Saudações participantes!
Depois do sucesso do Projeto de Ensino "Gerenciamento de Resíduos Domésticos" realizado no segundo semestre de 2020 com os alunos do IFRO Porto Velho Zona Norte através do edital 17/2020 - DE/CGAB-IFRO-PVZN, resolvemos ampliar a oferta de capacitação para os catadores de materiais recicláveis de Porto Velho e Rondônia através do edital de 18/2020 - DEPEX-CGAB-IFRO/PVZN a ser realizado em fevereiro e março de 2021 no formato ON-LINE.
A meta é realizar 05 workshops (oficinas de trabalho) de gerenciamento de resíduos domésticos, triagem de recicláveis e não recicláveis em cooperativas, coleta seletiva do lixo residencial, fabricação de composteiras domésticas com baldes plásticos (reuso) junto aos catadores cooperados da CATANORTE e associações e cooperativas indicadas que vão participar do projeto de extensão. Neste sentido, esperamos ampliar a difusão da tecnologia social de compostagem como gerador de sustentabilidade e principalmente, renda para as cooperativas de catadores do estado de Rondônia.
Para garantir o sucesso dos nossos projetos, contamos com a equipe do Núcleo de Ações Sustentáveis - NAS (antigo NETTCAS), o conhecimento técnico e humanizado da consultoria especializada em ações sustentáveis da Padawam Soluções Ambientais, a Cooperativa de Materiais Recicláveis - CATANORTE e demais cooperativas inscritas que pretendem montar sua própria linha de produção de composteiras domésticas para uso de seus cooperados e principalmente, para venda aos consumidores conscientes de nosso querido estado.
Esta é uma possibilidade de ampliação de seu portfólio (venda) de produtos/serviços ambientais e ecológicos à população de Porto Velho e Rondônia. Como resultado, esperamos ampliar a inovação de processos produtivos das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e, ainda, no ambiente doméstico dos catadores através da produção de adubo orgânico e biofertilizante.
Pretendemos ao final deste projeto (30/03/2021), estar prontos para iniciar, novos projetos de ensino, pesquisa e extensão para ampliar a renda dos catadores de materiais, através do desenvolvimento de redes de suprimento, produção, distribuição e comercialização de materiais e composteiras domésticas, bem como adubo das cooperativas envolvidas no projeto.
Figura 1 - Banner de divulgação do projeto junto as cooperativas de catadores de materiais.
Fonte: Elaborado por Adriana Zanki (NAS/IFRO) e Emanuele Cruz (PADAWAN).
Visamos também com as ações de todos os parceiros, aumentar a pegada ecológica da população rondoniense e sua compreensão para a possibilidade de geração de renda ponta a ponta no processo de coleta seletiva realizada nos municípios, a fim de fomentar o Empreendedorismo Sustentável.
Prof. Marcos Aurélio Borchardt
Coordenador do NAS/IFRO e coordenador do projeto