Este é um evento online
No atual contexto de pandemia, os desafios para a realização do XXVI Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte - EGEORN, no ano de 2021, são diversos. No entanto, pensando na história, relevância e na consolidação deste evento, enquanto espaço para discussões acadêmicas e sociais que almeja compreender o espaço potiguar e suas interações geográficas no contexto atual, os cursos de Licenciatura e Bacharelado da Geografia do Rio Grande do Norte, tomam público o anúncio de sua realização no período de 09 a 11 de novembro de 2021.
Neste sentido, o EGEORN tornou-se ao longo de sua realização, um espaço que vai além de um evento acadêmico. Nele, se realizam encontros profissionais de diversas áreas afins da Geografia, compartilhamento de ideias, interações e descobertas pertinentes à Geografia com foco sob o espaço potiguar, consolidando-se como um encontro além das vertentes geográficas entre os seus participantes.
Para o planejamento e execução deste momento, de suma importância para nós Geógrafos(as) e áreas afins, a comissão organizadora foi formada por representantes dos cursos da Geografia potiguar, trazendo uma parceria entre os cursos de Geografia da UERN, UFRN e IFRN. Nesta edição, sediado e coordenado pelo curso de Geografia da UERN do Campus Avançado de Pau dos Ferros, o evento tem como temática 'Pensando novas Geografias: (RE) existências no Território Potiguar' O objetivo é discutir com vários profissionais e entidades do cenário potiguar, os processos dinâmicos que envolvem as esferas políticas, econômicas, culturais e sociais frente aos desafios que são inerentes à dinâmica socioespacial do estado do Rio Grande do Norte para além de cenários já apresentados e problematizados, visualizando assim, novas estruturas e diretrizes que refletem ou estão inseridas na Geografia.
O tema apresentado durante o evento, bem como o direcionamento de suas discussões devem ser indicações oriundas do compartilhamento de trabalhos e reflexões de nossos pares da Geografia potiguar, que visualizam questionamentos teóricos da diversidade desse espaço analisando para além das problemáticas os potenciais que emergem nas discussões e que são necessários à luz da Geografia.
Contudo, por estarmos vivenciando um processo de pandemia que nos assola a nível mundial, e conforme fora realizado a edição anterior, as atividades do EGEORN - 2021 serão realizadas de forma remota e on-line, mantendo-se ainda, de forma gratuita e aberta à comunidade geográfica.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
O QUE É?
O salão se constitui no espaço para o compartilhamento de experiências/vivências realizadas no rol dos programas formativos. O mesmo ocorrerá pela Plataforma Google Meet
COMO SE INSCREVER?
1º PASSO: Os interessados deverão, primeiramente, realizar
sua inscrição no evento e se cadastrar na atividade “Salão de
Experiências de Programas Formativos” na plataforma Even3.
2º PASSO: A equipe que apresentará seu trabalho deverá escolher
um membro para proceder com o preenchimento e envio da Ficha de Apresentação informando o nome do programa (indicando o
campus onde foi ou está sendo realizado), a edição e a quantidade de bolsistas
remunerados e voluntários que fazem parte da equipe.
3º PASSO: O representante da equipe deverá encaminhar a
Ficha de Apresentação via e-mail xxviegeorn2021@gmail.com identificando no assunto “INSCRIÇÃO SALÃO DE EXPERIÊNCIAS”.
Atenção
OBS. 1:
Não haverá envio de trabalho escrito, de modo que a apresentação será oral e
subsidiada por apresentação das experiências em Powerpoint ou
similar.
OBS. 2: Caso seja uma experiência vinculada ao PIM, o/a
estudante ou professor/a procederá com a inscrição, destacando a disciplina e
período realizado.
QUAL O TEMPO DE APRESENTAÇÃO POR PROJETO (CONSIDERANDO OS PROGRAMAS PIBID, RESPED E PIM)?
Cada equipe que estará representando um projeto terá o tempo de 20 minutos para a apresentação das experiências. A apresentação pode ser feita por todos os membros da equipe ou por uma só pessoa (essa organização fica facultada), desde que não ultrapasse os 20 minutos.
HAVERÁ CERTIFICAÇÃO?
Sim. O certificado será de apresentação na modalidade oral.
