A história das Ciências Sociais no Brasil se traduz numa intermitente luta, com avanços e retrocessos, para incluir a Sociologia como disciplina obrigatória nos currículos do ensino médio das escolas públicas brasileiras. A trajetória histórica para a inserção da disciplina Sociologia na educação básica foi permeada por muitas lutas e, hoje, em um cenário em que muitas das conquistas políticas se perdem, a luta permanece no horizonte de sociólogos, educadores e estudantes. Mato Grosso do Sul foi um dos pioneiros na introdução da disciplina no ensino médio; desde 1999 a Sociologia está presente no currículo, questão que colocou ao estado o desafio de pensar na formação docente para atuação na área. Completamos, em 2021, 13 anos da inserção da Sociologia no ensino médio, instituída pela Lei Federal 11.684 de 02 de junho de 2008.
No atual momento brasileiro, os profissionais das Ciências Sociais são obrigados a reforçar a luta e redobrar a vigilância diante da Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que instituiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que propõe novas orientações aos currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas. Dentre as preocupações relacionadas à sua implementação estão a fragmentação dos currículos e a intenção de uma formação acelerada e técnica. O contexto de pandemia trouxe outros desafios, com a implantação das atividades remotas e a ampliação das tecnologias no ensino, tanto superior quando na educação básica. Enquanto isso, no país acontece um processo de desvalorização dos temas caros à Sociologia e dos profissionais dessa área.
Diante desse contexto, a despeito de várias outras considerações relacionadas ao campo das Ciências Sociais, realizaremos o evento conjunto do VI Encontro Estadual de Ciências Sociais de Mato Grosso do Sul, o III Encontro de Professores de Sociologia do Ensino Básico de Mato Grosso do Sul e a IV Semana Acadêmica de Ciências Sociais de Paranaiba entre os dias 08 a 12 de novembro de 2021. Nosso objetivo é debater a produção científica do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidas nos cursos de Ciências Sociais no Estado de Mato Grosso do Sul, patrocinar maior integração entre os acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais do Estado, promover a articulação entre as instituições e profissionais de ensino superior e básico e discutir o ensino de Sociologia na educação básica.
O desenvolvimento desses objetivos propicia um encontro sistemático com os problemas que a
vida social, em suas várias dimensões, coloca como necessidade de apreciação. Colocados em
debate, os problemas geradores de pesquisas, de ações de extensão, e refletidos cientificamente
na atividade de ensino, consubstanciam uma busca coletiva da comunidade científica em se
encontrar com soluções para o momento crítica que hoje circunscreve a vida em sociedade.
Nos quase quinze anos de formação de professores sociólogos, as universidades de Mato
Grosso do Sul formaram docentes que atuam nas mais diversas regiões do país. Somar as forças
com essa rede de profissionais nesse momento é crucial para avaliar o atual momento histórico
de crise, agravada pela pandemia. Para tanto, urge promover a articulação entre as instituições
de ensino superior e as escolas de educação básica, expandindo a discussão para o ensino de
Sociologia na educação básica. Por isso, o VI Encontro Estadual de Ciências Sociais de Mato
Grosso do Sul se funde ao III Encontro de Professores de Sociologia do Ensino Básico de Mato
Grosso do Sul.
Nesse contexto, esperamos nos encontrar no período de 08 a 12 de novembro e convidamos
docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais de Mato Grosso do Sul e
demais interessados de outras regiões do Brasil a apresentarem propostas de Simpósios
Temáticos e minicursos.