O presente projeto consiste em realizar, no âmbito do Estado de Alagoas, a primeira edição do Encontro de Gracilianistas, isto é, estudiosos e admiradores da trajetória biobibliográfica de Graciliano Ramos, um dos mais importantes romancistas brasileiros e um mestre da literatura em Língua Portuguesa.
Nascido em Quebrangulo, em 1892, e tendo passado parte da infância e da adolescência entre Buíque (PE), e as cidades alagoanas de Viçosa e Maceió, Graciliano teve uma ligação mais forte com Palmeira dos Índios, onde viveu entre os anos de 1910 e 1930. Aqui, ele foi comerciante, professor, jornalista, secretário municipal de educação e prefeito. Casou duas vezes, teve filhos, escreveu suas famosas cartas de amor, seus relatórios da administração municipal, e seu primeiro romance, Caetés, que tem a então cidadezinha provinciana dos anos 1920 como cenário.
O mestre Graça deixou uma marca indelével em Palmeira dos Índios, ao ponto de tanto o escritor quanto a cidade serem sempre associados no imaginário nacional e internacional. Muitos são os lugares da memória graciliânica em Palmeira, sendo que o mais importante é a casa onde o autor viveu, tombada pelo IPHAN e transformada em Museu desde a década de 1960.
Demonstração da importância e da atualidade da obra de Graciliano é o fato de ela ser constantemente estudada à luz das mais diversas perspectivas: linguístico-literárias, psicológicas, psicanalíticas, sociológicas, filosóficas etc., além de inspirar outras várias linguagens artísticas, como o teatro e o cinema.
No entanto, eventos de valorização dessa trajetória no plano local ainda são raros. Há quase dez anos, por exemplo, não são mais realizadas as Semanas Graciliano Ramos, por ocasião do seu aniversário de nascimento (27 de outubro). Diante desse vazio, é que surgiu a ideia de movimentar estudiosos e admiradores em um encontro multicultural para celebrar a vida e a obra de nosso mais ilustre e consagrado escritor, através de rodas de conversa, mostras, visitas a lugares da memória do escritor na cidade, contações de histórias para crianças, dentre outras atividades que serão desenvolvidas durante o evento, que conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc - PNAB, operacionalizados pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa/Governo de Alagoas, através do Edital de Fomento à Produção Cultural - Constantino Sobral Tsangaroupulos (Categoria 01, Faixa 02).