XXVI Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte

XXVI Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte

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Sobre o XXVI EGEORN

No atual contexto de pandemia, os desafios para a realização do XXVI Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte - EGEORN, no ano de 2021, são diversos. No entanto, pensando na história, relevância e na consolidação deste evento, enquanto espaço para discussões acadêmicas e sociais que almeja compreender o espaço potiguar e suas interações geográficas no contexto atual, os cursos de Licenciatura e Bacharelado da Geografia do Rio Grande do Norte, tomam público o anúncio de sua realização no período de 09 a 11 de novembro de 2021.

Neste sentido, o EGEORN tornou-se ao longo de sua realização, um espaço que vai além de um evento acadêmico. Nele, se realizam encontros profissionais de diversas áreas afins da Geografia, compartilhamento de ideias, interações e descobertas pertinentes à Geografia com foco sob o espaço potiguar, consolidando-se como um encontro além das vertentes geográficas entre os seus participantes.

Para o planejamento e execução deste momento, de suma importância para nós Geógrafos(as) e áreas afins, a comissão organizadora foi formada por representantes dos cursos da Geografia potiguar, trazendo uma parceria entre os cursos de Geografia da UERN, UFRN e IFRN. Nesta edição, sediado e coordenado pelo curso de Geografia da UERN do Campus Avançado de Pau dos Ferros, o evento tem como temática 'Pensando novas Geografias: (RE) existências no Território Potiguar' O objetivo é discutir com vários profissionais e entidades do cenário potiguar, os processos dinâmicos que envolvem as esferas políticas, econômicas, culturais e sociais frente aos desafios que são inerentes à dinâmica socioespacial do estado do Rio Grande do Norte para além de cenários já apresentados e problematizados, visualizando assim, novas estruturas e diretrizes que refletem ou estão inseridas na Geografia.

O tema apresentado durante o evento, bem como o direcionamento de suas discussões  devem ser indicações oriundas do compartilhamento de trabalhos e reflexões de nossos pares da Geografia potiguar, que visualizam questionamentos teóricos da diversidade desse espaço analisando para além das problemáticas os potenciais que emergem nas discussões e que são necessários à luz da Geografia.

Contudo, por estarmos vivenciando um processo de pandemia que nos assola a nível mundial, e conforme fora realizado a edição anterior, as atividades do EGEORN - 2021 serão realizadas de forma remota e on-line, mantendo-se ainda, de forma gratuita e aberta à comunidade geográfica.

     

   1ª Circular XXVII EGEORN     2ª Circular XXVII EGEORN   

LISTA DE TRABALHOS ACEITOS

Inscrições

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Atividades

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Calendar

Salão de Experiências de Programas Formativos

O QUE É? 

O salão se constitui no espaço para o compartilhamento de experiências/vivências realizadas no rol dos programas formativos. O mesmo ocorrerá pela Plataforma Google Meet




COMO SE INSCREVER?

1º PASSO: Os interessados deverão, primeiramente, realizar sua inscrição no evento e se cadastrar na atividade “Salão de Experiências de Programas Formativos” na plataforma Even3.

2º PASSO: A equipe que apresentará seu trabalho deverá escolher um membro para proceder com o preenchimento e envio da Ficha de Apresentação informando o nome do programa (indicando o campus onde foi ou está sendo realizado), a edição e a quantidade de bolsistas remunerados e voluntários que fazem parte da equipe. 

3º PASSO: O representante da equipe deverá encaminhar a Ficha de Apresentação via e-mail xxviegeorn2021@gmail.com identificando no assunto “INSCRIÇÃO SALÃO DE EXPERIÊNCIAS”.

Atenção

OBS. 1: Não haverá envio de trabalho escrito, de modo que a apresentação será oral e subsidiada por apresentação das experiências em Powerpoint ou similar.

OBS. 2: Caso seja uma experiência vinculada ao PIM, o/a estudante ou professor/a procederá com a inscrição, destacando a disciplina e período realizado.

