XXVI Encontro Didático Científico do Curso de Medicina - 2020

XXVI Encontro Didático Científico do Curso de Medicina - 2020

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Sobre o evento

Desde 2007 o Encontro Didático Científico se aprimora para constituir-se uma marca de afirmação da identidade da Escola de Medicina da UFOP. Em meio à nova realidade causada pela pandemia do coronavírus, a organização do evento não mediu esforços para se adaptar e garantir que o EDC também acompanhe o curso de medicina em 2020 e permita aos seus participantes oportunidade de atualizações, construções e reconstruções de saberes.

A XXVI edição do evento será baseada em 5 painéis que se dividirão em 3 dias de proveitoso aprendizado e trocas de experiências online. Além das palestras, os alunos da UFOP também poderão submeter produções científicas, dando continuidade a publicação do Caderno de Resumos.

Deixamos, então, o nosso convite à toda comunidade acadêmica para que participem e somem conosco nessa troca virtual de conhecimentos!

Inscrições

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Calendar

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Atividades

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Calendar

Submissão de trabalhos

* APENAS PARA ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP

O resumo do trabalho deverá anexado no formulário de inscrição, juntamente com o pôster virtual. Como descrito nas inscrições, apenas 1 (um) autor fica responsável pelo envio desses arquivos, devendo esse realizar a inscrição na categoria: Participante responsável pelo envio do trabalho. Apenas para essa categoria, o prazo de inscrição se encerra antes, às 23hrs e 59 min do dia 25 de outubro

Os demais autores, assim como os participantes que não submeterem trabalhos, devem realizar a inscrição na categoria: Participante, cujo prazo de inscrição se encerra às 23hrs e 59 min do dia 09 de novembro.

Normas para elaboração dos resumos
  • O arquivo com o resumo deve estar em formato Word
  • O resumo deve ser objetivo e conciso, escrito em português, contendo

Cabeçalho

    • Título do trabalho
    • Nome completo do orientador, se houver (com e-mail para contato)
    • Nomes completos dos autores (com e-mail para contato)
    • Instituição de ensino
    • Local

     

    Observações: 

    - Todos os que forem inscritos como autores deverão ter participado efetivamente da concepção e desenho do estudo, ou da análise e interpretação dos dados, assim como da redação do texto final;

    - Não será permitida a inclusão de outros autores e nem a correção de nomes após a submissão do resumo;

    - Resumos redigidos em desacordo com as normas serão automaticamente desconsiderados na avaliação;

    - Será de inteira responsabilidade do autor que submeter o resumo o fazer de forma correta. Qualquer erro de ortografia, gramática ou nomenclatura científica no resumo será reproduzido conforme enviado pelo autor;

    - Os certificados dos trabalhos apresentados serão emitidos de acordo com o resumo enviado e não serão feitas correções.


     Corpo do resumo

    • O corpo do resumo não deverá ultrapassar 3200 caracteres (com espaços), sendo estruturado de modo a contemplar os seguintes tópicos obrigatórios:


    FORMATO DO TRABALHO TÓPICOS 
    Projetos 

    - Introdução

    - Objetivos

    - Métodos

    Resultados de Pesquisa

    - Introdução

    - Objetivos

    - Métodos

    - Resultados

    - Conclusões

    Reflexões Teórico-Metodológicas

    - Introdução

    - Objetivos

    - Métodos

    - Discussão/Análise crítica

    - Conclusões

    Relato de Experiências 

    - Introdução

    - Objetivos

    -  Metodologia

    - Desenvolvimento/Relato da experiência

    - Conclusões.

    Relato de Caso Clínico 

    - Introdução

    - Relato do caso clínico

    - Discussão

    - Conclusões


    Observações:

    - A digitação do resumo deverá ser contínua, sem parágrafos, com espaçamento simples e fonte Times New Roman, tamanho 12;

    - Deverá conter até quatro referências, nas normas da ABNT, e três palavras-chaves (extraídas do vocabulário DECS – Descritores em Ciências da Saúde, disponível em http://decs.bvs.br/) devem ser apresentadas ao final do texto, não estando incluídas, assim como o cabeçalho, na contagem de caracteres;

    - NÃO SERÃO ACEITAS ALTERAÇÕES POSTERIORES, portanto, solicitamos uma minuciosa revisão antes do envio dos resumos;

    - Não serão aceitos resumos fora da padronização, sem referências ou sem as palavras-chave. Não serão aceitas capas, abreviações, tabelas, gráficos, figuras ou notas de rodapé no resumo;

    - Os nomes de todos os autores devem estar completos, com email, bem como nome completo e email do professor orientador (caso haja). Os dados dos autores são fundamentais para emissão dos certificados.


    Normas para elaboração do pôster virtual 

    • Trata-se de uma apresentação do trabalho em formato de imagem que deverá conter os principais elementos do trabalho
    • O pôster deve conter o seguinte conteúdo:
      • Título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es), do orientador e da instituição de origem do trabalho inscrito na parte superior;
      • Elementos do corpo do trabalho, de acordo com o formato do trabalho (Projeto, resultado de pesquisa, reflexão teórico-metodológica, relato de experiência, relato de caso clínico – para verificar os tópicos veja as instruções para resumos);
      • Recomenda-se que os resultados sejam apresentados através de tabelas, gráficos e figuras;
      • Endereço eletrônico do autor principal;
      • Logomarca do EDC (disponível na bio do instagram) no canto superior direito do poster;
      • Outros    elementos    poderão ser acrescentados conforme especificidades das áreas;
      • Não deve conter o resumo do trabalho;

    • Os pôsteres virtuais deverão estar em formato JPG ou PNG em arquivos gerados pelo power point (resolução padrão do aplicativo), com o tamanho máximo do arquivo de 3MB;
    • As dimensões do pôster devem seguir as especificações:

    a)  1820px (altura) x 1000px (largura), com resolução de 96px/pol.; OU

    b)  120,0 cm (altura) X 90,0 cm (largura), com resolução de 96px/pol.



    • Serão considerados na avaliação do pôster virtual os seguintes critérios, conforme disposto em regulamento:
      • Coerência entre o resumo e o pôster virtual;
      • Adequação linguística;
      • A organização visual do pôster virtual;
      • As dimensões de acordo com as normas estabelecidas.

     







     

    Palestrantes

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    Transmissão do evento

    O XXVI EDC será transmitido via Stream Yard e os links para acesso serão enviados ao email dos participantes no dia anterior a cada atividade

    Certificados

    Os Certificados de Participação com carga horária de 11 horas serão disponibilizados para todos os participantes que obtiverem no mínimo 60% de presença nas atividades. Para isso, esses devem preencher as listas de presença que serão disponibilizadas para cada atividade, na descrição dos vídeos de transmissão:

    • Dia 09/11/2020:  1 (uma) lista de presença 
    • Dia 10/11/2020: 2 (duas) listas de presença - uma para cada painel/turno
    • Dia 11/11/2020: 2 (duas) listas de presença - uma para cada painel/turno
    Também será disponibilizado o Certificado de Apresentação de Trabalhos para os alunos que submeterem trabalhos. 
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