 10 autores por trabalho, e três
submissões por autor.
6.4 Todos os autores
devem se inscrever no evento para receber o certificado de
apresentação de trabalho.
6.5 A submissão de cada
trabalho é gratuita.
6.6 No ato da submissão todos os autores deverão ser inseridos
(por quem faz a submissão) no sistema. Caso contrário, automaticamente não
terão seus nomes incluídos no certificado.
6.7 Dois autores devem ser marcados como apresentadores, sendo
que um deles deve fazer a apresentação, caso o primeiro não possa, o segundo
deve realizar. O certificado de apresentação do trabalho ficará disponível para
os autores que foram marcados como apresentadores.
Obs.: Quando solicitado
posteriormente, a correção ou inclusão do nome de autor, que porventura não
tenha sido cadastrado e de autor(es) como apresentador(es) de trabalho, gera-se
uma taxa de R$ 20,00 por autor, a ser paga via Pix: bio10digital@gmail.com.
6.8 É recomendada, mas não obrigatória, a presença de um autor com título mínimo de graduado, cujo nome
deverá ser o último dos autores.
6.9 A organização do V CONECIBIO não se responsabiliza por problemas éticos
entre os autores. Portanto havendo conflitos de interesses, após a aprovação do
trabalho para apresentação, ele não será retirado da listagem e havendo
necessidade de incluir o nome de autor extra, será cobrada uma taxa no valor de
R$ 20,00 por cada autor a ser inserido, a ser paga via Pix: bio10digital@gmail.com.
6.10 Em nenhum momento será
permitido a exclusão de um trabalho após a exposição/apresentação.
6.11. Deve-se
enviar um arquivo do trabalho, identificado e outro não identificado,
juntamente com o comprovante da taxa de publicação (gratuito resumo
simples; R$ 149,00 capítulo de livro; R$ 150,00 artigo científico). O valor
será devolvido após o evento, caso o trabalho seja recusado.
Obs. Para submeter um trabalho,
acesse o passo a passo disponível no link: https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/212882026-Submeter-meu-trabalho-em-um-evento
7. FORMATO DOS
TRABALHOS
7.1 Podem ser
submetidos, trabalho nas modalidades
de resumo simples, capítulo de livro e artigo
científico redigidos na língua
portuguesa, utilizando os templates disponíveis no site do V CONECIBIO: www.even3.com.br/conecibio2024
7.2 O resumo
simples em
texto corrido justificado,
deve conter 200 a 300 palavras, exceto título, autores, filiação e
palavras-chaves, usando o template disponível no site: www.even3.com.br/conecibio2024
e formatados de acordo
com as normas do evento.
7.3 O capítulo de livro deve ter
de 06 a 12 páginas, com as seguintes informações:
Título; Nome dos autores; Afiliação dos autores; Área Temática (AT); Resumo em
português; Palavras-chave; Introdução com objetivo; Métodos ou metodologia;
Resultados e discussão; Conclusão ou considerações finais; Referências e
Agradecimentos (opcional), conforme o
template disponível no site: www.even3.com.br/conecibio2024
7.3.1 Todos os capítulos
de livro aprovados, serão publicados no e-book: “Pesquisas no ensino de Ciências: da teoria à prática –
vol.2, pela Wissen Editora,
com pagamento de taxa de R$ 149,00 (cento e quarenta e nove reais), em até 90
dias. E seus resumos simples serão incluídos nos Anais do V CONECIBIO gratuitamente.
7.4 O artigo científico deve ter de 06 a 15
páginas, com as seguintes informações: Título; Nome dos autores; Afiliação
dos autores; Área Temática (AT); Resumo em português; Palavras-chave;
Introdução com objetivo; Métodos ou metodologia; Resultados e discussão;
Conclusão ou considerações finais; Referências e Agradecimentos (opcional), conforme o template disponível no site: www.even3.com.br/conecibio2024
7.5 Todos os artigos
científicos aprovados, serão publicados na Revista Ensinar (RENSIN), com pagamento de taxa de R$ 150,00
(cento e quarenta e nove reais), em até 90 dias. E seus resumos simples serão
incluídos nos Anais do V CONECIBIO gratuitamente.
