FINAL Programação Completa - REDPEEL.docx - Documentos de Google
II MISSÃO INTERNACIONAL DE CURTA DURAÇÃO
II MISIÓN INTERNACIONAL DE CORTO PLAZO
III CONGRESSO REDE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
III CONGRESO RED DE POSGRADOS EN EDUCACIÓN EN LATINOAMÉRICA
IV CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDANTES E EGRESSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
IV CONGRESO LATINOAMERICANO DE ESTUDIANTES Y EGRESADOS DE POSGRADOS EN EDUCACIÓN
V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
V CONFERENCIA INTERNACIONAL DE ESTUDIANTES DE POSGRADOS EN EDUCACIÓN
Diversidade Educativa Latino-americana: contextos, desafios e oportunidades
Diversidad Educativa Latinoamericana: contextos, desafíos y oportunidades
23 a 27 de setembro de 2024
23 al 27 de septiembre de 2024
MISSÃO INTERNACIONAL DE CURTA DURAÇÃO
MISIÓN INTERNACIONAL DE CORTO PLAZO
23, 24 e 25 de setembro de 2024
DIA 1 - SEGUNDA-FEIRA / LUNES (23/09)
MANHÃ / MAÑANA: Abertura
Local: Prédio H1 - Sala 800
8h20 às 9h - Credenciamento
9h às 10h - Abertura oficial: Alessandra Borin Nogueira (Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão PUC Campinas), Cristina Martins Tassoni (Coordenadora do PPG Educação da PUC-Campinas), Liliana Inés Ávila Garzón (Secretária da REDPEEL - UPTC), Claudia Achata (Coordenadora da REDEPEL - PUCP)
10h-10h30 – Café
10h30 às 11h30 - Conferência de abertura: Alex Sánchez (PUCP) - Desaprender para reaprender en red: nuevos caminos de encuentro latinoamericano
Moderador: Artur José Renda Vitorino (PUC-Campinas)
11h30 às 12h - Passeio (tour) para reconhecimento do Campus I da PUC-Campinas
12h às 14h – Almoço
TARDE: Painéis Simultâneos da Missão Internacional de Curta Duração
Local: Salas Bloco E - Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS)
14h às 15h30 - Painéis 1, 2, 3, 4, 5 e 6
Painel 1 - Paulo Freire (sala 112): Mônica Piccione Gomes Rios (PUC-Campinas); Marcelo Pérez Pérez (U. de Chile); Oscar Pulido Cortes (UPTC).
Moderador: Nohora Elisabeth Alfonso Bernal (UPTC)
Painel 2 - Estudos sobre a Infância (sala 113): Maria Silvia P. M. L. da Rocha (PUC-Campinas); Patricia Elena González Simón (PUCP); Mónica Manhey (U. de Chile).
Moderadora: Cristina Martins Tassoni (PUC-Campinas)
Painel 3 - Profissão Docente: formação e atuação (sala 114): Luciana Haddad Ferreira (PUC-Campinas); Ruth Nayibe Cárdenas (UPTC); Ronaldo Barros Ripardo (UNIFESSPA)
Moderadora: Andreza Barbosa (PUC-Campinas)
Painel 4 - Transformação Educativa numa Escolarização de Massas (sala 115): Artur José Renda Vitorino (PUC-Campinas); Alex Sánchez (PUCP).
Moderadora: Juliana Doretto (PUC-Campinas)
Painel 5 - Educação e Inclusão (sala 116): Valeria Herrera Fernández (U. de Chile); Munique Massaro (UFPB); Jorge Fernando Hermida (UFPB).
Moderadora: Eliane Azzari (PUC-Campinas)
Painel 6 - Agência Docente e a Formação Continuada de Professores (sala 117): Celi Espasandin Lopes (PUC-Campinas); Diego Eduardo N. Patiño (UPTC); Maria das Graças de Almeida Baptista (UFPB).
Moderador: Adolfo Ignácio Calderón (PUC-Campinas)
15h30 às 16h – Café
Local: Bloco E - Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
(Área de circulação do andar -1)
16h às 17h30 - Painéis 7, 8, 9, 10, 11 e 12
Painel 7 - Política e Educação (sala 112): Andreza Barbosa (PUC-Campinas); Beatriz Herrera Guzmán (UAZ); Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares (UFOPA)
Moderador: Artur José Renda Vitorino (PUC-Campinas)
Painel 8 - Tecnologia e Educação (sala 113): Eliane Azzari (PUC-Campinas); Eric Carafi Ávalos (U. de Chile); Adolfo Ignácio Calderón (PUC-Campinas). Moderadora: Mônica Piccione Gomes Rios (PUC-Campinas)
Painel 9 - Currículo e Cultura (sala 114): Ana Clédina Rodrigues Gomes (UFPA); Marcela Betancourt Sáez (U. de Chile); Miguel Alejandro Barreto (Uniminuto); William Goes Ribeiro (UFF).
Moderadora: Maria Silvia P. M. L. da Rocha (PUC-Campinas)
Painel 10 - Educação e Comunicação (sala 115): Juliana Doretto (PUC-Campinas); Nohora Elisabeth Alfonso Bernal (UPTC).
Moderadora: Luciana Haddad Ferreira (PUC-Campinas)
Painel 11 - Educação e Produção do Conhecimento (sala 116): Anselmo Alencar Colares (UFOPA); Lucas de Vasconcelos Soares (UFOPA); Cristina Tassoni (PUC-Campinas).
