Este é um evento online
Diálogos em Multimodalidade e Materiais Didáticos
Considerando
o caráter cada vez mais multimodal da comunicação na sociedade contemporânea
(KRESS, 1996) e que a multimodalidade é elemento constitutivo dos diferentes
tipos de textos, das práticas sociais e de eventos comunicativos, consoante
Kress e van Leeuwen (2006, 2021), percebemos que a multimodalidade se faz presente
também nos materiais didáticos de qualquer disciplina nos contextos
educacionais, não importa o nível de ensino. O que significa dizer que ?imagens,
palavras, sons, gestos, movimentos têm estado cada vez mais integrados para
compor o todo de um texto, em que cada um dos modos e recursos semióticos traz
significados potenciais e contribui para a construção dos sentidos dos textos,
?sejam esses veiculados em meio impresso ou digital, como também esses textos multimodais compõem as atividades para alcançar
os objetivos de ensino. Nesta perspectiva, e com o intuito de dar visibilidade nacional para as pesquisas em
Linguística Aplicada, convidamos professores e pesquisadores para divulgarem suas pesquisas, concluídas e/ou em andamento, sobre
multimodalidade em materiais didáticos, no II Colóquio de Pesquisas em
Semiótica Visual e Multimodalidade (CPSVM): Diálogos em
Multimodalidade e Materiais Didáticos, promovido pelo Programa de Pós-graduação
em Linguística Aplicada- UECE e com apoio da UFPI, UFC, UFPb e UERN, a se
realizar nos dias 7 e 9 de setembro de 2021, na modalidade online.
O II Colóquio tem como objetivo reunir
trabalhos com foco na análise da multimodalidade em materiais didáticos e/ou
experiências de ensino com textos multimodais, no
âmbito escolar ou acadêmico, em língua materna e estrangeira, e que tragam
contribuições novas para as áreas da semiótica visual e multimodalidade. Os
trabalhos devem ser fundamentados nos estudos da multimodalidade, dos multiletramentos e da
semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2021; KRESS; BEZEMER, 2015, 2016;
CALLOW, 2008, 2013; THE NEW LONDON GROUP, 2000, ROJO; BARBOSA, 2015). As
pesquisas podem ainda discutir sobre materiais didáticos e práticas de ensino
que envolvam textos midiáticos e outros, como também a relação entre linguagem
verbal e não verbal
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}