7.5.1 Os artigos deverão ser
originais (não serão aceitos artigos de revisão), inéditos e conter 06 a 20
páginas, conforme normas da Revista Ensinar (onde serão publicados após o
evento), de acordo com o template disponível no site: www.even3.com.br/conecibio2024.
7.6 No momento da submissão, o trabalho deve ter duas versões: uma com a identificação dos autores e
outra não identificada, além do comprovante de pagamento da taxa
de publicação, de R$ 149,00 (capítulo de livro) e de R$ 150,00
(artigo científico).
7.7 Na versão identificada, colocar abaixo do título, nome completo dos
autores, formação, vínculo institucional, e-mail do autor correspondente,
que pode ser o primeiro autor ou o orientador, deve-se indicar obrigatoriamente
a Área Temática (segundos as
descritas no item 6.2), cujo trabalho está relacionado.
7.8 Serão aceitos apenas
trabalhos inéditos, que nunca foram publicados em outro evento, livro ou
revista.
7.9 A comissão avaliadora
utilizará software detector de plágio para análise do percentual de
similaridade.
Obs.: É importante atentar-se à
formatação do seu trabalho e avaliá-lo em programa antiplágio, para aumentar as
chances de aprovação.
Obs.: Trabalhos não formatados
conforme normas do template ou que apresentarem alto percentual de plágio, não
serão aprovados.
8. AVALIAÇÃO DOS
TRABALHOS
8.1 O período de avaliação dos trabalhos será o mesmo
período de submissão.
8.2 A avaliação será dupla
cega, por dois avaliadores.
8.3 Após a apreciação, os
avaliadores emitirão um parecer, que poderá ser: APROVADO, APROVADO COM
RESSALVAS ou NÃO APROVADO (INDEFERIDO).
8.4 São critérios de aprovação
com ressalvas:
8.4.1 Não
utiliza o template e/ou normas de formatação do evento;
8.4.2 Ultrapassou o limite de
300 palavras para resumo simples, de 15 páginas capítulo de livro e de 20
páginas artigo científico;
8.4.3 Erros gramaticais, de
digitação, de dados científicos e/ou matemáticos;
8.4.4 Falta de coerência e
coesão textual;
8.4.5 Não atende normas de
formatação para citação e referências.
8.5 São critérios de
indeferimentos direto:
8.5.1 O trabalho não atende a
estrutura e/ou normas de formatação do evento;
8.5.2 O trabalho não se
encaixa nas Áreas Temáticas do evento;
8.5.3 O trabalho extrapolou o
limite de 20% de plágio, pelo detector de plágio.
Obs.: Após indeferimento do
trabalho não caberá recurso, tão pouco será permitida a substituição do
trabalho por outro.
Obs.: Em caso de dúvidas sobre
avaliação, entrar em contato pelo e-mail: conecibiodigital10@gmail.com
9. APRESENTAÇÃO DOS
TRABALHOS
9.1 Capítulo de
livro e artigos científicos originais aprovados, serão apresentados na
forma de Apresentação Oral, podendo ser selecionado até 12 trabalhos, caso haja
um número maior de submissões nesse formato.
Todos os resumos simples e
resumos expandido aprovados serão apresentados na forma de vídeo-pôster.
9.2 A
apresentação será gravada por um dos autores e disponibilizado, em um Canal pessoal
do YouTube, o link do vídeo deve ser enviado para a organização do evento para
o e-mail: eventosbio10@gmail.com, conforme prazo estabelecido no anexo I;
9.3 No e-mail enviado com a apresentação do
trabalho, colocar no título da mensagem: Apresentação Oral/Vídeo-pôster V CONECIBIO.
No texto da mensagem, coloque: o título completo do trabalho; link do
vídeo no canal; nome do autor apresentador; modalidade de apresentação; nome
dos demais autores.
