* APENAS PARA ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
O resumo do trabalho deverá anexado no formulário de inscrição, juntamente com o pôster virtual. Como descrito nas inscrições, apenas 1 (um) autor fica responsável pelo envio desses arquivos, devendo esse realizar a inscrição na categoria: Participante responsável pelo envio do trabalho. Apenas para essa categoria, o prazo de inscrição se encerra antes, às 23hrs e 59 min do dia 25 de outubro.
Os demais autores, assim como os participantes que não submeterem trabalhos, devem realizar a inscrição na categoria: Participante, cujo prazo de inscrição se encerra às 23hrs e 59 min do dia 09 de novembro.
Normas para elaboração dos resumos
- O arquivo com o resumo deve estar
em formato Word
- O resumo deve ser objetivo e conciso, escrito em português,
contendo
Cabeçalho
- Título do trabalho
- Nome completo do orientador, se houver (com e-mail para contato)
- Nomes completos dos autores (com e-mail para contato)
- Instituição de ensino
- Local
Observações:
- Todos os que forem inscritos como autores deverão ter participado
efetivamente da concepção e desenho do estudo, ou da análise e interpretação
dos dados, assim como da redação do texto final;
- Não será permitida a inclusão de outros autores e nem a
correção de nomes após a submissão do resumo;
- Resumos redigidos em desacordo com as normas serão
automaticamente desconsiderados na avaliação;
- Será de inteira responsabilidade do autor que submeter o
resumo o fazer de forma correta. Qualquer erro de ortografia, gramática ou
nomenclatura científica no resumo será reproduzido conforme enviado pelo autor;
- Os certificados dos trabalhos apresentados serão emitidos
de acordo com o resumo enviado e não serão feitas correções.
Corpo do resumo
- O corpo do resumo não deverá ultrapassar
3200 caracteres (com espaços), sendo estruturado de modo a contemplar os
seguintes tópicos obrigatórios:
FORMATO DO TRABALHO | TÓPICOS |
Projetos | - Introdução - Objetivos - Métodos |
Resultados de Pesquisa | - Introdução - Objetivos - Métodos - Resultados - Conclusões |
Reflexões Teórico-Metodológicas | - Introdução - Objetivos - Métodos - Discussão/Análise crítica - Conclusões |
Relato de Experiências | - Introdução - Objetivos - Metodologia - Desenvolvimento/Relato da experiência - Conclusões. |
Relato de Caso Clínico | - Introdução - Relato do caso clínico - Discussão - Conclusões |
Observações:
- A digitação do resumo deverá ser contínua, sem parágrafos,
com espaçamento simples e fonte Times New Roman, tamanho 12;
- Deverá conter até quatro referências, nas normas da ABNT,
e três palavras-chaves (extraídas do vocabulário DECS – Descritores em Ciências
da Saúde, disponível em http://decs.bvs.br/) devem ser apresentadas ao final do
texto, não estando incluídas, assim como o cabeçalho, na contagem de
caracteres;
- NÃO SERÃO ACEITAS ALTERAÇÕES POSTERIORES, portanto,
solicitamos uma minuciosa revisão antes do envio dos resumos;
- Não serão aceitos resumos fora da padronização, sem
referências ou sem as palavras-chave. Não serão aceitas capas, abreviações,
tabelas, gráficos, figuras ou notas de rodapé no resumo;
- Os nomes de todos os autores devem estar completos, com
email, bem como nome completo e email do professor orientador (caso haja). Os dados dos autores são fundamentais para emissão dos certificados.
Normas para elaboração do pôster virtual
- Trata-se de uma apresentação do trabalho
em formato de imagem que deverá conter os principais elementos do trabalho
- O pôster deve conter o seguinte conteúdo:
- Título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es), do orientador e da instituição de origem do trabalho inscrito na parte superior;
- Elementos do corpo do trabalho, de acordo com o formato do trabalho (Projeto, resultado de pesquisa, reflexão teórico-metodológica, relato de experiência, relato de caso clínico – para verificar os tópicos veja as instruções para resumos);
- Recomenda-se que os resultados sejam apresentados através de tabelas, gráficos e figuras;
- Endereço eletrônico do autor principal;
- Logomarca do EDC (disponível na bio do instagram) no canto superior direito do poster;
- Outros elementos poderão ser acrescentados conforme especificidades das áreas;
- Não deve conter o resumo do trabalho;
- Os pôsteres virtuais deverão estar em formato JPG ou PNG em arquivos gerados pelo power point (resolução padrão do aplicativo), com o tamanho máximo do arquivo de 3MB;
- As dimensões do pôster devem seguir as especificações:
a) 1820px (altura) x 1000px (largura), com resolução de 96px/pol.; OU
b) 120,0 cm (altura) X 90,0 cm (largura), com resolução de 96px/pol.
- Serão considerados na avaliação do pôster virtual os seguintes critérios, conforme disposto em regulamento:
- Coerência entre o resumo e o pôster virtual;
- Adequação linguística;
- A organização visual do pôster virtual;
- As dimensões de acordo com as normas estabelecidas.