Os trabalhos a serem apresentados no evento podem ser enviados para os seguintes GTs:
GT1 – ESTUDOS URBANOS
Coordenação: Prof. Dr. Josué Alencar Bezerra e Prof. Dr. Geovany Pachelly Galdino Dantas
Os Impactos tecnológicos e sociais na cidade. A (re) produção do espaço na esfera pública e privado. Processos de metropolização, as hierarquias e rugosidade do urbano ou das redes urbanas. A segregação socioespacial. Processo e mobilidade urbana. Organização social, política e econômica do espaço urbano. Planejamento e gestão. Sustentabilidade e uso da cidade. Análise do cotidiano urbano. Movimentos sociais no espaço urbano.
GT2 – ESTUDOS AGRÁRIOS
Coordenação: Prof. Dr. José Erimar dos Santos e Prof. Dr. Leandro Vieira Cavalcante
Transformações na agropecuária e nas relações cidade-campo. Políticas públicas no espaço agrário. Modernização no campo e estrutura fundiária brasileira. Atividades não agrícolas no campo. O rural no Brasil contemporâneo. Agricultura urbana. Movimentos sociais no campo. Estruturas, matrizes e correntes de pensamento da/na Geografia Agrária. Relações de produção no campo na atualidade. Turismo e paisagens rurais. Agricultura e a questão ambiental. Modernização agrícola: problemas e potencialidades. Reforma (s) agrária (s), assentamentos, acampamentos e luta pela terra. Produção da Agricultura familiar e/ou campesinato.
GT3 – ESPAÇO E TURISMO
Coordenação: Prof. Dr. Iapony Rodrigues Galvão e Prof. Dra. Zenis Bezerra Freire
Organização turística espacial. Turismo: simbolismo, patrimônio histórico, patrimônio material e imaterial. Território, espaço e desenvolvimento do turismo. Turismo e poder. Políticas públicas e turismo. Turismo pedagógico e histórico geográfico. Geoparques e o turismo sustentável. Processos de territorialização, (des) territorialização e (re) territorialização do turismo. Identidade turística no espaço. (Re) ordenamento territorial do turismo. As vertentes do turismo na contemporaneidade. Os agentes turísticos e reprodução espacial. Os problemas decorrentes do turismo no espaço e na sociedade. Potencialidades, projetos e ações públicas para a atividade turística no interior. Economia e turismo no espaço. Os lugares e paisagens não-convencionais do turismo. Políticas públicas e/ou privadas para o turismo. Turismo religioso. Turismo e consumo do espaço. Os profissionais do turismo. A rede e cadeia do turismo no espaço.
GT4 – ESPAÇO E CULTURA
Coordenação: Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro e Prof. Me. Francisco Ednardo Gonçalves
Teorias e estudos do espaço e da cultura. A Geografia Cultural no ensino. Geografia Cultural e patrimônio. Culturas, lugares, identidades e espacialidade. Representações sociais e/ou territorialidades da cultura no espaço. Identidades e diferenças culturais no espaço. Produção/ Análise de paisagens culturais. Abordagens em Geografia e Gênero. Espaço, cultura arte e ensino. Espaço e religiosidades culturais. Gestão de organizações e equipamentos culturais. Projetos, mobilização social e cultural. Experiências culturais na gestão pública. Cultura política e educação cultural. Sociedade e espaços excluídos da cultura. Território culturais como instrumento de transformação social e econômica. Centros culturais, patrimônios, centros de memórias e valorização de identidades culturais. Novos espaços e arranjos culturais. Comunidades tradicionais no espaço cultural. Gestão e uso do patrimônio cultural. Desenvolvimento territorial, econômico e cultural. Grupos comunitários e/ou atores culturais. Práticas de gestão pública, privada ou terceiro setor para acultura. Políticas públicas inovadoras para o cenário cultural e espacial. Artes e ofícios da cultura.
