Apresentação do CONPIS 2022
A sustentabilidade, por definição geral, é entendida como uma característica de um sistema ou processo que permite sua permanência e funcionalidade a longo prazo. Assim, é empregada em diversos contextos, áreas do conhecimento e setores profissionais, com suas particularidades, mas um fulcro: a capacidade de conservação.
Diversas práticas têm sido adotadas visando o uso e a gestão de recursos naturais e/ou construídos para suprir demandas sociais e econômicas das comunidades biológicas, das mais diversas espécies, e ao mesmo tempo garantir que tais recursos estejam disponíveis para as futuras gerações.
Nesse contexto, emerge o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade, evento a ser realizado anualmente, totalmente online. Os eventos remotos, de âmbito nacional, possibilitam maior integração entre pesquisadores de diversas regiões do Brasil, com menores custos e maior flexibilidade de horário. Assim, o CONPIS espera possibilitar o diálogo, interdisciplinar, entre coletivos, profissionais, docentes, pesquisadores e organizações que estejam atuando em favor da pretensa sustentabilidade, e fomentar mudanças e avanços conceituais e teóricos, estratégias e recursos inovadores, relatos de experiência e perspectivas futuras para as práticas sustentáveis.
PROGRAMAÇÃO
O participante do CONIS 2022 poderá:
- Participar de palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas relacionadas à temática central.
- Submeter artigo completo para publicação como capítulo de livro digital "Sustentabilidade - conceito articulador de saberes e práticas" (SEM TAXAS ADICIONAIS, JÁ INCLUSO NA INSCRIÇÃO)
- Submeter resumos simples ou expandidos para publicação nos anais do evento.
- Apresentar trabalhos na modalidade oral ou mini palestras.
ÁREAS TEMÁTICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
PUBLIQUE SEU ARTIGO! Serão aceitas submissões de trabalhos empíricos, de revisão e relatos de experiência que abordem mudanças e avanços conceituais e teóricos, apresentem estratégias e recursos inovadores e comuniquem perspectivas futuras vinculadas às seguintes áreas temáticas:
Dimensão ambiental: essa área temática pretende articular experiências e resultados de pesquisas voltadas ao levantamento e caracterização da diversidade natural - geológica e/ou biológica, bem como àquelas voltadas ao uso sustentável de recursos naturais: estudos de avaliação de impactos, planos de manejo, de gestão e de conservação da geo e biodiversidade, iniciativas de educação ambiental, divulgação científica e/ou formação continuada de profissionais para a gestão ou educação ambiental.
Dimensão social: essa área temática pretende articular iniciativas, pesquisas e práticas socioeconômica e socioeducativas voltadas ao diagnóstico e à superação de desigualdades sociais e da exclusão, de qualquer natureza (étnico-racial, de gênero, de credo) incluindo àquelas que fomentem a governança, a inclusão de portadores de deficiências nas esferas social e econômica, a saúde, a longevidade e o bem-estar, a cidadania, a democratização do acesso ao conhecimento e a participação política.
Dimensão econômica: : essa área temática terá enfoque nos processos e cadeias produtivas, seja de iniciativa pública ou privada, visando o compartilhamento de experiências, práticas e resultados relacionadas e na interface dos setores primário, secundário ou terciário. O foco será na obtenção, extração e beneficiamento de recursos naturais tidos com matéria prima. Estudos voltados à valoração de serviços e recursos ambientais também serão bem vindos. Além disso, serão aceitos estudos e práticas relacionados à destinação segura e sustentável dos resíduos, bem como métodos de reuso e logística reversa, as tendências e vantagens da diversificação de matrizes energéticas no Brasil. Além disso, tendências da biotecnologia para a recuperação de áreas degradadas/contaminadas devido a atividades econômicas. No setor terciário, serão discutidas tendências, padrões e alternativas de consumo, serviços e bens relacionados com a sustentabilidade