Moderadora: Celi Espasandin Lopes (PUC-Campinas)
Painel 12 - Diferença e Educação Escolar (sala 117): Tânia Rodrigues Palhano (UFPB), Juliana Figueira Nogueira (UFOPA); Amanda Carvalho Cantal (UFOPA); Elsa Georgina Aponte Sierra (UPTC).
Moderadora: Maria das Graça de Almeida Baptista (UFPB)
17h30 – Encerramento
DIA 2 - TERÇA-FEIRA / MARTES (24/09)
MANHÃ / MAÑANA: Minicursos / Talleres
Local: Manacás / Prédio H5- Salas 830-B / Prédio H7 - Salas 843, 845-A, 849
9h às 12h - Minicursos Simultâneos
Minicurso 1 - Inteligência artificial (Manacás): Eliane Azzari (PUC-Campinas); Edgar Vásquez Alberto (UPNFM)
Minicurso 2 - Educación en contextos vulnerables (Prédio H5 – sala 830-B): Liliana Inés Ávila Garzón (UPTC); Daniela Puentes Chávez (U. de Chile); Diego Eduardo Naranjo Patiño (UPTC); Fabiola Maldonado (U. de Chile); Nohora Elisabeth Alfonso Bernal (UPTC).
Minicurso 3 - Inclusión educativa en escuela básica regular (Prédio H7 – sala 843): Maria de Lourdes Salas Luévano (UAZ); Jorge Hermida (UFPB); Valéria Herrera Fernández (U. de Chile); Marcela Betancourt Sáez (U. de Chile); Susan Sanhueza Henriquez (U. de Chile).
Minicurso 4 - Formación continuada: posibilidades para educación científica en la educación básica (Prédio H7 – sala 845-A): Anselmo Alencar Colares (UFOPA); Maria Lilia Sousa Colares (UFOPA); Ruth Nayibe Cárdenas Soler (UPTC).
Minicurso 5 - Crisis climática en el contexto educacional (Prédio H7 – sala 849): Maria Viviani (U. de Chile)
12h às 14h – Almoço
TARDE: Socialização de Dissertações e Teses
14h às 16h - Apresentação de Trabalhos
Data: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H5 sala 830-A |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
1
Comentadores:
Prof.
Alex Oswaldo Sánchez Huarcaya (PUCP)
Prof.
Jorge Fernando Hermida (UFPB)
|
Jacir Silvio Sanson Junior (PUC-Campinas) |
CONTRIBUIÇÕES
DO MECANICISMO CARTESIANO PARA A ANÁLISE E CRÍTICA FILOSÓFICA DAS TECNOLOGIAS
EDUCATIVAS Orientador: Prof. Samuel Mendonça |
José Eduardo Nungaray Turcott (UAZ) |
EXPLORACIÓN DEL
IMAGINARIO SOCIAL DE LA IA GENERATIVA EN DOCENTES UNIVERSITARIOS Orientadores: Profa. Carla Beatriz Capetillo Medrano / Prof.
Marcos Manuel Ibarra Núñez |
|
Paulo Cesar Ricci Romão (PUC-Campinas) |
A PERCEPÇÃO DOS
PROFESSORES SOBRE SUAS AULAS DURANTE O PERÍODO REMOTO: UMA POSSIBILIDADE DE
FORMAÇÃO Orientadora: Profa. Elvira Cristina Martins Tassoni |
|
Maria del Pilar Vazquez Espinosa (UAZ) |
CONSUMO
CULTURAL COREANO A PARTIR DE LOS K-DRAMAS (FENÓMENO HALLYU) EN JÓVENES Y
ADULTOS ZACATECANOS Orientadora: Profa. Carla Beatriz Capetillo Medrano |
|
Data: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H5 sala 830-B |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
2
Comentadores:
Prof.
Anselmo Alencar Colares (UFOPA)
Profa.
Liliana Inés Ávila Garzón (UPTC)
|
Abigail Flores
Márquez (UAZ) |
FOMENTO Y PROMOÇÃO DE LA CULTURA CIENTIFICA Y
TECNOLÓGICA EN LA EDUCAÇÃO A PARTIR DE LA DIVULGAÇÃO Orientador: Prof. José Arturo Burciaga Campos |
Victoria
Furumoto Puttomatti (PUC-Campinas) |
CONCEPÇÕES DE AGÊNCIA DOCENTE EM INTERFACE COM AS
TECNOLOGIAS DIGITAIS E A QUALIDADE DE VIDA SOB A ÓTICA DE PROFESSORAS DOS
ANOS INICIAIS Orientadora: Profa. Eliane Fernandes Azzari |
|
Nixon Antonio
Chavez Toro (UPNFM) |
INCORPORACIÓN DE LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y
LA COMUNICACIÓN (TIC) EN LA PRÁCTICA DOCENTE DE LA UPNFM CURSPS POST PANDEMIA
COVID-19 Orientadora: Profa. Ruth Vanessa Barrientos
Navarrete |
|
Arcelia Alejandra
Díaz Chávez (UAZ) |
DESARROLLO DE UNA COMUNIDAD VIRTUAL PARA LA
INCLUSIÓN DIGITAL EN EL ESTADO DE ZACATECAS: PROPUESTA DE UN MODELO DE
EJECUCIÓN Orientador: Prof. José Arturo Burciaga Campos |
|
Data: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H5 sala 833 |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
3
Comentadores:
Profa.
Valeria Herrera Fernández (U. de Chile)
Profa.
Ruth Vanessa Barrientos Navarrete (UPNFM)
Profa.