GT5 – ESTUDOS GEOAMBIENTAIS
Coordenação: Profa. Dra. Alexsandra Fernandes de Queiroz, Profa. Dra. Ana Beatriz Câmara Maciel e Profa. Dra. Andreza Tacyana Félix Carvalho
Epistemologia, sustentabilidade e educação ambiental. Ecologia Social, Etno-ecologia e biodiversidade. Zoneamentos e Diagnósticos sócio- ambientais: resíduos sólidos, poluição, mudanças climáticas, recuperação de áreas degradadas, desmatamento, desertificação e conflitos ambientais. Unidades de Conservação: planejamento, gestão e manejo. Uso de recursos naturais e planejamento ambiental. Estudo de vulnerabilidades sociais e exposição aos riscos ambientais. Abordagens teóricas e metodológicas de risco e vulnerabilidades em ambiente urbano. Mapeamento e diagnóstico das condicionantes físicas, naturais e sociais em áreas de risco. Dinâmica do meio físico. Análises das interações entre os fatores naturais e os diferentes padrões de ocupação social. Processos erosivos e deposicionais. Estudos de vertentes e movimentos de massa. Massas de ar, frentes e caracterização de tipos de tempo. Climas urbanos e regionais. Caracterização de bacias hidrográficas. Padrões, classificações e processos relativos aos ambientes fluviais, lacustres e marinhos. Dinâmicas naturais em ambientes costeiros. Distribuição espaço-temporal de espécies animais e vegetais. Formação e degradação dos solos. Estudos das relações entre relevo, clima, solos e biota.
GT6 – CARTOGRAFIA/GEOPROCESSAMENTO
Coordenação: Prof. Dr. Franklin Roberto da Costa e Profa. Dra Joyce Clara Vieira Ferreira
Geografia e Cartografia: aplicações no espaço. Teorias e métodos cartográficos em Geografia. Linguagens e representações cartográficas. Sensoriamento remoto e geográfico. Projetos de Cartografia Digital e Visualização Cartográfica. Utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Sistema de Posicionamento Global (GPS). Técnicas e métodos de Geoprocessamento. Metodologia de mapeamentos da Cartografia Social. Cadastro cartográficos e metodologia de mapeamentos geomorfológicos, socioambientais etc. Cartografia escolar e Alfabetização Cartográfica. Conjunto das Geotecnologias. Introdução ao Geoprocessamento. Fontes de Dados. Bases digitais na Internet. Atlas digitais. Estruturas de Dados: modelos vetorial e matricial. Topologia. Aquisição e Manipulação de Dados. Geocodificação. Gerenciamento de Dados. Integração de Dados. Consulta e Análise Espacial. Mapeamento e Sistemas aplicativos. Sistemas Gratuitos cartográficos e geoecológicos. Plataformas e Sensores. Sistemas sensores mais usuais no Brasil. Aquisição de Imagens. Análise Visual de Imagens. Processamento Digital de Imagens. Aplicações meteorológicas, oceanográficas, urbanas e ambientais.
GT7 – EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Coordenação: Prof. Me. Luiz Eduardo do Nascimento Neto, Profa. Dra. Maria José Costa Fernandes, Prof. Me. Otoniel Fernandes da Silva Júnior, Prof. Dr. Josiel de Alencar Guedes, Prof. Ma. Francisca Elizonete de Souza Lima e Prof. Me. Wagner Luiz Alves da Silva
A evolução e o ensino de Geografia no Brasil. Práticas e experiências pedagógicas do professor de Geografia. As
linguagens para o ensino de Geografia. O livro didático no ensino de Geografia: potencialidades e embates. Produção e
uso de materiais didático pedagógicos para o ensino de Geografia. A Geografia como instrumento reflexivo da formação
cidadã. Os Estágios Supervisionados e a formação do professor de Geografia. Pressupostos teóricos e epistemológicos do
conhecimento geográfico no ensino escolar. Conteúdo (s), linguagens, técnica (s), método (s) e metodologia (s) no ensino
de Geografia. Temáticas e conteúdos pedagógicos no ensino de Geografia. Educação Geográfica, educação popular e
educação ambiental. Avaliação do processo formativo e geográfico. Programas formativos para o ensino de Geografia.
Formação, práticas profissionais, e políticas educacionais para o ensino de Geografia. Legislação e aplicação no ensino de
Geografia. História e evolução do pensamento geográfico no ensino de Geografia. A BNCC e o ensino de Geografia.
Currículos e práticas para o ensino de Geografia.