9.4 Os trabalhos devem adotar o modelo do template da
apresentação disponibilizado pela comissão organizadora, seguindo as normas para
gravação do vídeo com boa iluminação e qualidade audiovisual.
9.5 Normas para apresentação: Um dos autores deve gravar o
vídeo de apresentação do trabalho; o tempo de apresentação deve ser até 5
minutos de duração para vídeo-poster e até 6 minutos para Apresentação Oral,
durante toda a apresentação é obrigatório o apresentador aparecer em um dos
cantos da tela da gravação.
Obs.:
Trabalhos fora do template e das normas de apresentação não serão considerados
para apresentação e desclassificados para premiação de menção honrosa.
9.6 A apresentação dos
trabalhos aprovados ocorrerá nos dias 20 a 22/11/2024, conforme programação disponível no site: www.even3.com.br/conecibio2024.
Obs.: A apresentação dos trabalhos
é uma ATIVIDADE, tal como as palestras e requer participação.
9.4 As apresentações de vídeo-pôster serão disponibilizadas
aos participantes, para apreciação;
9.5 As
apresentações em vídeo-pôster serão avaliadas por um avaliador;
9.6 Até cinco
trabalhos receberão o reconhecimento de honra ao mérito.
10. DOS CERTIFICADOS
10.1 Para ter acesso à página
dos certificados, o participante deverá responder a avaliação do V CONECIBIO no seu perfil.
10.2 Apenas os
inscritos terão direito ao certificado
de participação, bem como o de apresentação
de trabalho aprovado, caso tenha sido incluído no sistema de submissão.
10.3 Os certificados
serão disponibilizados na área do inscrito, no site: www.even3.com.br/conecibio2024.
10.4 Os certificados serão gerados pelos dados fornecidos pelo participante ao realizar sua inscrição.
Erros nos dados gera certificado com informações incorretas. É
cobrada uma taxa adicional de R$ 20,00 para correção.
10.5 Haverá certificados para as seguintes modalidades:
I.
Certificado de participante, com carga horária de 30 horas.
II.
Certificado de participação em minicurso com carga horária de 6 horas, quando for o caso.
III.
Certificado de apresentação de trabalho para autores
inscritos, para fins de atividades
complementares é atribuído conforme cada Instituições de Ensino Superior. Neste certificado sairá apenas o nome dos
autores escolhidos como apresentadores no ato da submissão.
Obs.: Somente autores inscritos e
marcados como apresentadores têm acesso ao certificado de apresentação.
IV.
Certificado de Menção Honrosa para os trabalhos vencedores.
Obs.: Após o término do evento os
certificados estarão disponíveis em até 30 dias, podendo esse prazo ser
prorrogado por igual período mediante necessidade.
Para saber mais sobre como
acessar seus certificados, acesse o link: https://ajuda.even3.com.br/hc/pt- br/articles/360024002051-Acessar-meus-certificados
11. ANAIS E PUBLICAÇÃO
DOS TRABALHOS
11.1 Os Anais do V CONECIBIO 2024 serão
publicados com DOI geral, Ficha Catalográfica e ISBN, pela Wissen Editora (www.editorawissen.com.br), em até 90
dias após o término do evento.
11.2 Os trabalhos
originais serão avaliados pelo Conselho
Editorial da revista Journal of
Education, Science and Health – JESH
(www.jeshjournal.com.br) e da Revista
Ensinar – RENSIN (Revista
Ensinar (bio10publicacao.com.br), caso apresentem mérito científico, os autores serão
orientados a submeter na revista, realizando adequações requisitadas e pagamento de taxa adicional de R$ 150,00.
Obs.: Recomenda-se realizar alguma modificação no título do capítulo ou do
artigo científico, para não ficar igual ao resumo dos Anais.
