Em
novembro de 2025 Belém sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças
Climáticas (COP30), o que colocará a Amazônia
brasileira no centro do debate sobre ações para combater as mudanças climáticas
e os seus impactos à sociedade.
Estudos e diagnósticos recentes cada vez mais destacam o impacto das mudanças climáticas nas migrações internacionais e nos deslocamentos humanos, inclusive forçados, em decorrência de eventos extremos.
Desta forma, objetiva-se realizar o evento como um Fórum Internacional, gratuito, em que possam participar migrantes, refugiados, apátridas, acadêmicos, militantes, lideranças, movimentos sociais e demais interessados na pauta.
O propósito é debater a Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas sobre as migrações internacionais e formular uma carta com recomendações, para ser entregue às autoridades presentes na COP 30 e, também, a todas as delegações presentes.
Sob a coordenação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA, por meio da Profa. Dra. Andreza Smith, e do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Cosmopolita, por meio do Prof. Me, Samuel Medeiros, o evento ocorrerá no Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará e, também, em formato híbrido.
Para as pessoas que estejam em Belém, a participação é obrigatoriamente presencial, sendo a participação online apenas para quem esteja em outras cidades.
Serão concedidas 20 h de atividades complementares às pessoas que participarem de, pelo menos, 75 % da programação.