BAIXAR FICHA DE APRESENTAÇÃO



QUAL O TEMPO DE APRESENTAÇÃO POR PROJETO (CONSIDERANDO OS PROGRAMAS PIBID, RESPED E PIM)?

Cada equipe que estará representando um projeto terá o tempo de 20 minutos para a apresentação das experiências. A apresentação pode ser feita por todos os membros da equipe ou por uma só pessoa (essa organização fica facultada), desde que não ultrapasse os 20 minutos.




HAVERÁ CERTIFICAÇÃO?

Sim. O certificado será de apresentação na modalidade oral.

Grupos de Trabalhos (GTs)

Os trabalhos a serem apresentados no evento podem ser enviados para os seguintes GTs: 

GT1 – ESTUDOS URBANOS

Coordenação: Prof. Dr. Josué Alencar Bezerra e Prof. Dr. Geovany Pachelly Galdino Dantas 

Os Impactos tecnológicos e sociais na cidade. A (re) produção do espaço na esfera pública e privado. Processos de metropolização, as hierarquias e rugosidade do urbano ou das redes urbanas. A segregação socioespacial. Processo e mobilidade urbana. Organização social, política e econômica do espaço urbano. Planejamento e gestão. Sustentabilidade e uso da cidade. Análise do cotidiano urbano. Movimentos sociais no espaço urbano. 




GT2 – ESTUDOS AGRÁRIOS

Coordenação: Prof. Dr. José Erimar dos Santos e Prof. Dr. Leandro Vieira Cavalcante

 Transformações na agropecuária e nas relações cidade-campo. Políticas públicas no espaço agrário. Modernização no campo e estrutura fundiária brasileira. Atividades não agrícolas no campo. O rural no Brasil contemporâneo. Agricultura urbana. Movimentos sociais no campo. Estruturas, matrizes e correntes de pensamento da/na Geografia Agrária. Relações de produção no campo na atualidade. Turismo e paisagens rurais. Agricultura e a questão ambiental. Modernização agrícola: problemas e potencialidades. Reforma (s) agrária (s), assentamentos, acampamentos e luta pela terra. Produção da Agricultura familiar e/ou campesinato. 




GT3 – ESPAÇO E TURISMO

Coordenação: Prof. Dr. Iapony Rodrigues Galvão e Prof. Dra. Zenis Bezerra Freire 

Organização turística espacial. Turismo: simbolismo, patrimônio histórico, patrimônio material e imaterial. Território, espaço e desenvolvimento do turismo. Turismo e poder. Políticas públicas e turismo. Turismo pedagógico e histórico geográfico. Geoparques e o turismo sustentável. Processos de territorialização, (des) territorialização e (re) territorialização do turismo. Identidade turística no espaço. (Re) ordenamento territorial do turismo. As vertentes do turismo na contemporaneidade. Os agentes turísticos e reprodução espacial. Os problemas decorrentes do turismo no espaço e na sociedade. Potencialidades, projetos e ações públicas para a atividade turística no interior. Economia e turismo no espaço. Os lugares e paisagens não-convencionais do turismo. Políticas públicas e/ou privadas para o turismo. Turismo religioso. Turismo e consumo do espaço. Os profissionais do turismo. A rede e cadeia do turismo no espaço. 




