3º Encontro de Pesquisas em Andamento - EPA 2020

3º Encontro de Pesquisas em Andamento - EPA 2020

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

ImprovisAção: hiatos não mensuráveis da prática e da pesquisa

PPGAC - ProfArtes - IARTE/UFU

ACOMPANHE NO INSTAGRAM

PROGRAMAÇÃO COMPLETA & CADERNO DE RESUMOS

#EPA2020

@epappgac

EDITAL DE PARTICIPAÇÃO

Leia atentamente as informações abaixo

EDITAL DE PARTICIPAÇÃO


A 3º edição do Encontro de Pesquisa em Andamento (EPA), organizado por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia acontecerá durante nos dias

28, 29 e 30 de outubro e 4, 5 e 6 de novembro de 2020


Em decorrência de um momento de pandemia causado pela Covid-19, foi de comum acordo realizar o encontro virtualmente com o objetivo de criar espaços de compartilhamentos -e respiros- entre pesquisadoras/es nas artes.

Nesse sentido, escolhemos o tema ImprovisAção: hiatos não mensuráveis da prática e da pesquisa como forma de assinalar um modo de se reinventar, de se reorganizar e continuar criando e pesquisando diante do imprevisto e daquilo que não é estático e acabado. Sabemos o quão difícil é continuar uma pesquisa que depende do toque, dos corpos de outros e das interações orgânicas e criativas. Como fazer quando não temos isso?

Assim como a improvisação é um fator de desestabilização do corpo e uma forma de exposição sobre como esse corpo se organiza e se reposiciona na relação com o que é dado, no aqui e no agora, o momento em que estamos vivendo nos coloca em uma posição de nos reestruturamos enquanto pessoas e artistas- pesquisadoras/es.

Através desses espaços virtuais que nos aproximam (e nos distancia ao mesmo tempo) precisamos criar conexões que se formam em redes de compartilhamento e possíveis caminhos de troca sobre o como fazer pesquisa em artes em tempos nunca experienciados. É um chamado para continuarmos agindo e resistindo.


MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

Poderão participar do encontro pesquisadores em Artes Cênicas com pesquisas em andamento e recém concluídas; 

§ Poderão apresentar trabalhos: professores-pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, artistas da cena;

 

Cada participante poderá submeter apenas um trabalho para ser apresentado nas Sessões de Compartilhamento em um dos seguintes formatos:

a.            Comunicação Oral: modalidade de compartilhamento da pesquisa, do objeto de investigação, da hipótese, da metodologia empregada (materiais e métodos), dos objetivos geral e específicos, dos resultados pretendidos e/ou alcançados. 

§ Considerando o Encontro uma oportunidade de discutir as incompletudes e lacunas do processo, as pesquisas em andamento devem pautar suas comunicações a partir dos resultados parciais alcançados.

b.            Desmontagem Cênica: considerando que toda obra é portadora de um universo subjetivo estruturante e muitas vezes inacessível ao espectador/observador/leitor, os pesquisadoras/es que optarem por esta modalidade de compartilhamento deverão pautar seus relatos em uma espécie de deslizamento entre ao menos duas instâncias enunciativas da cena: a cena ela mesma e suas camadas estruturantes - os procedimentos técnicos, políticos e estéticos basilares dessa obra. 

·         Outras pistas podem ser acessadas em: DIÉGUEZ, Ileana. Des/tecer, des/montar, desvelar; in DIÉGUEZ, Ileana e LEAL, Mara (orgs.) Desmontagens: processos de pesquisa e criação nas artes da cena. Rio de Janeiro: 7Letras, 2018.

·         DIÉGUEZ, Ileana. Desmontagem Cênica. Revista Rascunhos (v.1 n.1, 2014); (encurtador.com.br/mAIJR)

c.            Demonstração Técnica:  modalidade em que se relata aspectos processuais do treinamento técnico e compositivo do ator/performer e/ou da cena espetacular. 

·         Outras pistas podem ser acessadas em: BARBA, Eugenio. La danza del álgebra y del fuoco; in DIÉGUEZ, Ileana (comp.). DES/TEJIENDO ESCENAS - Desmontajes: procesos de investigación y creación. Ciudad de México: UIA-CITRU-INBA-CNA, 2009. 

d.            Ouvinte


§ O tempo de duração previsto para todas as modalidades é de 20 minutos.

§ Inscrições gratuitas para todas as modalidades.


AVALIAÇÃO 

A avaliação e aceite dos trabalhos submetidos são de responsabilidade do Comitê de Avaliação do EPA; 


§ É de responsabilidade da autora(or) a apresentação do trabalho e o aviso aos coordenadores do Comitê Científico de sua indisponibilidade de estar presente no evento, para permitir eventuais reorganizações da programação; 


CERTIFICADOS

Os certificados serão fornecidos em formato digital (pdf) e somente se o trabalho for apresentado exclusivamente pela(s-os) autora(s-es);


CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES 

  1. Divulgação & Inscrições: 14/09 a 01/10

  2. Avaliação das Inscrições: 02/10  a 09/10


NORMAS DE SUBMISSÃO 


As inscrições de trabalhos serão feitas através da submissão de resumos a partir das seguintes normas: 

Cabeçalho: 

SOBRENOME, Nome. Título. Instituição. Programa. Agência de Fomento (quando houver). Orientação: (com função e titulação antes do nome) SOBRENOME, Nome. Atuação Artística (opcional). 

Exemplo: 

ALMEIDA, João. Corpos atuantes: jogos (in)corporais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – Mestrado. Financiamento CAPES. Orientação: Prof.a Dr.a SILVA, Maria. Ator. 


Normas: 

Tamanho mínimo de 500 e máximo de 5.000 caracteres sem espaço. Para facilitar a contagem, poderá ser utilizado o site https://contadorcaracteres.com.br/ (opcional).

Fonte: Arial; tamanho 12. Justificado. Espaçamento: simples. 

Palavras-Chave: (três a cinco palavras-chave). 


Considerações para a publicação 

1. Os resumos serão avaliados por parceiros ad hoc convidados pela equipe organizadora. Serão socializados durante o Encontro em arquivo PDF, sem ISSN; 

2. Propomos, como publicação oficial do evento, a organização de um dossiê na revista OuvirouVer com os textos completos dos participantes, de acordo com o modelo da revista; 

3. A participação e a submissão do trabalho não garante a publicação, uma vez que os mesmos passarão pelas avaliações e pareceres próprios da revista. 





E-mail para contato: seminarioppgacufu@gmail.com (os e-mails são respondidos duas vezes por semana). 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Além das Sessões de Compartilhamentos de pesquisas, a programação do evento contará também com: - Conferência com Ana Correa (Grupo Cultural Yuyachkani), - Conferência com Ivani Santana (UFBA); - Conferência de Encerramento com Luana Rodrigues (UFU) e Emanuelle Anne (UFU).

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

PALESTRANTES CONVIDADES

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Título da área

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}