Congresso Sobre o Uso Terapêutico de Cannabis sativa L. "Prof. Dr. Elisaldo Luiz de Araújo Carlini"

Congresso Sobre o Uso Terapêutico de Cannabis sativa L. "Prof. Dr. Elisaldo Luiz de Araújo Carlini"

online Unesp - Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) - Araraquara - São Paulo - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

Sobre o evento

O interesse pelo uso terapêutico da maconha (Cannabis sativa L.) tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas, tanto globalmente quanto no Brasil. Cada vez mais pacientes e profissionais de saúde estão considerando a maconha como uma opção terapêutica para uma variedade de condições médicas, incluindo dor crônica, epilepsia, ansiedade, doenças neurodegenerativas, entre outras dezenas de condições. 

A utilização terapêutica da maconha tem impacto direto na saúde coletiva, fornecendo alternativas de tratamento para condições médicas que, de outra forma, seriam desafiadoras de abordar. Apesar de seu reconhecido uso medicinal tradicional, a partir do início do século XX políticas proibicionistas foram adotadas em diversos países ao redor do mundo  impossibilitando o uso da planta e causando um enorme prejuízo à pesquisa científica. Neste cenário, é grande a relevância de eventos científicos que tratem do tema, tanto para pesquisadores, profissionais de saúde, representantes do poder público e pacientes. 

Desta forma, a finalidade principal do evento é reunir especialistas na área para tratar de temas que possam impulsionar pesquisas científicas, a regulamentação e o acesso ao uso terapêutico da maconha. Outro importante objetivo do congresso é homenagear o pioneiro nas pesquisas sobre o uso terapêutico da maconha no Brasil e um dos pesquisadores mais importantes do mundo, colaborador científico do Dr. Raphael Mechoulan (descobridor dos canabinoides), o Prof. Dr. Elisaldo Luiz de Araújo Carlini.

O evento terá representantes do Uruguai e Paraguai, países que já implementaram legislação sobre a maconha medicinal, trazendo assim essa experiência ao Brasil. Além de temas mais técnicos como a regulamentação, sistema endocanabinoide, métodos de análise aplicáveis na pesquisa e controle de qualidade, métodos de extração e purificação de canabinoides, é de extrema importância a inclusão de temas mais gerais como o acesso a produtos de cannabis e o associativismo no Brasil.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP, Campus de Araraquara

Sobre Minicursos

Os minicursos têm acesso gratuito para inscritos e as vagas são limitadas.

A participação é exclusivamente presencial.

Após a inscrição no congresso é necessária uma inscrição posterior no minicurso de interesse para garantir a vaga. 

Sobre a Visita Técnica

A visita técnica à Associação Terapêutica Cannabis Medicinal Flor da Vida (Franca – SP) tem vagas limitadas e um custo adicional de R$160,00 relativo ao transporte.

Após a inscrição no congresso é necessária uma inscrição posterior na visita técnica para garantir a vaga.

Normas para apresentação de trabalho

Modalidades: apresentação na forma de pôster ou apresentação oral

1. Normas para submissão no evento

Escopo do resumo: serão aceitos trabalhos em qualquer área do conhecimento, desde que relacionados a Cannabis sativa L. Isso inclui trabalhos científicos com resultados parciais ou finais (Categoria 1) e trabalhos de temática livre (Categoria 2), como atividades de extensão, ligas acadêmicas, ações culturais, trabalhos de associações, experiências clínicas, estudos de caso, entre outros, desde que envolvam Cannabis sativa L.

Idioma: português, espanhol ou inglês.

Participantes: os trabalhos poderão ser submetidos por graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e profissionais inscritos no COTECANN. Cada participante pode enviar até dois trabalhos para o evento.

Número de autores: não haverá restrição quanto o número de autores.

Publicação em anais: os resumos de trabalhos científicos (Categoria 1) aprovados para apresentação serão publicados nos anais do evento.

2. Normas para a elaboração do resumo

Categoria 1: trabalhos científicos Os resumos deverão ser elaborados e submetidos em formato .pdf, com fonte Arial, estilo normal, tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre linhas. Configure as margens da página da seguinte forma: superior e esquerda com 3,0 cm e inferior e direita com 2,0 cm. Utilize formato de página A4.
Os resumos deverão ser enviados até no máximo dia 15/03/2025 (data prorrogada) às 23h59.
Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá estar em letras maiúsculas, negrito, centralizado, fonte Arial, tamanho 12.

