Face às lacunas em nosso sistema educacional sobre a materialização da inclusão nos espaços educacionais e a fragilidade no aprofundamento da reflexão sobre a mesma fora do universo acadêmico, esta ação de extensão promovida pela equipe do grupo de pesquisa "Observatório sobre Inclusão em Educação e Direitos Humanos", coordenado pela profa. Jacqueline Souza, da UFF, em parceria com o SESCRJ, vem para estimular questionamentos sobre a temática a partir de vozes que ecoam de múltiplos lugares de fala.
Ações
de extensão, na perspectiva da indissociabilidade com o ensino e a pesquisa,
são fundamentais para que a universidade cumpra sua função social e,
consequentemente, para que o conhecimento possa circular para além do universo
acadêmico. Esse é o nosso compromisso enquanto grupo de pesquisa. Neste sentido, com este evento, buscaremos provocar o pensar a partir de
problematizações sobre diversidade e escuta às diferenças, capacitismo,
impactos psicossociais de diagnósticos e laudos médicos, direitos das pessoas
com deficiência durante a pandemia de Covid-19 e inclusão em educação desde o
planejamento das atividades, através de encontros com vozes de militantes,
representantes das universidades, do ensino fundamental e do médio, da saúde,
estudantes, mães, pais, gestores(as) e advogados(as).
O "Observatório sobre Inclusão em Educação e Direitos Humanos" promove ações de pesquisa, ensino e extensão a partir dos seguintes eixos: a) direitos humanos, saúde e educação popular; b) ensino e diagnósticos; c) estudos sobre deficiências; e, d) formação docente para a diversidade e inclusão. Conheça mais sobre a gente em nossas Redes Sociais (@observatorio.uff) ou pelo nosso site (https://sites.google.com/view/observatoriouff/) Venha conosco aumentar esta rede colaborativa em prol da inclusão em educação!