Os trabalhos serão submetidos na
modalidade Resumo Expandido, no entanto já durante a avaliação
indicar-se-á sobre a necessidade de ampliação do trabalho para a
modalidade Trabalho Completo. Cada participante poderá
submeter 01 (um) resumo expandido como autor/a principal e
02(dois) como coautor/a. E cada trabalho deverá ter no máximo
4 pessoas, incluindo autor principal e coautores.
NORMAS E FORMATAÇÃO PARA ENVIO DOS
TRABALHOS
ETAPAS DA SUBMISSÃO
1º PASSO: Todos os autores deverão inscrever-se como ouvinte diretamente no site oficial do evento, isto é, na plataforma Even3;
2º PASSO: Os interessados na submissão de trabalhos deverão enviar primeiro o seu resumo expandido, conforme as normas especificadas no template do evento, via e-mail para xxviegeorn2021@gmail.com. Ao enviar o e-mail identificar no assunto o nome do GT;
3º PASSO: Apenas se indicado pelos avaliadores na carta de aceite, os autores dos resumos deverão reenviá-los na qualidade de trabalho completo.
DATAS IMPORTANTES
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÕES NOS GRUPOS DE TRABALHOS – GT’s
1. Todos os trabalhos aceitos pela comissão científica estão aptos a serem apresentados no respectivo Grupo de Trabalho (GT) ao qual foi submetido. A lista de trabalhos pode ser consultada CLICANDO AQUI.
2. As apresentações ocorrerão simultaneamente, dia 09/11 das 14h às 17h, em salas virtuais (Google Meet) e individuais para cada GT. A condução dos trabalhos será feita pelos/as coordenadores/as de cada GT, vide seção “Grupo de Trabalhos (GTs)”. Os links das salas serão divulgados posteriormente.
3. Só serão publicados aqueles trabalhos que forem apresentados durante o evento. A apresentação, bem como a qualidade da conexão com internet, é de inteira responsabilidade dos/as autores/as correspondentes à submissão. É vetada a apresentação por terceiros que não integrem o trabalho.
4. O tempo de apresentação será de 10 minutos por trabalho, devendo a apresentação ser elaborada em template (modelo de apresentação) disponível para download CLICANDO AQUI .
5. Além dos/as coordenadores/as e apresentadores/as dos trabalhos, outros/as interessados/as poderão assistir as apresentações e contribuir nas discussões, desde que inscritos no evento. Quando for o caso, deve-se utilizar sempre do senso de tempo, introdução de questão relevante e conduta ética no seu posicionamento, de modo que não comprometa a fluidez das apresentações nos GT’s.
6. Esperamos e desejamos que as apresentações de trabalhos sejam um
momento de aprendizado, de compartilhamento de pesquisas e vivências. Então
sugerimos que tentem ficar tranquilos (as) e aproveitem ao máximo.
PUBLICAÇÕES
1. Haverá dois tipos publicações no XXVI EGEORN: Anais e E-book. Todos os resumos expandidos aceitos deverão, obrigatoriamente, serem reenviados para compor os Anais. Já o E-book será destinado aos resumos expandidos indicados para alteração de “trabalhos completos”, conforme indicado na carta de aceite.
2. Só serão publicados, via de regra, os trabalhos apresentados nos GT’s do evento.
3. Vencido as apresentações, os autores terão até 15 de Janeiro de 2022 para retornarem a versão final dos textos, seja apenas em resumo expandido ou, quando indicados, também em trabalho completo.
4. Não é obrigatório o envio de trabalho na versão completa (artigo) por parte dos autores, apenas se tiverem interesse. Mas, caso os autores decidam enviar o trabalho completo terão duas publicações no XXVI EGEORN, uma nos Anais e outra no E-book.
5. A versão final
do texto deve atender as observações postas pelos avaliadores no documento do
trabalho e/ou na apresentação. Os textos, após recebidos, não passarão por
revisão ortográfica e textual. Por isso, orienta-se que devem ser encaminhados
devidamente revisados seguindo as normas ABNT e da norma culta da Língua
Portuguesa.
PREMIAÇÕES
Além da
publicação, haverá reconhecimento do melhor trabalho de cada GT, com base nas pontuações
obtidas na primeira avaliação do escrito e nas notas da apresentação do mesmo.