12. DA ORGANIZADORA E
EQUIPE
12.1 A Bio10 Digital Cursos cadastrada sob CNPJ: 37.612.857/0001-72, microempresa
organizadora do V CONECIBIO 2024, com o apoio científico da Wissen Editora, da revista JESH e demais parceiros, se comprometem em oferecer todo o suporte
necessário aos participantes, no quesito esclarecimentos de dúvidas, bem
como da entrega do serviço ofertado, não se responsabilizando por erros e
equívocos por parte do participante.
12.2 O V CONECIBIO cobra
as taxas descritas no item 2.3, destinadas a custear despesas do evento
(divulgação, hospedagem do site, percentual da taxa de cada inscrito), edição e
publicação dos Anais eletrônicos. Uma parte é destinada aos serviços prestados
pelos membros da Comissão Organizadora, composta por graduandos e
pós-graduandos.
Todos os envolvidos na Comissão Organizadora do evento recebem
certificado de membro da Comissão Organizadora, que podem ser utilizados como
atividades complementares.
13. DISPOSIÇÕES GERAIS
Os organizadores não se responsabilizam
pelas conexões de internet nos dias e horários das atividades do evento ou por
eventuais falhas no fornecimento de energia no local de moradia do
participante. Mas informamos que todas as atividades podem ser acessadas pelo
prazo de 07 dias, com direito a emissão de certificado pela participação ao
término. Sendo uma possibilidade para aqueles estudantes que residem em local
de baixa cobertura de internet.
Os autores devem tomar conhecimento dos prazos e datas importantes,
conforme Anexo I.
Obs.: Em caso de falta de energia
e queda de internet, em nossa empresa, sanaremos as questões relacionadas a
transmissão e exposição dos trabalhos, de uma forma que não haja prejuízo a
nenhum participante.
A Comissão Organizadora do evento tem até 72
horas para responder às dúvidas e questionamentos enviados ao e-mail: www.even3.com.br/conecibio2024 podendo o prazo ser maior, dependendo do volume de
mensagens a serem respondidas.
Teresina – PI, 04 de julho
de 2024.
ANEXO I – CRONOGRAMA
ATIVIDADE
|
PERÍODO
|
Inscrição pelo sítio: www.even3.com.br/conecibio2024
|
10/07 a 22/11/2024
|
Submissão de trabalhos pelo
sítio: www.even3.com.br/conecibio2024
|
15/07 a 15/11/2024
|
Divulgação dos pareceres dos
trabalhos
|
15/07 a 16/11/2024
|
Divulgação dos trabalhos
para Apresentação Oral
|
30/09/2024
|
Envio dos vídeo-pôsteres
pelos autores
|
Até 18/11/2024
|
Envio das Apresentações
Orais
|
20/10/2024
|
Apresentação Oral
|
21/11/2024
|
Apresentação vídeo-pôster
|
20 a 22/11/2024
|
Realização do V CONECIBIO
|
20 a 22/11/2024
|
Liberação dos certificados
|
7 a 30 dias
|
Publicação dos Anais
|
Até 60 dias
|
Publicação do E-book
|
Até 90 dias
|
ORIENTAÇÕES APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
BAIXAR AQUI!ORIENTAÇÕES DE GRAVAÇÃO E ENVIO DA APRESENTAÇÃO ORAL
ATENÇÃO! Capítulos de livro e artigos científicos originais aprovados, serão apresentados na forma de Apresentação Oral, podendo ser selecionado até 15 trabalhos, caso haja um número maior de submissões nesse formato.
Modelo de slide de COMUNICAÇÃO ORAL - BAIXE AQUI (baixar o arquivo e fazer a edição no seu computador pessoal), crie sua apresentação. O arquivo não pode ser editado virtualmente.
