O EPÔ - Encontro Linguagem e Política tematiza o político na linguagem. Epo pupa, em língua Yoruba, significa óleo de palma. Na variante baiana do Yoruba, dizemos também epô e traduzimos por “azeite de dendê”. O epô pupa, ou dendê, é um elemento fundamental do culto de Exu - Orixá das trocas, das portas, da linguagem, da comunicação. É também Exu que resolve, ou não, os conflitos engendrados pelas trocas ruins. O epô, enquanto elemento de Exu, simboliza, no nome do evento, a divisão política dos sentidos. O evento remete, assim, ao caráter político da linguagem, compreendendo que a divisão e o litígio se inscrevem na língua. O EPÔ nos inspira, portanto, a pensar alternativas para os problemas sociais contemporâneos, olhando para o papel da linguagem nessas construções. O Iº EPÔ homenageou os 20 anos da obra Semântica do Acontecimento, do Prof. Eduardo Guimarães, um marco para os estudos de significação no Brasil. O livro, e a teoria da Semântica Histórica da Enunciação, destaca a relação entre linguagem e política por meio de uma abordagem enunciativa. A centralidade do conceito de político permeia as práticas linguísticas, abordadas no evento.
Nessa 2ª edição do EPÔ, discutiremos Linguagem e Políticas nas Ciências Humanas. Almejamos promover a troca de experiências acadêmicas entre pesquisadores, professores e alunos que se dedicam ao estudo da linguagem. Especificamente, o evento objetiva: a) reunir professores, pesquisadores e alunos de ensino básico e tecnológico da Bahia e professores e pesquisadores de graduação, pós-graduação de diferentes instituições de ensino superior do Brasil para discutir questões concernentes ao uso da linguagem na sociedade; b) divulgar pesquisas desenvolvidas a partir dos quadros teórico-metodológicos de estudos da enunciação e da análise de discurso; c) promover atividades e oficinas com materiais que permitam discutir sentidos de palavras importantes para a vida democrática; d) estabelecer contato com pesquisadores de outras instituições do país e do exterior, que desenvolvem estudos sobre o tema; e) estabelecer um diálogo profícuo com docentes da Educação Básica, efetivando trocas de saberes e de conhecimentos.
O IIº EPÔ é organizado por seis grupos de pesquisa: GrupA (Grupo de Práticas em Semântica e Discurso - UFBA/CNPq), liderado pela Profa. Dra. Isadora Machado, pelo Prof. Dr. Luiz Felipe Andrade Silva e pela Profa. Dra. Angela Baalbaki (UERJ); GETEN (Grupo de Estudos sobre Texto e Enunciação - UFBA/CNPq), liderado pela Profa. Dra. Adriana Batista; DISENSO (Grupo de Pesquisa Discurso, Sentidos e Sociedade - UFAL/CNPq), liderado pela Profa. Dra. Débora Massmann; LED (Linguagem, Enunciação, Discurso - Unicamp/CNPq), liderado pela Profa. Dra. Sheila Elias de Oliveira; NEPAD (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso - UFPI/CNPq) e EntreRios (Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Materialista e História das Ideias Linguísticas), liderados pela Profa. Dra. Maraisa Lopes.
O evento acontecerá entre os dias 5 e 8 de agosto de 2025, no campus Ondina da Universidade Federal da Bahia, de forma presencial.