GT4 – ESPAÇO E CULTURA

Coordenação: Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro e Prof. Me. Francisco Ednardo Gonçalves 

Teorias e estudos do espaço e da cultura. A Geografia Cultural no ensino. Geografia Cultural e patrimônio. Culturas, lugares, identidades e espacialidade. Representações sociais e/ou territorialidades da cultura no espaço. Identidades e diferenças culturais no espaço. Produção/ Análise de paisagens culturais. Abordagens em Geografia e Gênero. Espaço, cultura arte e ensino. Espaço e religiosidades culturais. Gestão de organizações e equipamentos culturais. Projetos, mobilização social e cultural. Experiências culturais na gestão pública. Cultura política e educação cultural. Sociedade e espaços excluídos da cultura. Território culturais como instrumento de transformação social e econômica. Centros culturais, patrimônios, centros de memórias e valorização de identidades culturais. Novos espaços e arranjos culturais. Comunidades tradicionais no espaço cultural. Gestão e uso do patrimônio cultural. Desenvolvimento territorial, econômico e cultural. Grupos comunitários e/ou atores culturais. Práticas de gestão pública, privada ou terceiro setor para acultura. Políticas públicas inovadoras para o cenário cultural e espacial. Artes e ofícios da cultura. 




GT5 – ESTUDOS GEOAMBIENTAIS

Coordenação: Profa. Dra. Alexsandra Fernandes de Queiroz, Profa. Dra. Ana Beatriz Câmara Maciel e Profa. Dra. Andreza Tacyana Félix Carvalho 

Epistemologia, sustentabilidade e educação ambiental. Ecologia Social, Etno-ecologia e biodiversidade. Zoneamentos e Diagnósticos sócio- ambientais: resíduos sólidos, poluição, mudanças climáticas, recuperação de áreas degradadas, desmatamento, desertificação e conflitos ambientais. Unidades de Conservação: planejamento, gestão e manejo. Uso de recursos naturais e planejamento ambiental. Estudo de vulnerabilidades sociais e exposição aos riscos ambientais. Abordagens teóricas e metodológicas de risco e vulnerabilidades em ambiente urbano. Mapeamento e diagnóstico das condicionantes físicas, naturais e sociais em áreas de risco. Dinâmica do meio físico. Análises das interações entre os fatores naturais e os diferentes padrões de ocupação social. Processos erosivos e deposicionais. Estudos de vertentes e movimentos de massa. Massas de ar, frentes e caracterização de tipos de tempo. Climas urbanos e regionais. Caracterização de bacias hidrográficas. Padrões, classificações e processos relativos aos ambientes fluviais, lacustres e marinhos. Dinâmicas naturais em ambientes costeiros. Distribuição espaço-temporal de espécies animais e vegetais. Formação e degradação dos solos. Estudos das relações entre relevo, clima, solos e biota. 




GT6 – CARTOGRAFIA/GEOPROCESSAMENTO

Coordenação: Prof. Dr. Franklin Roberto da Costa e Profa. Dra Joyce Clara Vieira Ferreira 

Geografia e Cartografia: aplicações no espaço. Teorias e métodos cartográficos em Geografia. Linguagens e representações cartográficas. Sensoriamento remoto e geográfico. Projetos de Cartografia Digital e Visualização Cartográfica. Utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Sistema de Posicionamento Global (GPS). Técnicas e métodos de Geoprocessamento. Metodologia de mapeamentos da Cartografia Social. Cadastro cartográficos e metodologia de mapeamentos geomorfológicos, socioambientais etc. Cartografia escolar e Alfabetização Cartográfica. Conjunto das Geotecnologias. Introdução ao Geoprocessamento. Fontes de Dados. Bases digitais na Internet. Atlas digitais. Estruturas de Dados: modelos vetorial e matricial. Topologia. Aquisição e Manipulação de Dados. Geocodificação. Gerenciamento de Dados. Integração de Dados. Consulta e Análise Espacial. Mapeamento e Sistemas aplicativos. Sistemas Gratuitos cartográficos e geoecológicos. Plataformas e Sensores. Sistemas sensores mais usuais no Brasil. Aquisição de Imagens. Análise Visual de Imagens. Processamento Digital de Imagens. Aplicações meteorológicas, oceanográficas, urbanas e ambientais. 