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Coordenação Geral e Vice-coordenação
Profª. Drª. Jacimária Fonseca de Medeiros - DGE-UERN/CAPF
Prof. Me. Luiz Eduardo do Nascimento Neto - DGE-UERN/CAPF
Comissão Organizadora
Profª. Drª. Ana Beatriz Câmara Maciel - SME/NATAL
Profª. Drª. Andreza Tacyana Félix Carvalho - DGE-UERN/CAPF
Mnd. Anderson Matheus André de Oliveira - UFRN/GEOCERES
Mnda. Anny Catarina Nobre de Souza - PLANDITES/UERN/CAPF
Ma. Carla Camila Gomes Freitas - PLANDITES/UERN/CAPF
Mnd. Diogenys da Silva Henriques - PPGEO/FACEM/UERN
Profª. Ma. Francisca Elizonete de Souza Lima - DGE-UERN/CAA
Prof. Me. Francisco Ednardo Gonçalves - IFRN
Prof. Dr. Franklin Roberto da Costa - DGE-UERN/CAPF
Prof. Dr. Geovany Pachelly Galdino Dantas - IFRN
Prof. Dr. Iapony Rodrigues Galvão - DGE-UFRN/GEOCERES
Profª. Drª. Jacimária Fonseca de Medeiros - DGE-UERN/CAPF
Mnd. Luana Micheli de Almeida - PPGEO/FACEM/UERN
Ma. Larissa Silva Queiroz - PPGEO/FACEM/UERN
Prof. Me. Luiz Eduardo do Nascimento Neto - DGE-UERN/CAPF
Prof. Drª. Maria José Costa Fernandes - DGE/FAFIC/UERN
Comissão Científica
Profª. Drª. Alexsandra Fernandes de Queiroz alexsandra.fernandes@ifrn.edu.br
Profª. Drª. Ana Beatriz Câmara Maciel anaufrn@yahoo.com.br
Profª. Drª. Andreza Tacyana Félix Carvalho andrezafelix@uern.br
Profª. Ma. Francisca Elizonete de Souza Lima franciscaelizonete@uern.br
Prof. Me. Francisco Ednardo Gonçalves ednardo.goncalves@ifrn.edu.br
Prof. Dr. Franklin Roberto da Costa franklincosta@uern.br
Prof. Dr. Geovany Pachelly Galdino Dantas geovany.dantas@ifrn.edu.br
Prof. Dr. Iapony Rodrigues Galvão iaponyrodriguesgalvao@gmail.com
Profª. Drª. Jacimária Fonseca de Medeiros jacimariamedeiros@uern.br
Profª. Drª. Joyce Clara Vieira Ferreira joyceclara@hotmail.com
Prof. Dr. José Erimar dos Santos jose.erimar@ufersa.edu.br
Prof. Dr. Josiel de Alencar Guedes josielguedes@uern.br
Prof. Dr. Josué Alencar Bezerra josuebezerra@uern.br
Prof. Dr. Leandro Vieira Cavalcante leandro.cavalcante@ufrn.br
Prof. Me. Luiz Eduardo do Nascimento Neto luizeduardo@uern.br
Profª. Drª. Maria José Costa Fernandes mariacosta@uern.br
Prof. Me. Otoniel Fernandes da Silva Júnior otonielfernandes@uern.br
Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro rosalvonobre@uern.br
Prof. Me. Wagner Luiz Alves da Silva wagner.alves@ifrn.edu.br
Profª. Drª. Zenis Bezerra Freire zenisbezerra@uern.br
Monitores
Alex Lenner Almeida – DGE-CAPF
Alexsandra da Silva Lima - DGE-CAPF
Robson Ronan Morais – DGE-CAPF
Gabriel Victor Amorim Araújo - DGE-CAPF
Luiz Felipe Bento - DGE-CAPF
Lucas Fernandes da Silva - DGE-CAPF
Taynar Alves de Sousa - DGE-CAPF
Clélio Igor Maia da Cunha – DGE-Mossoró
Julio Cesar Soares de Souza Filho – DGE-Mossoró
Filipe Rone de Moura – DGE-Assu
Débora Bento Tavares – DGE-Assu
Elisabete Cristina de Souza Santos – DGE-UFRN/CERES
Gessom Brenner Morais da Costa – DGE-UFRN/CERES
Fabrício Lorran da Silva França – DGE-IFRN
Herbert Silva de Albuquerque – DGE-IFRN