II COLÓQUIO DE PESQUISAS EM SEMIÓTICA VISUAL E MULTIMODALIDADE

II COLÓQUIO DE PESQUISAS EM SEMIÓTICA VISUAL E MULTIMODALIDADE

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

II COLÓQUIO DE PESQUISAS EM SEMIÓTICA VISUAL E MULTIMODALIDADE:

Diálogos em Multimodalidade e Materiais Didáticos

Considerando o caráter cada vez mais multimodal da comunicação na sociedade contemporânea (KRESS, 1996) e que a multimodalidade é elemento constitutivo dos diferentes tipos de textos, das práticas sociais e de eventos comunicativos, consoante Kress e van Leeuwen (2006, 2021), percebemos que a multimodalidade se faz presente também nos materiais didáticos de qualquer disciplina nos contextos educacionais, não importa o nível de ensino. O que significa dizer que ?imagens, palavras, sons, gestos, movimentos têm estado cada vez mais integrados para compor o todo de um texto, em que cada um dos modos e recursos semióticos traz significados potenciais e contribui para a construção dos sentidos dos textos, ?sejam esses veiculados em meio impresso ou digital, como também esses textos multimodais compõem as atividades para alcançar os objetivos de ensino. Nesta perspectiva, e com o intuito de dar visibilidade nacional para as pesquisas em Linguística Aplicada, convidamos professores e pesquisadores para divulgarem suas pesquisas, concluídas e/ou em andamento, sobre multimodalidade em materiais didáticos, no II Colóquio de Pesquisas em Semiótica Visual e Multimodalidade (CPSVM): Diálogos em Multimodalidade e Materiais Didáticos, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada- UECE e com apoio da UFPI, UFC, UFPb e UERN, a se realizar nos dias 7 e 9 de setembro de 2021, na modalidade online.

 O II Colóquio tem como objetivo reunir trabalhos com foco na análise da multimodalidade em materiais didáticos e/ou experiências de ensino com textos multimodais, no âmbito escolar ou acadêmico, em língua materna e estrangeira, e que tragam contribuições novas para as áreas da semiótica visual e multimodalidade. Os trabalhos devem ser fundamentados nos estudos da multimodalidade, dos multiletramentos e da semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2021; KRESS; BEZEMER, 2015, 2016; CALLOW, 2008, 2013; THE NEW LONDON GROUP, 2000, ROJO; BARBOSA, 2015). As pesquisas podem ainda discutir sobre materiais didáticos e práticas de ensino que envolvam textos midiáticos e outros, como também a relação entre linguagem verbal e não verbal

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}