Olga Yaneth Acuña Rodriguez (UPTC)
|
Martha Verónica Esparza Hernández (UAZ) |
LA AUTOESTIMA
DE MUJERES ADOLESCENTES EN TIKTOK E INSTAGRAM Orientadora: Profa. Carla Beatriz Capetillo Medrano |
Gisela Orozco Luna (UAZ) |
A COR, NO “CINEMA AMARELO”, UM DISPOSITIVO
ESTILÍSTICO EM RELAÇÃO AO GIALLO MEXICANO Orientador: Prof. Ernesto Pesci Gaytán |
|
Claudio Iván Montes de Oca Gabriel (UAZ) |
REPRESENTACIÓN
LGBTIQ+ EN TIKTOK PARA EL DESARROLLO PERSONAL EN ADOLESCENTES Orientadora: Profa. Carla Beatriz Capetillo Medrano |
|
Leonan Costa Pinheiro (UFPA) |
ESTUDO DAS RELAÇÕES
ARTÍSTICO-MATEMÁTICA NO MEIO DIGITAL NA OBRA “O NÚMERO” Orientadores: Prof.
Saddo Ag Almouloud / Prof. Edilson dos Passos Neri Junior |
LData: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H5 sala 833-A |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
4
Comentadores:
Profa.
Maria de Lourdes Salas Luévano (UAZ)
Profa.
Nohora Elisabeth Alfonso Bernal (UPTC)
|
Angela Venturelli (PUC-Campinas) |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PESCO PARA O
APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE Orientadora: Profa. Luciana Haddad Ferreira |
Elise Cristina Pinheiro da Silva Pires (UFPA) |
ORGANIZAÇÕES
PRAXEOLÓGICAS DA RETA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES Orientador: Prof. José Messildo Viana Nunes |
|
Genilson José da Silva (UFPB) |
FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E EMPREENDEDORISMO NO
PROGRAMA CONEXÃO-MUNDO NO ESTADO DA PARAÍBA Orientadora: Profa. Maria das Graças de Almeida Baptista |
|
Ilma Maria de Oliveira Silva (PUC-Campinas) |
FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM
PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO
DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA Orientadora: Profa. Celi Espasandin Lopes |
|
Data: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H5 sala 834 |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
5
Comentadores:
Profa.
Marcela Betancourt Sáez (U.
de Chile)
Prof.
Edgar Vásquez Alberto (UPNFM)
|
Ana Cláudia da Cunha Miranda (UFPA) |
FORMAÇÃO
DOCENTE PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: EXPERIENCIAS DE (TRANS) FORMAÇÃO NA VILA
MAIAUATÁ/PA Orientadora: Profa. Terezinha Valim Oliver Gonçalves |
Raquel Rocha Villar de Alcantara (UFPB) |
A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO COMO DOMÍNIO
CONSTITUTIVO DA PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE Orientador: Prof. Erenildo João Carlos |
|
Jessica Carolina de Azevedo Santos (PUC-Campinas) |
QUALIDADE DAS
ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINAS
(SP) Orientadora: Profa. Mônica Piccione Gomes Rios |
|
Ivonne Valentina Maestre Vargas (UPTC) |
TEJIENDO SUBJETIVIDADES DOCENTES Orientadora: Profa.
María Eugenia Plata Santos |
|
Data: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H5 sala 837 |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
6
Comentadores:
Prof.
Jose Villella (UNSAM)
Profa.
Tânia Rodrigues Palhano (UFPB)
Profa.
Elsa Georgina Aponte Sierra (UPTC)
|
Wilfredo Alvarez Poma (PUCP) |
METÁFORAS
RELACIONADAS A LA GESTIÓN INSTITUCIONAL EMPLEADAS POR LOS DOCENTES DE UN
INSTITUTO DE IDIOMAS DE LIMA Orientador: Prof. Alex Oswaldo Sánchez Huarcaya |
Gabryelle Rahyara Miranda Castro da Cunha (PUC-Campinas) |
CONTRIBUTOS DA
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO
DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA (PB) Orientadora: Profa. Mônica Piccione Gomes Rios |
|
Ruth Estefanny Mamani Roman (PUCP) |
USO DEL PODER
DE LOS DIRECTIVOS EN LA GESTIÓN ADMINISTRATIVA, EN DOS COLEGIOS DE UN CONSORCIO
EDUCATIVO PERUANO Orientadora: Profa. Elizabeth Salcedo Lobaton |
|
Joel Said Palomino Macavilca (PUCP) |
TRAYECTORIAS PROFESIONALES DE LOS DIRECTORES EN UNA
RED DE COLEGIOS PROTESTANTES DEL PERÚ Orientadora: Profa. Rosa María Tafur
Puente |
|
Data: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H5 sala 837-A |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
7
Comentadores:
Prof. Miguel Alejandro Barreto Cruz (Uniminuto)
Prof. Oscar Pulido Cortés (UPTC) |
Loyda Rakel Alvarado Hernández (UPNFM) |
MODELOS
MOLECULARES COMO ESTRATEGIA DE ENSEÑANZA - APRENDIZAJE EN LA NOMENCLATURA R Y
S DE COMPUESTOS ORGÁNICOS Orientadores: Prof. Edgar Vásquez Alberto / Profa. Yolanda Ladino
Ospina |
Gisele Maria Beloto (PUC-Campinas) |
PRODUÇÃO DE
MATERIAL DIDÁTICO DE HISTÓRIA COM VISTA À LEI Nº 10.639/03: PROBLEMATIZAÇÕES
E PROPOSTAS Orientador: Prof. Artur José Renda Vitorino |
|
Elsy Lizet Pineda Zelaya (UPNFM) |
ESTRATEGIAS
PARA ENSEÑAR QUÍMICA A DOCENTES DE EDUCACIÓN BÁSICA EN FORMACIÓN Orientadoras: Profa. Iris Suyapa Pineda Zelaya / Profa. Ruth
Vanessa Barrientos Navarrete |
|
Juan Carlos Cuevas-Méndez (UAZ) |
EL PATRIMONIO
CULTURAL CHOCOLA Y LOS USOS SEGREGADOS DEL CHOCOLATE Orientadores: Prof. Javier Zavala
Rayas / Profa. Carla Beatriz Capetillo
Medrano |
|
Data: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H7 sala 840 |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
8
Comentadores:
Profa.