Autores: liste os nomes e sobrenomes dos autores (nesta ordem) a três linhas abaixo do título (deixe duas linhas em branco). - Alinhe os nomes à direita, em fonte Arial, separando cada autor por vírgula. - Indique apenas os nomes e sobrenomes dos autores, sem incluir termos adicionais, como “autor”, “coautor” e “professor orientador”. - O nome do autor apresentador deve ser sublinhado. - Inclua a afiliação institucional de todos os autores vinculando autor e afiliação por números sobrescritos (na linha abaixo dos nomes dos autores). - Inclua e-mail do autor principal (na linha abaixo das afiliações dos autores).

Corpo do resumo estruturado: O texto do resumo deverá estar justificado, em fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas. Deve conter entre 250 e 300 palavras em um único parágrafo, sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Estruture o conteúdo com os itens abaixo destacados em negrito, sem recuo de parágrafo ou linhas em branco, contemplando:
a. Introdução
b. Objetivo
c. Métodos
d. Resultados
e. Conclusões

Palavras-chave: utilize fonte Arial, tamanho 12, com a primeira letra de cada palavrachave em maiúscula, separadas por ponto. Inclua três palavras-chave.

Fonte de Financiamento: indique as fontes de financiamento.

Categoria 2: temática livre (ver item 1, Escopo do resumo)

Nesta categoria o pôster em formato digital (item 3) deve ser apresentado na submissão do trabalho, não havendo necessidade de submissão de resumo.
Os pôsteres deverão ser enviados até no máximo dia 15/03/2025 (data prorrogada) às 23h59.

3. Normas para elaboração e apresentação de pôsteres

Os pôsteres devem ser elaborados de acordo com modelos disponíveis para as Categorias 1 (trabalho científico) e 2 (temática livre).

▪ No caso da Categoria 2, os pôsteres devem ser submetidos até no máximo dia 15/02/2025 às 23h59 em formato .pdf.
▪ Dimensões: 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
▪ O pôster deve conter: título, autores, afiliações, e-mail do primeiro autor, uma breve introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões, referências (na forma de QR-code), agradecimentos e financiamentos.
▪ Criação do QR-code: acesse o site https://www.qrstuff.com , selecione a opção Plain Text, insira as referências utilizadas e, em seguida, clique em Next step. Após, clique em Dowloand as PNG. Em seguida, baixe a imagem gerada e insira no pôster.
▪ Recursos visuais: priorize o uso de imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos. ▪ Legibilidade: os tamanhos das fontes que deverão ser utilizados constam no modelo do pôster.
▪ Disponibilidade do autor apresentador: no dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, devem permanecer ao lado do pôster durante todo o período programado. A ausência ou afastamento no horário estipulado resultará na não emissão do comprovante de apresentação.
▪ Confecção e exposição do pôster: a responsabilidade pela confecção do pôster é do autor, devendo seguir as normas estabelecidas. Os locais e horários de exposição e apresentação serão divulgados na semana do evento.

4. Normas para elaboração e apresentação oral

▪ Seleção: os trabalhos para apresentação oral serão selecionados pela comissão científica do evento, dentre os trabalhos cujos autores inscritos solicitaram a opção pela apresentação oral.
▪ Idioma: português, inglês ou espanhol.
▪ Duração: o tempo total de apresentação será de 20 minutos (10 minutos de exposição e 10 minutos para perguntas e discussão).
▪ Formato: a apresentação deverá ser elaborada em formato .pptx. O autor é responsável pela produção e envio prévio por e-mail do arquivo à comissão organizadora em formato.pdf. O envio deverá ser realizado até 01/04/2025.
▪ Disponibilidade do autor apresentador: no dia e horário agendado, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, devem estar presentes durante todo o período preestabelecido. A ausência no horário determinado resultará na não emissão do comprovante de apresentação.

5. Avaliação dos trabalhos para premiação

As apresentações de pôsteres e as apresentações orais de trabalhos científicos (Categoria 1) serão avaliadas por dois membros da Comissão Científica do evento. Serão selecionados os três melhores trabalhos de cada modalidade (pôster e oral), que receberão um certificado de menção honrosa.  

Inscrições

A participação pode ser presencial ou online, e os certificados serão emitidos para quem assistir a pelo menos 50% do evento. A inscrição requer comprovação da categoria escolhida, e dias avulsos não estarão disponíveis. A submissão de trabalhos será aceita até o dia 15 de março de 2025 (data prorrogada). O local do evento presencial não possui acessibilidade para PcD, recomendando-se a participação online para esses casos. O evento cumpre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a segurança dos dados dos participantes.

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}