A preocupação com o impacto do trabalho dos meios de comunicação na sociedade é tão antiga quanto os próprios meios. Com a chegada das redes sociais, dos telefones inteligentes e da internet móvel, essa inquietação se fez ainda mais presente. Mas quando é trazida ao contexto escolar, essa questão se torna de extremo interesse.
Paulo Freire, aliás, já fez provocações importantes no que diz respeito a esse vínculo entre a educação, a mídia e a escola. Especialmente, ele apontava que não se pode antagonizar com os meios de comunicação. A estratégia deve ser o de aproveitamento deles, tanto como conteúdo quanto como objeto de análise na escola.
A influência dos meios de comunicação, tanto tradicionais quanto digitais, pode ser observada por diversos ângulos que, ao mesmo tempo, vão trazer olhares positivos e negativos. Mas não é uma relação que se possa cortar. Enquanto os sujeitos mantiverem vínculo com a sociedade, também o farão com os meios e com o seu trabalho.
Quanto mais discutirmos educação, mídia e escola, melhor será o entendimento sobre como lidar e como tirar proveito dessa relação. Por isso, o Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa apresenta o webinário Educação, Mídia e Escola: Como essa relação impacta na formação dos alunos?
Na oportunidade, o mestrando Marcelo Rodríguez, que pesquisa na área, discorrerá sobre o assunto em um painel mediado pela Profa. Ma. Cristiane Pereira, docente do curso de graduação em Jornalismo do Centro Universitário da Região da Campanha, que ministra componentes voltadas para a Crítica da Mídia e Media Literacy.