Ruth Nayibe Cárdenas Soler (UPTC)
Profa.
Fabiola Maldonado (U.
de Chile)
|
Gabrielle Janaina Barros de Menezes (UFPA) |
OS LIMITES DA
TRANSGRESSÃO DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DE NOVAS PRODUÇÕES DECOLONIAIS Orientadora: Profa. Elizabete Gomes Sousa |
Caroline Silva Rossetto (PUC-Campinas) |
LEITURA,
ESCRITA E MULTILETRAMENTOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Orientadora: Profa. Elvira Cristina Martins Tassoni |
|
Marco Antonio Eguizabal Espinoza (PUCP) |
RESISTENCIA EN
LOS ESTUDIANTES ANTE LA ROTACIÓN DE DOCENTES EN UN INSTITUTO DE ESPAÑOL COMO
LENGUA EXTRANJERA EN LIMA Orientador: Prof. Alex Oswaldo Sánchez Huarcaya |
|
Nathalia Tavares Gasparone (PUC-Campinas) |
ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO
FUNDAMENTAL Orientadora: Profa. Elvira Cristina Martins Tassoni |
|
Data: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H7 sala 841 |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
9
Comentadores:
Prof.
Diego Eduardo Naranjo Patiño (UPTC)
Profa.
Susan Sanhueza Henriquez (U. de Chile)
|
Clarissa Raimundo de Ataide (UFPA) |
EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS
DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO Orientador: Prof. Elielson Ribeiro de Sales |
Diego Mauricio Carvajal Álvarez (UPTC) |
ESCUELA Y
PARTICIPACIÓN DE JÓVENES RURALES Orientadora: Profa. Liliana Inés Ávila Garzón |
|
Zeca Catuco André Quimuanga (UFPA) |
DO PÉ DESCALÇO
AO PRIMEIRO SAPATO: PROCESSOS CRIATIVOS NO GEOGEBRA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
DA GEOMETRIA DESCRITIVA Orientador: Prof. Iran Abreu Mendes |
|
Josicléia Araújo Ribeiro de Castro (UNESP) |
DISPOSITIVO DE
RACIALIDADE E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: REFLEXÕES AUTOETNOGRÁFICAS DE UMA
PROFESSORA DE MATEMÁTICA Orientadora: Profa. Deise Aparecida Peralta |
|
Data: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H7 sala 842 |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
10
Comentadores:
Prof.
Juan Guillermo Díaz Bernal (UPTC)
Profa.
Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares (UFOPA)
|
Virginia Chavez Alonso (PUCP) |
DESARROLLO DE
LA COMPETENCIA DE INDAGACIÓN EN NIÑOS DE TALLER 1 (DE 6 A 9 AÑOS) DE UNA
INSTITUCIÓN EDUCATIVA QUE APLICA LA PEDAGOGÍA MONTESSORI Orientadora: Profa. Carmen Sandoval |
Nívia Romária Domingues Viçosa (PUC-Campinas) |
O TRABALHO DA
PROFESSORA DA CRECHE NAS PESQUISAS ACADÊMICAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO Orientadora: Profa. Andreza Barbosa |
|
Claudia Araceli Achata Garcia (PUCP) |
IMPLEMENTACIÓN
CURRICULAR: RESIGNIFICANDO LOS PROCESOS DE CAMBIO DESDE LOS DOCENTES DE
EDUCACIÓN INICIAL Orientadora: Profa. Alejandra Hurtado |
|
Bruna Colombo Da Roit (PUC-Campinas) |
INOVAÇÃO NA
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPINAS Orientadora: Profa. Monica Piccione Gomes Rios |
|
Data: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H7 sala 843 |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
11
Comentadores:
Profa.
Daniela Puentes Chávez (U. de Chile)
Prof.
Ronaldo Barros Ripardo (Unifesspa)
|
Ani Tais Witt (UFPR) |
UMA ANÁLISE DA
RESOLUÇÃO N° 50/2017 DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ À LUZ DA AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM ESCOLAR POR MEIO DA HISTÓRIA ORAL Orientador: Prof. Gabriel dos Santos e Silva |
Deisy Yurani Guerrero Pulido (UPTC) |
EXPERIENCIAS DE
AGOTAMIENTO EMOCIONAL EN DOCENTES DE LA INSTITUCIÓN EDUCATIVA DE CIÉNEGA-BOYACÁ Orientador: Prof. Jorge Ignacio Maluenda Albornoz |
|
Giovanna Barroca de Moura (UFPB) |
PROCRASTINAÇÃO
NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: A PRECARIZAÇÃO E O PRODUTIVISMO NO TRABALHO
DOCENTE EM CURSOS DE LICENCIATURA DA UFPB Orientadora: Profa. Maria das Graças de Almeida Baptista |
|
Fernando Raúl Correa Salas (PUCP)
|
CREENCIAS
PEDAGÓGICAS CONSTRUIDAS POR DOCENTES ABOGADOS DE FACULTADES DE DERECHO DE LA
CIUDAD DE LIMA A PARTIR DE SUS TRAYECTORIAS PROFESIONALES Orientadora: Prof. Alex Oswaldo Sánchez Huarcaya |
|
Data: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H7 sala 844 |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
12
Comentadores:
Profa.