GT7 – EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Coordenação: Prof. Me. Luiz Eduardo do Nascimento Neto, Profa. Dra. Maria José Costa Fernandes, Prof. Me. Otoniel Fernandes da Silva Júnior, Prof. Dr. Josiel de Alencar Guedes, Prof. Ma. Francisca Elizonete de Souza Lima e Prof. Me. Wagner Luiz Alves da Silva 

A evolução e o ensino de Geografia no Brasil. Práticas e experiências pedagógicas do professor de Geografia. As linguagens para o ensino de Geografia. O livro didático no ensino de Geografia: potencialidades e embates. Produção e uso de materiais didático pedagógicos para o ensino de Geografia. A Geografia como instrumento reflexivo da formação cidadã. Os Estágios Supervisionados e a formação do professor de Geografia. Pressupostos teóricos e epistemológicos do conhecimento geográfico no ensino escolar. Conteúdo (s), linguagens, técnica (s), método (s) e metodologia (s) no ensino de Geografia. Temáticas e conteúdos pedagógicos no ensino de Geografia. Educação Geográfica, educação popular e educação ambiental. Avaliação do processo formativo e geográfico. Programas formativos para o ensino de Geografia. Formação, práticas profissionais, e políticas educacionais para o ensino de Geografia. Legislação e aplicação no ensino de Geografia. História e evolução do pensamento geográfico no ensino de Geografia. A BNCC e o ensino de Geografia. Currículos e práticas para o ensino de Geografia.

Submissões

Os trabalhos serão submetidos na modalidade Resumo Expandido, no entanto já durante a avaliação indicar-se-á sobre a necessidade de ampliação do trabalho para a modalidade Trabalho Completo. Cada participante poderá submeter 01 (um) resumo expandido como autor/a principal e 02(dois) como coautor/a. E cada trabalho deverá ter no máximo 4 pessoas, incluindo autor principal e coautores.


NORMAS E FORMATAÇÃO PARA ENVIO DOS TRABALHOS

  • Tamanho da página: A4
  • Formato do arquivo: Microsoft Word ou similar (.doc; .docx; .rtf)
  • Margens: 2,5 cm (em todos os lados)
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm
  • Alinhamento do texto: justificado
  • Título: em letras maiúsculas e negrito
  • Nome dos/as autores/as: logo abaixo do título, em itálico e negrito, alinhados à direita. Logo após o nome, inserir instituição/coletivo/entidade entre parênteses, assim como o e-mail de contato (facultativo)
  • Serão considerados Resumos Expandidos de no mínimo cinco (05) páginas e no máximo sete (07) páginas
  • Serão considerados Trabalhos Completos os escritos que apresentarem no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo vinte (20) páginas
  • Os trabalhos devem estar de acordo com as normas da ABNT e correções ortográficas da língua portuguesasendo de inteira responsabilidade dos (as) autores(as)Este item é essencial para a posterior publicação nos anais do eventoOs resumos expandidos serão publicados nos Anais do evento e os trabalhos completos serão direcionados para publicação em E-book e em periódicos eletrônicos da Geografia potiguar

BAIXAR TEMPLATE


ETAPAS DA SUBMISSÃO

1º PASSO: Todos os autores deverão inscrever-se como ouvinte diretamente no site oficial do evento, isto é, na plataforma Even3;

2º PASSO: Os interessados na submissão de trabalhos deverão enviar primeiro o seu resumo expandido, conforme as normas especificadas no template do evento, via e-mail para xxviegeorn2021@gmail.com. Ao enviar o e-mail identificar no assunto o nome do GT;

3º PASSO: Apenas se indicado pelos avaliadores na carta de aceite, os autores dos resumos deverão reenviá-los na qualidade de trabalho completo.


DATAS IMPORTANTES

  • Os resumos expandidos deverão ser submetidos até 10.10.2021;
  • As cartas de aceite e pareceres serão enviadas aos/às autores/as até 25.10.2021;
  • A lista de trabalhos aceitos será divulgada em 25.10.2021;

  • Os trabalhos completos deverão ser enviado até 15.01.2022.

