Desafios e Oportunidades no Descomissionamento e Desmantelamento Sustentável em Ativos Offshore

Desafios e Oportunidades no Descomissionamento e Desmantelamento Sustentável em Ativos Offshore

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Desafios e Oportunidades no Descomissionamento e Desmantelamento Sustentável em Ativos Offshore

 A exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil tem pouco mais de 50 anos e o mercado não se planejou para as atividades do fim do ciclo de vida das unidades de produção dos campos de petróleo, em praticamente toda a costa brasileira. O descomissionamento, o desmantelamento e a reciclagem estão vinculados ao fim da vida útil do campo explorado, ou mesmo da plataforma aplicada na produção de Óleo & Gás.

 

Definição da ANP sobre descomissionamento:

 

Trata-se de um conjunto de atividades associadas à interrupção definitiva da operação das instalações, ao abandono permanente e arrasamento de poços, à remoção de instalações, à destinação adequada de materiais, resíduos e rejeitos e à recuperação ambiental da área.

 

É um processo multidisciplinar que sugere o melhor método de desativação das operações de produção, quando não há mais interesse, uma vez que se atinge 25 anos, em média, de produção, os ativos em função do estado em que se encontram, podem ser reciclados, descartados, revitalizados ou terem sua vida útil estendida.

 

Com o aumento no número de unidades e campos que chegam ao fim da sua vida útil nos próximos anos, o mercado brasileiro já começa a lidar com os desafios para o desenvolvimento do descomissionamento e desmantelamento sustentável nacional.

 

Em uma tentativa de regulamentar o processo de descomissionamento em todo mundo, a Organização Marítima Internacional (international Maritime Organisation - IMO) promulgou a Convenção de Hong Kong sobre a Reciclagem Segura e Ecologicamente Correta de Navios, em maio de 2009. Esta Convenção como já obteve o número mínimo de signatários e entrará em vigor em julho de 2025.

 

A União Europeia, emitiu o seu regramento sobre o assunto, através do Regulamento 1257/2013 sobre Reciclagem de Navios, onde os Navios com bandeira da UE deverão ser reciclados somente em uma das instalações aprovadas por este Regulamento. Consequentemente, os Estaleiros aprovados pela UE devem cumprir padrões de proteção ambiental e de segurança aos trabalhadores para a obtenção de um 'selo verde’.

 

Brasil - Desafios e Oportunidades

Atualmente, quase 76 Unidades de Produção já estão com mais de 25 anos, indicando o fim de seus respectivas ciclos de vida útil. E, de acordo com a ANP, cerca de 35 destas unidades serão desativadas entre 2025 e 2030, e mais 12 até 2035, com a estimativa de dispêndios, em média. US$ 1 bilhão por ano - fato importante, pois confere perenidade ao mercado e ao investidor.

 

As atividades de descomissionamento, desmantelamento e reciclagem são multidisciplinares, envolvendo além da gestão e a remoção dos resíduos de bordo, o gerenciamento de rejeitos material radioativo (NORM), serviços de corte, movimentação de carga, limpeza e inertização das estruturas, entre inúmeros serviços especializados, que impactarão a indústria naval nacional.

 

Saiba mais assistindo a palestra “Desafios e Oportunidades no Descomissionamento e Desmantelamento Sustentável em Ativos Offshore”, que será realizada no dia 17 de fevereiro próximo, a partir das 10h. 

Transmissão ao vivo


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIVO

Palestrante Prof. Ronald Pinto Carreteiro



Ronald é engenheiro mecânico formado pela PUC em 1967, pós-graduação Eng. Econômica e Administração Industrial, Mestrado Administração Negócios, Especialização Eng. Combustíveis e Lubrificantes (CHEVRON), Curso MBA Engenharia de Petróleo e Gás Natural. Foi diretor na Petrobras Distribuidora, e trabalhou na WEATHERFORD e HYTORC CORPORATION. Atualmente é Diretor da Rona Assessoria Comercial e Diretor Adjunto da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA). Foi professor Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-RIO e é autor de 5 livros.

 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}