Patricia González Simón (PUCP)
Profa.
Maria Viviani (U. de Chile)
|
Thatiane Carneiro Sotano Machado (PUC-Campinas) |
PERSPECTIVAS INOVADORAS E AVALIAÇÃO ESCOLAR:
ESTRATÉGIAS PARA A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE
CAMPINAS(SP) Orientadora: Profa. Mônica Piccione Gomes Rios |
Jesús Eduardo González Mejía (UAZ) |
EL ESPACIO FÍSICO
DEL AULA, COMO INFLUYE EN LA COMUNICACIÓN-EDUCACIÓN ENTRE EL DOCENTE Y ALUMNO Orientador: Prof. Sigifredo Esquivel Marín |
|
Carlos Andres Eljure Vargas (UPTC) |
EDUCACIÓN POPULAR Y PEDAGOGÍA DE LA MEMORIA:
SISTEMATIZACIÓN DE EXPERIENCIAS Y PRÁCTICAS DE LA ESCUELA SANDRA RONDÓN PINTO
ENTRE EL PERIODO 2011 Y 2020 EN EL MAGDALENA MEDIO Orientador: Prof. Oscar Pulido Cortez |
|
Ricardo De Luna Ríos (UAZ) |
ANÁLISIS DEL PROCESO ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DEL
IDIOMA FRANCÉS EN EL SISTEMA DE EDUCACIÓN MEDIA SUPERIOR PRIVADO Orientadora: Profa. Beatriz Herrera
Guzmán |
|
Data: 24/09/2024 Horário: 14h às 16h Local: H7 sala 845-A |
||
SESSÃO |
APRESENTADOR (A) |
TÍTULO |
13
Comentadores:
Profa.
María Eugenia Plata Santos (UPTC)
Profa.
Maria das Graças de Almeida Baptista (UFPB)
|
Gabriel Franco Piovesana (PUC-Campinas) |
EDUCAÇÃO PARA O
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO POLÍTICA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ, SP Orientador: Prof. Samuel Mendonça |
Hélio de Souza Pesci (PUC-Campinas) |
PROTOCOLO ÉGIDE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA
PARA AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS-SP: ASPECTOS DESENVOLVIDOS E A
DESENVOLVER Orientadora: Profa.
Mônica Piccione Gomes Rios |
|
Javier Jefté Venegas Hernández (UAZ) |
MIGRACIÓN PARENTAL
Y EFECTOS SOCIOEDUCATIVOS EN LOS HIJOS QUE SE QUEDAN: UN ESTUDIO
EN EL MUNICIPIO DE MOYAHUA DE ESTRADA, ZACATECAS Orientadora: Profa.
María de
Lourdes Salas Luévano |
|
Joaquina Díaz (UAZ) |
INCLUSIÓN SOCIOEDUCATIVA DE MENORES MIGRANTES DE
RETORNO DESDE LA PERSPECTIVA LINGÜÍSTICA Orientadora: Profa. María de Lourdes
Salas Luévano |
16h às 16h30 – Café
Local: Manacás (Área Externa)
16h30 às 17h30 - Conferência de Encerramento: Maria Silvia P. M. L. Da Rocha (PUC-Campinas); Samuel Mendonça (PUC-Campinas).
Local: Manacás (Sala de Convivência)
18h às 18h20 - Apresentação Cultural
Local: Manacás (Arena da Sala Multipráticas)
18h30 às 20h - Socialização dos Estudantes REDEPEL- Espacio para conocernos mejor.
Local: Manacás (Arena da Sala Multipráticas)
DIA 3 - QUARTA-FEIRA / MIÉRCOLES (25/09)
MANHÃ / MAÑANA: Atividades Externas - Inscreva-se Programação – diversidade-educativa-latino-americana – Even3
9h às 11h - Visita ao Grupo Primavera
Endereço: Rua Luis Aristeo Nucci, nº 30, Jardim São Marcos
9h às 11h - Escola Castinauta de Barros Mello
Endereço: Orlando de Oliveira S/N, Jardim São Marcos
12h às 14h - Almoço por adesão/ Almuerzo por adhesión Inscreva-se Programação – diversidade-educativa-latino-americana – Even3
Local: Churrascaria Estância Grill
Endereço: Av. Albino José Barbosa de Oliveira, nº 271, Jardim Santa Genebra II
Participação por adesão (Rodízio R$: 78,90 sem bebida ou sobremesa)
TARDE:
Local: Prédio H1 - Sala 800 / Prédio H2 - Sala 900
V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (REDEPEL)
14h45 às 15h - Recepção e palavras de boas-vindas: Coordenação da Conferência
Local: Prédio H 1 - Sala 800
15h às 18h - Apresentação de Trabalhos
EIXO TEMÁTICO -AVALIAÇÃO E
POLÍTICAS PÚBLICAS |
SALA |
800 |
||
ARTIGO |
AUTOR |
UNIVERSIDADE |
||
Legislação de avaliação da aprendizagem no IFPR: Um cotejo entre atos
normativos |
Ani Tais Witt |
Universidade Federal do Paraná - Brasil |
||
Avaliação e qualidade: A dinâmica necessária ao campo educacional |
Gabriely Lolli de Oliveira |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil |
||
Plataformas Digitais para avaliação: impactos na Educação Pública
Paulista |
Elizabeth da Silva Pereira |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil |
||
Reconstruyendo mis
creencias evaluativas para el aprendizaje profesional como lideresa aprendiz |
Maria Fernanda Pascual Farías |
Universidad Católica de Temuco - Chile |
||
Influencia de las políticas
públicas en el contexto educativo ecuatoriano |
Mariana Alvia |
Universidad Católica
Andrés Bello - Venezuela |
||
Das políticas educacionais brasileiras: Quais pressupostos fundamentam
as críticas? |
Gabriel Franco Piovesana |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil |
||
La evaluación del
currículo por competencias en la educación primaria |
Virginia Chavez Alonso |
Pontificia Universidad
Católica del Perú |
||
EIXO TEMÁTICO - DIVERSIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE |
SALA |
801 |
||
ARTIGO |
AUTOR |
UNIVERSIDADE |
||
Espacios
de diálogo para abordar los procesos de acompañamientos de transición de
género |
Bárbara Gómez Valenzuela |
Universidad de Chile |
||
Interdisciplinaridade na
formação de professores: O caso da LIMF-UFOPA |
Amanda Carvalho Cantal de
Souza |
