A proposta desta palestra é problematizar o ensino de filosofia no Ensino Médio, pensando o cuidado de si como a tarefa filosófica para a formação educacional. Em nossa reflexão partimos do referencial teórico de Michel Foucault, principalmente nos conceitos da ontologia do presente e da estética da existência, para pensar uma prática filosófica que se realize como atitude crítica e como modo de vida. Estes conceitos nos conduziram a seguinte questão norteadora: como praticar, no ensino médio, a filosofia como exercício de si? Nossa hipótese interpretativa é de que a constituição da tecnicidade biopolítica da subjetividade moderna conduziu ao esquecimento da capacidade de exercitar-se a si mesmo como condição de ultrapassagem do assujeitamento do indivíduo. Enfim, entendemos a filosofia como uma atenção agonística para consigo que se realiza em uma vida que se arrisca nos exercícios de si.?
Contamos com participação de todos e de todas.
-Evento com certificação para os participantes-
Link da Palestra on-line do dia 23/11/2020
A partir das 19h (horário de Porto Velho RO)
https://meet.google.com/wkj-tvxi-akw
Organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Zona Norte