Apresentações, Publicações e Prêmios

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÕES NOS GRUPOS DE TRABALHOS – GT’s

1. Todos os trabalhos aceitos pela comissão científica estão aptos a serem apresentados no respectivo Grupo de Trabalho (GT) ao qual foi submetido. A lista de trabalhos pode ser consultada CLICANDO AQUI.

2. As apresentações ocorrerão simultaneamente, dia 09/11 das 14h às 17h, em salas virtuais (Google Meet) e individuais para cada GT. A condução dos trabalhos será feita pelos/as coordenadores/as de cada GT, vide seção “Grupo de Trabalhos (GTs)”. Os links das salas serão divulgados posteriormente.

3. Só serão publicados aqueles trabalhos que forem apresentados durante o evento. A apresentação, bem como a qualidade da conexão com internet, é de inteira responsabilidade dos/as autores/as correspondentes à submissão. É vetada a apresentação por terceiros que não integrem o trabalho.

4. O tempo de apresentação será de 10 minutos por trabalho, devendo a apresentação ser elaborada em template (modelo de apresentação) disponível para download CLICANDO AQUI .

5. Além dos/as coordenadores/as e apresentadores/as dos trabalhos, outros/as interessados/as poderão assistir as apresentações e contribuir nas discussões, desde que inscritos no evento. Quando for o caso, deve-se utilizar sempre do senso de tempo, introdução de questão relevante e conduta ética no seu posicionamento, de modo que não comprometa a fluidez das apresentações nos GT’s.

6. Esperamos e desejamos que as apresentações de trabalhos sejam um momento de aprendizado, de compartilhamento de pesquisas e vivências. Então sugerimos que tentem ficar tranquilos (as) e aproveitem ao máximo.



PUBLICAÇÕES

1. Haverá dois tipos publicações no XXVI EGEORN: Anais e E-book. Todos os resumos expandidos aceitos deverão, obrigatoriamente, serem reenviados para compor os Anais. Já o E-book será destinado aos resumos expandidos indicados para alteração de “trabalhos completos”, conforme indicado na carta de aceite.

2. Só serão publicados, via de regra, os trabalhos apresentados nos GT’s do evento.

3. Vencido as apresentações, os autores terão até 15 de Janeiro de 2022 para retornarem a versão final dos textos, seja apenas em resumo expandido ou, quando indicados, também em trabalho completo.

4. Não é obrigatório o envio de trabalho na versão completa (artigo) por parte dos autores, apenas se tiverem interesse. Mas, caso os autores decidam enviar o trabalho completo terão duas publicações no XXVI EGEORN, uma nos Anais e outra no E-book.

5. A versão final do texto deve atender as observações postas pelos avaliadores no documento do trabalho e/ou na apresentação. Os textos, após recebidos, não passarão por revisão ortográfica e textual. Por isso, orienta-se que devem ser encaminhados devidamente revisados seguindo as normas ABNT e da norma culta da Língua Portuguesa



PREMIAÇÕES

Além da publicação, haverá reconhecimento do melhor trabalho de cada GT, com base nas pontuações obtidas na primeira avaliação do escrito e nas notas da apresentação do mesmo. 