Universidade Federal do Oeste
do Pará - Brasil |
||
Educação Inclusiva e
comunicação: desafios e estratégias no contexto escolar |
Daiana Oliveira de Mesquita
Lima |
Universidade Federal da
Paraíba - Brasil |
||
La
danza azteca: Enfoque ontológico que fortalece capacidades y el pensamiento
sistémico |
Juan Antonio Marcos Cayetano |
Escuela Normal de Atlacomulco
- México |
||
Des-educando
la mirada en la educación literaria con perspectiva de género |
Matilde Sandoval González |
Universidad Autónoma de Chile |
||
Desvendando as caravelas:
Relações étnico-raciais e a educação matemática |
Valdineia Rodrigues Lima |
Universidade Federal do Pará -
UFPA - Brasil |
||
Limitaciones a la incorporación de la educación sexual integral en la
política pública educativa del Paraguay |
Ana
Portillo |
FACSO
U Chile |
||
Espacios
de diálogo para abordar los procesos de acompañamientos de transición de
género |
Bárbara Gómez Valenzuela |
Universidad de Chile |
||
EIXO TEMÁTICO - DIVERSIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE |
SALA |
900 |
||
ARTIGO |
AUTOR |
UNIVERSIDADE |
||
Educação Matemática e Autismo: Pesquisas dos programas de
pós-graduação da área de ensino |
Clarissa Raimundo de Ataide |
Universidade Federal do Pará - UFPA - Brasil |
||
Aprendizaje de idiomas en
educación media superior durante la pandemia COVID-19 |
Ricardo De Luna Ríos |
Universidad Autónoma de
Zacatecas-México |
||
Valoración de la ortografía
en la producción escrita en estudiantes de secundaria |
Clara Rosario Moreno Sánchez |
Escuela Normal de Atlacomulco - México |
||
El productivismo en el
trabajo y la procrastinación en docentes universitarios |
Giovanna Barroca de Moura |
Universidade Federal da Paraíba – UFPB-Brasil |
||
Lij cono sur: propuesta
desde teorías de la recepción y mediación lectora |
Valeria Rojas Muñoz |
Universidad Autónoma de Chile |
||
Diferentes contextos de ensino e aprendizagem por meio da inovação
educacional na América Latina |
Thatiane Carneiro Sotano Machado |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil |
DIA 4 - QUINTA-FEIRA / JUEVES (26/09/2024)
MANHÃ / MAÑANA: III Congresso REDPEEL- (participação exclusiva de professores REDPEEL)
Local: Bloco E - Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS)
Salas Flexíveis Azul e Vermelha
III CONGRESSO REDE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
III CONGRESO RED DE POSGRADOS EN EDUCACIÓN EN LATINOAMÉRICA
9h às 12h - Abertura
9h às 9h20 - Abertura da REDPEEL: Samuel Mendonça (Coordenador Adjunto da REDPEEL)
9h20 às 9h50 - Apresentação do livro “Outra Educação”
9h50 às 10h20 – café
Local: Salas Flexíveis Azul e Vermelha
10h20 às 11h20 - Reunião de grupos investigativo
11h20 às 12h00 - Proposição de candidaturas para o evento de 2025
SIMULTANEAMENTE
IV CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDANTES E EGRESSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
IV CONGRESO LATINOAMERICANO DE ESTUDIANTES Y EGRESADOS DE POSGRADOS EN EDUCACIÓN
26 de setembro de 2024
10h às 12h - Apresentação de Trabalhos
Local: Bloco C - Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS)
Salas 207, 210, 211, 212, 214, 215, 310, 312, 313, 314
Sala 1- Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação/ Moderador: Me.Nixon Antonio Chávez Toro/Auxiliar: Manuela Azevêdo- Bloco C- Sala 207
Sala 2- Desenho Curricular/ Moderador: Me. Felipe Alberto Veras Lagos/Auxiliar: Monika Camargo- Bloco C- Sala 210
Sala 3- Educação Comunitária e Intercultural/ Moderador: Dra. Valeria Modesta Herrera Fernández e Flávia Fernandes- Bloco C- Sala 211
Sala 4- Educação Comunitária e Intercultural- Avaliação Curricular/Moderadoras: Me. Claudia Achata e Victória Puttomatti- Bloco C- Sala 212
Sala 5- Educação Comunitária e Intercultural/Moderadoras: Me. Raquel Zanetti Minussi e Nataly Rivera- Bloco C- Sala 214
Sala 6- Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores e Gestores na Área Educacional/ Moderadora: Dra. Luciana Haddad e Sulma López- Bloco C- Sala 215
Sala 7- Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores e Gestores na Área Educacional/Moderadoras: Me. Bruna Colombo e Liz Vila- Bloco C- Sala 310
Sala 8- Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores e Gestores na Área Educacional/Moderadora: Me. Júlia Cabral Rinaldi e Marcos Eguizabal- Bloco C- Sala 312
Sala 9- Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores e Gestores na Área Educacional-Fundamentos da educação, formação e currículo/Moderadora: Dra. Andreza Barbosa e Marcelle Marion- Bloco C- Sala 313
Sala 10- Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores e Gestores na Área Educacional/Moderadoras: Me. Adriane Corrêa da Silva e Dra. Daniela Puentes Chávez- Bloco C- Sala 314
12hàs13h30–Almoço
● TARDE: IV Congresso REDEPEL/ Painéis REDPEEL
14hàs16h-Apresentação de Trabalhos
(IV Congresso Latino-Americano de Estudantes e Egressos de Pós-Graduação em Educação / IV Congreso Latinoamericano de Estudiantes y Egresados de Posgrados en Educación).
