Bora trocar ideia sobre literatura?
Todo último sábado do mês, o Clube Nordestinados se reúne pra debater obras de autoras nordestinas. Um espaço de troca, aprendizado e muita conversa boa. Tudo online, pelo Google Meet. [Confira a programação completa]
Chega junto na 1º discussão literária de 2025 e vem construir essa leitura coletiva com a gente! 💛
Quando?
Sábado, 26 de abril de 15h às 17h
Livro de abril:
Caminhando com os mortos, Micheliny Verunschk

Descrição do livro:
Caminhando com os mortos, vencedor do Prêmio Oceanos 2024, da escritora pernambucana Micheliny Verunschk, é uma narrativa em que mulheres são queimadas vivas porque não se encaixarem nas caixinhas estabelecidas pela sociedade patriarcalista. A história passa em um vilarejo (local de produção algodoeira e de cestaria de taboa) e os crimes são incentivados pelas palavras do pastor de uma igreja neopentecostal que se instalou no lugarejo e que converteu grande parte da população não às práticas comunitárias e solidárias de Jesus Cristo, mas ao medo do Diabo. Somos convidados a pensar no fanatismo religioso, loucura, fragilidade humana, loucura, a falta de conhecimento sobre os transtornos mentais, a falta de uma rede pública de atendimento, especialmente em lugares mais afastados, etc.
Sobre a autora:
Micheliny Verunschk é escritora, crítica literária, historiadora e compositora, nascida em Recife em 1972. Mestre em Literatura e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, estreou na literatura em 2003 com Geografia Íntima do Deserto, finalista do Prêmio Portugal Telecom.
Seu romance Nossa Teresa – Vida e Morte de uma Santa Suicida venceu o Prêmio São Paulo de Literatura (2015), enquanto O Som do Rugido da Onça (2021) rendeu a ela o Prêmio Jabuti e o 3º lugar no Prêmio Oceanos (2022). Também foi premiada no Prêmio Biblioteca Nacional, tanto na categoria Poesia, com O Movimento dos Pássaros (2020), quanto em Contos, com Desmoronamentos (2022).
Com obras publicadas no Brasil e no exterior, Micheliny se destaca pela escrita potente e pela sensibilidade ao explorar temas históricos, sociais e humanos.