Palestrantes

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Comissões do XXVI EGEORN

Coordenação Geral e Vice-coordenação 

Profª. Drª. Jacimária Fonseca de Medeiros - DGE-UERN/CAPF 

Prof. Me. Luiz Eduardo do Nascimento Neto DGE-UERN/CAPF 



Comissão Organizadora 

Profª. Drª. Ana Beatriz Câmara Maciel - SME/NATAL 

Profª. Drª. Andreza Tacyana Félix Carvalho DGE-UERN/CAPF 

Mnd. Anderson Matheus André de Oliveira  - UFRN/GEOCERES

Mnda. Anny Catarina Nobre de Souza  - PLANDITES/UERN/CAPF

Ma. Carla Camila Gomes Freitas - PLANDITES/UERN/CAPF 

Mnd. Diogenys da Silva Henriques  - PPGEO/FACEM/UERN

Profª.  Ma. Francisca Elizonete de Souza Lima - DGE-UERN/CAA 

Prof. Me. Francisco Ednardo Gonçalves - IFRN 

Prof. Dr. Franklin Roberto da Costa DGE-UERN/CAPF 

Prof. Dr. Geovany Pachelly Galdino Dantas - IFRN 

Prof. Dr. Iapony Rodrigues Galvão - DGE-UFRN/GEOCERES 

Profª. Drª. Jacimária Fonseca de Medeiros - DGE-UERN/CAPF 

Mnd. Luana Micheli de Almeida PPGEO/FACEM/UERN 

Ma. Larissa Silva Queiroz PPGEO/FACEM/UERN

Prof. Me. Luiz Eduardo do Nascimento Neto DGE-UERN/CAPF 

Prof. Drª. Maria José Costa Fernandes - DGE/FAFIC/UERN 


Comissão Científica 

Profª. Drª. Alexsandra Fernandes de Queiroz alexsandra.fernandes@ifrn.edu.br

Profª. Drª. Ana Beatriz Câmara Maciel  anaufrn@yahoo.com.br

Profª. Drª. Andreza Tacyana Félix Carvalho andrezafelix@uern.br 

Profª. Ma. Francisca Elizonete de Souza Lima franciscaelizonete@uern.br

Prof. Me. Francisco Ednardo Gonçalves ednardo.goncalves@ifrn.edu.br 

Prof. Dr. Franklin Roberto da Costa franklincosta@uern.br

Prof. Dr. Geovany Pachelly Galdino Dantas geovany.dantas@ifrn.edu.br

Prof. Dr. Iapony Rodrigues Galvão  iaponyrodriguesgalvao@gmail.com

Profª. Drª. Jacimária Fonseca de Medeiros  jacimariamedeiros@uern.br 

Profª. Drª. Joyce Clara Vieira Ferreira joyceclara@hotmail.com

Prof. Dr. José Erimar dos Santos jose.erimar@ufersa.edu.br

Prof. Dr. Josiel de Alencar Guedes josielguedes@uern.br

Prof. Dr. Josué Alencar Bezerra josuebezerra@uern.br

Prof. Dr. Leandro Vieira Cavalcante leandro.cavalcante@ufrn.br

Prof. Me. Luiz Eduardo do Nascimento Neto luizeduardo@uern.br

Profª. Drª. Maria José Costa Fernandes mariacosta@uern.br

Prof. Me. Otoniel Fernandes da Silva Júnior otonielfernandes@uern.br

Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro rosalvonobre@uern.br

Prof. Me. Wagner Luiz Alves da Silva wagner.alves@ifrn.edu.br

Profª. Drª. Zenis Bezerra Freire zenisbezerra@uern.br



Monitores

Alex Lenner Almeida – DGE-CAPF 

Alexsandra da Silva Lima - DGE-CAPF 

Robson Ronan Morais – DGE-CAPF 

Gabriel Victor Amorim Araújo - DGE-CAPF 

Luiz Felipe Bento - DGE-CAPF 

Lucas Fernandes da Silva -  DGE-CAPF 

Taynar Alves de Sousa - DGE-CAPF 

Clélio Igor Maia da Cunha – DGE-Mossoró 

Julio Cesar Soares de Souza Filho – DGE-Mossoró 

Filipe Rone de Moura – DGE-Assu 

Débora Bento Tavares – DGE-Assu 

Elisabete Cristina de Souza Santos – DGE-UFRN/CERES 

Gessom Brenner Morais da Costa – DGE-UFRN/CERES 

Fabrício Lorran da Silva França – DGE-IFRN 

Herbert Silva de Albuquerque – DGE-IFRN 

Realização

           



Título da Área

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