FLISoL 2025 Castanhal

FLISoL 2025 Castanhal

presencial IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal - Castanhal - Pará - Brasil

FLISOL 2025 Castanhal

Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é o maior evento da América Latina de divulgação de Software Livre. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4o. sábado de abril de cada ano.

Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

Para alcançar estes objetivos, diversas comunidades locais de Software Livre (em cada país/cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. Além disso, paralelamente acontecem palestras, apresentações e workshops, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social.

O FLISOL Castanhal 2025 acontecerá no dia 26 de Abril no IFPA Campus Castanhal!

O que será instalado durante o Install festival?

  • O software livre será instalado! Geralmente, instalar ou atualizar sistemas, tais como Ubuntu Linux, Debian GNU / Linux. Algumas pessoas preferem continuar com o seu sistema operacional proprietário então podemos instalar ou atualizar programas como o Gimp , 7-Zip, OBS entre outros.

  • Para aqueles que não podem comparecer com seus computadores ou se quiserem instalar o software por si mesmos, podem trazer o seu pendrive ou discos e copiar os instaladores.

O que devo fazer para me preparar para o Install Festival?

  • Checagem de Hardware: No Windows, vá até o Painel de Controle e escolha Sistema. Liste:
    • Placa de rede (marca, modelo, configuração)
    • Placa de vídeo (marca, modelo, configuração)
    • Placa de Som (marca, modelo, configuração)
    • CPU (Processador)
    • Memória RAM
    • Modem (marca, modelo, configuração)
    • Espaço livre em disco (mínimo de 5.0 Gb)
    • Componentes SCSI (se houver algum)
  • Faça backup dos seus dados. Por precaução, você deve fazer uma cópia dos seus dados importantes no computador do seu amigo ou em CD-ROM.
  • Particionamento do disco: se você souber como fazer, faça uma partição de no mínimo 5.0 Gb. Quanto maior for essa partição, mais utilidades do Linux poderão ser instaladas. Se você não souber fazer isso, nós faremos no dia do Install Fest. Apenas irá demorar mais tempo.
  • Os custos de transporte do seu PC são de sua responsabilidade.
  • Trazer para o Install Fest o carregador se for notebook/netbook ou para Pc o gabinete, teclado, mouse e ainda, cabos de comunicação CPU-Periférico e cabos de força. Enfim, tudo o que é necessário para fazer seu computador funcionar. Se possível, traga também os manuais do seu hardware. 

iG: instagram.com/flisol_castanhal/

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}