Segundo a FAO (https://www.fao.org/brasil/pt/), em um mundo que enfrenta constantes desafios, precisamos transformar nossos sistemas agroalimentares e preparar nosso planeta para o futuro. O Marco Estratégico da FAO 2022-2031 articula a visão da Organização de um mundo sustentável no qual todas as pessoas tenham segurança alimentar, no contexto da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Indicando ainda os quatro “melhores” sem deixar ninguém para trás: 1. Melhor produção; 2. Melhor nutrição; 3. Melhor ambiente; e 4. Melhor qualidade de vida.
Considerando que no Brasil existem diversas espécies de animais domésticos, com muitas raças em perigo de extinção, antes mesmo de serem conhecidas, e que estes animais nativos podem contribuir sobremaneira para a segurança alimentar dentro do desenvolvimento sustentável, a REDE RGA-NE empreende esforços mútuos em parcerias institucionais para formação humana no tema da conservação de recursos genéticos animais, tendo êxito com os cursos oferecidos nesta área. A REDE RGA-NE oportuniza, por semestre, um curso de formação técnica, sendo no II semestre formação básica e, avançada no I semestre. Viabiliza com esses cursos a disseminação do conhecimento, estimulando o planejamento de táticas para o desenvolvimento de propriedades rurais, de arranjos produtivos locais, de comunidades tradicionais e, principalmente no intuito de valorar conhecimentos culturais locais.
O II Curso de Formação Básica em Conservação dos Recursos Genéticos Animais contará com a participação de profissionais de alta qualidade, com competências específicas para a finalidade deste Curso, de Universidades, Instituições de Educação e de Pesquisa, reconhecidos nacionalmente por seus trabalhos na área de CRGA.