Ao completar a primeira década da criação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (Gecimp), é necessário avaliar os avanços, as descobertas, a produção científica dos membros, doutores, mestres e graduados que passaram e concluíram seus trabalhos acadêmicos, além dos que ainda permanecem, bem como as parcerias conquistadas e as inter-relações construídas.
É o momento de avaliar as leituras, os teóricos em que nos ancoramos nesses anos e os que ainda podemos adotar. Também é o instante para refletir sobre o que avançamos em relação às teorias que estudamos, também acerca do interior do Grupo e de sua trajetória, além de sua autoavaliação e autocrítica.
Por outro lado, é hora de confraternização, de reencontro com outros grupos de pesquisa, com os Cursos a que estamos vinculados, e, acima de tudo, com a Universidade, espaço de pensamento plural, em que o respeito deve ser o princípio basilar. Inclusive, é o ensejo para reencontro de culturas, de memórias, em que a informação se constitui a força motriz, na busca pela construção identitária e fundamentação do patrimônio material, imaterial e das pessoas,maior patrimônio do existir.
Em razão disso, convidamos a todos para participar do I Seminário sobre Cultura, Informação, Memória e Patrimônio, nas subtemáticas Informação; Memória, Cultura e Patrimônio; Informação, Memória e Cultura Gastronômica, que ocorrerá no período de 24 a 27 de setembro de 2019, no Campus I – João Pessoa da Universidade Federal da Paraíba, atividade que tem como prerrogativa capacidade inexorável para convergir pontos de vista diferentes, multidisciplinares, a partir das categorias que são os eixos norteadores do Grupo.
A realização deste Seminário possui triplo objetivo. Primeiro, cumprir com o papel das nossas obrigações acadêmicas em relação às categorias investigadas. Segundo, partilhar e divulgar para os nossos parceiros e para a sociedade os resultados pragmáticos dos esforços de todos, bem como dos investimentos públicos que subsidiam duas linhas de investigação no interior do Gecimp. Terceiro, de um ponto de vista menos burocrático, promover momento de confraternização, de reencontro entre a Universidade, por intermédio do Gecimp, e a sociedade, através das entidades e personalidades homenageadas.