Local: Bloco E -Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais(HJS) Salas 101, 102, 103, 104, 109, 110, 111, 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118, 202, 203, 204.
Sala 11- Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores e Gestores na Área Educacional/Moderadores: Dra. Maria Plata e Vinícius Piovesan- Bloco E- Sala 101
Sala 12- Fundamentos da Educação, Formação e Currículo-Formação e desenvolvimento profissional de professores e gestores na área educacional/Moderadora: Rafael Buitrago Bonilla/Auxiliar: Elizabeth da Silva Pereira- Bloco E- Sala 102
sala 13- Fundamentos da Educação, Formação e Currículo/Avaliação Curricular- Moderadoras: Dra. Ruth Barrientos e Me. Wendy Zamira López- Bloco E- Sala 103
Sala 14- História da Educação e da Pedagogia- Formação e desenvolvimento profissional de professores e gestores na área educacional/Moderadoras: Nívia Romário Domingues Viçosa e Dra. Ruth Nayibe Cardenas Soler- Bloco E- Sala 104
Sala 15- Organizações Educativas/Moderadora: Me. Elsy Lizet Pineda Zelaya/ Auxiliar: Carol Trentini- Bloco E- Sala 109
Sala 16- Organizações Educativas/ Moderadores: Dra. Mônica Rios e Juan Carlos Cuevas- Bloco E- Sala 110
Sala 17- Políticas e Reformas Curriculares/Moderadores: Dr. Artur José Renda Vitorino e Me. Arcelia Alejandra Díaz Chávez- Bloco E- Sala 111
Sala 18- Práticas Curriculares e a Participação de Sujeitos/Moderadora: Me. Giovanna Barroca De Moura/Auxiliar: Felipe Veras- Bloco E- Sala 112
Sala 19- Práticas Curriculares e a Participação de Sujeitos/ Moderadoras: Dra. Marcela Betancourt e Me. Luana Oliveira- Bloco E- Sala 113
Sala 20- Práticas Curriculares e a Participação de Sujeitos/Moderador: Dra. Nohora Alfonso/ Auxiliar: Eliane Dutra- Bloco E- Sala 114
Sala 21- Práticas Curriculares e a Participação de Sujeitos/ Moderadores: Dr. Ronaldo Barros Ripardo e Marwill Olivares Ramos- Bloco E- Sala 115
Sala 22- Práticas Curriculares e a Participação de Sujeitos/Moderador: Dr. Omar Aravena/Auxiliar: Josiani Buzioli- Bloco E- Sala 116
Sala 23- Qualidade Educacional e Avaliação Institucional/Moderadora: Dra. Elsa Georgina Aponte Sierra/Auxiliar: Jéssica Camargo- Bloco E- Sala 117
Sala 24- Qualidade Educacional e Avaliação Institucional/Moderador: Dr. Patricio Lagos Rebolledo/Auxiliar: Thatiane Machado- Bloco E- Sala 118
Sala 25- Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação/Moderador: Dr. Adolfo Calderón/Auxiliar: Jacir Silvio Sanson- Bloco E- Sala 202
Sala 26- Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação/Moderadora: Dra. Olga Acuña/ Auxiliar: Victória Puttomatti- Bloco E- Sala 203
Sala 27- História da Educação e da Pedagogia- Formação e desenvolvimento profissional de professores e gestores na área educacional/Moderador: Dr. Óscar Pulido Cortés/Auxiliar: Gisele Maria Beloto- Bloco E- Sala 204
16h às 16h30 - Café
Local: Bloco E - Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
(Área de circulação do -1)
16h30 às 18h30 – Painéis REDPEEL
Local: Bloco E - Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS)
LINHA DE INVESTIGAÇÃO: Currículo y Prácticas Pedagógicas
Painéis 1, 2 3
Painel 1 - Reformas Curriculares en América Latina (Sala 101): Nohora Elisabeth Alfonso Bernal (UPTC); Marcela Lopes (UNESP); Miguel Alejandro Barreto (Uniminuto); Christian Troncoso (UA).
