Esta atividade tem por objetivo proporcionar o conhecimento sobre as condições e contextos pessoais, técnicos e sociais necessários à escrita científica, através de diálogos entre os convidados (professores experientes na publicação de artigos) e os estudantes participantes dos programas de graduação e pós-graduação das instituições patrocinadores, ao fim de aportar experiências e estratégias que valoram alguns critérios fundamentais da escrita científica, onde devem-se levar em conta para uma boa produção científica.
A justificativa alinha-se à tese sobre a escrita como uma construção social, favorável mediante desenvolvimentos de entornos e condições que permitam inserir os interessados na produção das escritas em comunidades de prática.
A metodologia prevista orienta-se em propiciar aproximações com as histórias desenvolvidas pelos palestrantes convidados, com destaque na produção científica, através de encontros e diálogos síncronos pelos canais tecnológicos e digitais, amplamente utilizados no cenário de isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19.
Através destas atividades, espera-se contribuir com a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação interessados na temática e, assim, favorecer os indicadores CAPES com os quais se avaliam os programas.
O evento será transmitido pelo canal do YouTube do POSENSINO
https://www.youtube.com/channel/UCdL_Y0s901h7V1Pf0Q70ORQ
A lista de frequência será disponibilizada no chat da live do YouTube.
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Margarita Villegas Graterol
Organização: Dorgival Bezerra da Silva, Elusiano da Silva Melo Júnior, Kátia Lanuce Morais Noronha, Marta Jussara Morais Da Silva Maia, Mateus Alexandre Pereira da Conceição e Rita Neirijane dos Reis Silva.