O Dia de Apoio à Mulher na Astronomia, Astrofísica e Astronáutica (DAMA) foi inspirado em uma iniciativa coletiva entre entidades estudantis do país, a Semana Valentina, que se trata de uma semana dedicada à lembrança de mulheres astronautas. Para o DAMA, decidiu-se abranger os temas abordados e expandir para as mulheres na astronomia e astrofísica, ocorrendo o I DAMA em 2016.
Nas ciências exatas, é comum que mulheres cientistas que participaram do desenvolvimento da ciência desde tempos antigos sejam excluídas e esquecidas por materiais didáticos.
Diante disso e visto que o curso de licenciatura em Física forma as futuras gerações de professoras e professores da disciplina, o DAMA busca informar as/os discentes do curso, para que divulguem, futuramente, em suas salas de aula, a participação de mulheres que não aparecerem nos livros didáticos.
Esse ano, em sua oitava edição, o evento volta-se a atenção especial para as mulheres da astrofísica do Brasil – que são reconhecidas internacionalmente, mas não dentro do país. Além disso, visto que a astronomia frequentemente é um assunto de grande interesse entre as/os discentes do campus, reconhece-se que um evento que enriqueça o conhecimento dos alunos nessa área pode ser um fator motivador para a entrada/permanência no curso.
Esse contato com figuras nacionais que fazem ciência de ponta também pode inspirar alunas e alunos do curso a seguirem carreiras acadêmicas, voltadas para a pesquisa e/ou a divulgação científica.