Mediadora: Abigail Flores Márquez (UAZ)
Painel 2 - Prácticas Pedagógicas y Educación basada en Competencias (¿) (Sala 102): Mónica Manhey (U. de Chile); María Eugenia Plata Santos (UPTC); Cristina Tassoni (PUC-Campinas)
Mediadora: Alejandra Díaz Chávez (UAZ)
Painel 3 - Aprendizaje, Enseñanza por Investigación y Tecnología Educacional (Sala 103): João Manoel da Silva Malheiro (UFPA); Ruth Nayibe Cárdenas Soler (UPTC); Eric Carafi Ávalos (U. de Chile).
Moderadora: Elizabeth da Silva Pereira (PUC-Campinas)
LINHA DE INVESTIGAÇÃO: Formación y Desarrollo Profesional
Painéis 4 e 5
Painel 4 - Formación Docente: experiencias en formación inicial y continua (Sala 104): Rafael Buitrago (UPTC); Omar Aravena Kenigs (UCT)
Moderadora: Elsy Pineda (UPNFM)
Painel 5 - Gestión y Liderazgo Educativo: perspectivas diversas (Sala 109): Marcela Betancourt Sáez (U. de Chile); Diego Eduardo Naranjo Patiño (UPTC); Clarissa Craveiro (UFF); Patrício Lago Rebolledo (UCT); Celi Espasandin Lopes (PUC-Campinas).
Moderador: Wilfredo Álvarez Poma (PUCP)
LINHA DE INVESTIGAÇÃO: Políticas Educativas en América Latina
Painéis 6, 7 e 8
Painel 6 - Financiamiento de la educación en América Latina y contextos vulnerables (Sala 110): Beatriz Herrera Guzmán (UAZ); Andreza Barbosa (PUC-Campinas); Ronaldo Barros Ripardo (UNIFESSPA).
Moderadora: María Fernanda Pascual Farías (UCT)
Painel 7 - Políticas de Inclusión Escolar: experiencias latinoamericanas (Sala 111): Susan Sanhueza Henriquez (U. de Chile); Luciano Lugli (UNESP); Maria de Lourdes Salas Luévano (UAZ); Jorge Fernando Hermida (UFPA). Moderadora: Ruth Mamani (PUCP)
Painel 8 - Educación y Diversidad: experiencias de investigación (Sala 112): Harryson Lessa Gonçalves (UNESP); Ana Clédina Rodrigues Gomes (UFPA); Valeria Herrera Fernández (U. de Chile); Artur José Renda Vitorino (PUC-Campinas).
Moderador: Felipe Vera (U. de Chile)
LINHA DE INVESTIGAÇÃO: Filosofía de la Educación y Enseñanza de las Ciencias
Painéis 9, 10, 11, 12 e 13
Painel 9 - Educación Otra (Sala 113): Alex Sánchez (PUCP); Daniel Johnson (U. de Chile); Elsa Georgina Aponte Sierra (UPTC).
Moderadora: Wendy Zamira López (UPNFM)
Painel 10 - Infancia, Filosofía y Educación en Contextos Vulnerables en América Latina (Sala 114): Oscar Pulido Cortés (UPTC); Daniela Puentes Chávez (U. de Chile); Patricia Elena González Simón (PUCP)
Moderadora: Cláudia Achata (PUCP)
Painel 11 - Educación y Ciencias en América Latina (Sala 115): Anselmo Alencar Colares (UFOPA); Maria Viviani (U. de Chile); Jerônimo de Alencar Alves (UFPA)
Moderadora: Giovanna Barroca (UFPB)
Painel 12 - Tendencias de la Educación en América Latina (Sala 116): Juan Guillermo Díaz Bernal (UPTC); Adolfo Ignácio Calderón (PUC-Campinas); Olga Acuña (UPTC).
Moderador: Nixon Chávez (UPNFM)
Painel 13 - Educación Matemática en América Latina (Sala 117): Edgar Vásquez Alberto (UPNFM); Nelson Pirola (UNESP); Guilherme Moura Silva (UFPA); José Ricardo e Souza Mafra (UFOPA)
Moderador: Flávio Taveira (UNESP)
19h às 21h - Mostra Cultural- Socialização dos Estudantes REDEPEL Local: Manacás (Arena da Sala Multipráticas)
DIA 5 - SEXTA-FEIRA / VIERNES (27/09)
MANHÃ / MAÑANA: Encerramento
Local: Bloco E - Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS)- Auditório Dom Agnelo Rossi
9h às 9h20 - Coral dos adolescentes do Grupo Primavera
9h30 às 10h - Apresentação do livro Reflexiones sur-sur acerca de la educación
10h às 10h30 – Café
Local: Foyer do Auditório Dom Agnelo Rossi
10h30 às 11h30 - Painel de Investigadores REDPEEL
Educación en Distintos Contextos en América Latina: Liliana Inés Ávila Garzón (UPTC); Elizabeth Gomes Souza (UFPA); Juliana Doretto (PUC-Campinas).
Moderador: Samuel Mendonça (PUC-Campinas)
11h30 às 12h30 - Conferência de encerramento: Ana Clédina Rodrigues Gomes (UFPA). Por uma Educação Latinoamericana: quando Redes se entrecruzam e se fortalecem
Moderador: Omar Aravena Kenigs (UCT)
12h30 às 13h - Fechamento: Palavras da Coordenação do PPG Educação PUC-Campinas - Cristina Martins Tassoni, Coordenação da REDPEEL - Liliana Inés Ávila Garzón (UPTC) e Coordenação da REDEPEL - Angélica Lima (PUC-Campinas)
Anúncio da Instituição sede do evento em 2025
Palavras do(a) coordenador(a) do PPGE sede 2025