• Um dos autores deve gravar o vídeo de apresentação do trabalho;
• Tempo de apresentação: até 6 minutos;
• Boa qualidade audiovisual, verificar principalmente o áudio, evitando muitas interferências, recomenda usar fone de ouvido com microfone;
• Boa iluminação, ao gravar procure ficar a favor da fonte de luz (janela, porta ou abajur ligado);
• Faça uma fala breve apresentando-se (nome, título do trabalho, instituição de origem e área temática);
• Durante a apresentação é obrigatório aparecer em um dos cantos da tela da gravação;
• Ao finalizar a gravação, salve o vídeo em MP4;
• Suba o vídeo para um canal pessoal do YouTube (todas as contas Gmail têm um canal. Veja como criar um canal no YouTube AQUI; Veja como postar um vídeo no canal do YouTube AQUI);
• No YouTube, após upload, coloque no título do vídeo, o título do trabalho, na descrição, o autor apresentador;
• Conferir se o vídeo está completo, sem cortes ou falhas;
• Enviar o link do vídeo disponível no YouTube para: eventosbio10@gmail.com. No título da mensagem colocar: título completo do trabalho_Com. Oral. No texto da mensagem, coloque: o título completo do trabalho; link do vídeo no canal; nome do autor apresentador; modalidade de apresentação; nome dos autores.
SUGESTÕES DE PROGRAMAS PARA GRAVAÇÃO:
• PowerPoint, versão 365, grava tela e câmera (Link: https://www.youtube.com/watch?v=DGYoByvDkxQ);
• Zoom (versão free) observar se não houve falhas na gravação, há muitos cortes (Link: https://www.youtube.com/watch?v=QNeuuaxF22Q);
• Active Presenter (Link: https://www.youtube.com/watch?v=G8xtRLsNJz0&t=493s).
· Outros programas de gravação podem ser usados, desde que atenda as normas.
· Vídeos com som baixo podem comprometer o entendimento e interferir negativamente na avaliação.
ATENÇÃO! É obrigatória a participação de pelo menos um autor de cada trabalho, que possa responder às perguntas dos avaliadores. A ausência de todos os avaliadores desclassifica o trabalho para recebimento de certificado e participação para ser reconhecido com Honra ao Mérito.
ORIENTAÇÕES DE GRAVAÇÃO E ENVIO DA APRESENTAÇÃO EM VÍDEO-POSTER
Todos os resumos simples e resumos expandidos resultantes de revisão bibliográfica serão apresentados em vídeo-pôster.
Modelo de slide de E-PÔSTER - BAIXE AQUI (baixar o arquivo e fazer a edição no seu computador pessoal);
• Um dos autores deve gravar o vídeo de apresentação do trabalho;
• Tempo de apresentação: até 4 minutos de duração;
• Boa qualidade audiovisual, verificar principalmente o áudio, evitando muitas interferências, recomenda usar fone de ouvido com microfone;
• Boa iluminação, ao gravar procure ficar a favor da fonte de luz (janela, porta ou abajur ligado);
• Faça uma fala breve apresentando-se (nome, título do trabalho, instituição de origem e área temática);
• Durante a apresentação é obrigatório aparecer em um dos cantos da tela da gravação;
• Ao finalizar a gravação, salve o vídeo em MP4;
• Suba o vídeo para um canal pessoal do YouTube (todas as contas Gmail têm um canal. Veja como criar um canal no YouTube AQUI; Veja como postar um vídeo no canal do YouTube AQUI);
• No YouTube, após upload, coloque no título do vídeo, o título do trabalho, na descrição, o autor apresentador;
• Conferir se o vídeo está completo, sem cortes ou falhas;
• Enviar o link do vídeo disponível no YouTube para: eventosbio10@gmail.com. No título da mensagem colocar: título completo do trabalho_E-poster. No texto da mensagem, coloque: o título completo do trabalho; link do vídeo no canal; nome do autor apresentador; modalidade de apresentação; nome dos autores.
O envio será informado posteriormente.
SUGESTÕES DE PROGRAMAS PARA GRAVAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES:
• PowerPoint, versão 365, grava tela e câmera (Link: https://www.youtube.com/watch?v=DGYoByvDkxQ);
• Zoom (versão free) observar se não houve falhas na gravação, há muitos cortes (Link: https://www.youtube.com/watch?v=QNeuuaxF22Q);
• Active Presenter (Link: https://www.youtube.com/watch?v=G8xtRLsNJz0&t=493s).