Com o crescimento da indústria humana e a contaminação da água, vários tipos de dispositivos de purificação de água surgiram ao longo dos séculos em resposta ao crescente reconhecimento da necessidade de água pura e limpa para beber e ao entendimento de que essa água não existe naturalmente.
A água teve um grande impacto na humanidade e na civilização por milhares de anos. A água é muito vital para o nosso sistema corporal e nós, como seres vivos, somos completamente dependentes da água.
As primeiras civilizações se reuniram em torno de fontes de água. A água iniciou a agricultura em terras férteis. A necessidade das civilizações de se mover e migrar foi removida.
Durante séculos, a disponibilidade de água ditou o tipo de alimento que poderia ser cultivado em uma área.
A água também foi a força motriz das primeiras interações interculturais. O comércio inicial era totalmente dependente da água para o transporte de mercadorias e o sustento de pessoas e animais. Household water purifier
Com o passar dos séculos e com o avanço da tecnologia humana, aos poucos ele ganhou mais controle sobre a água.
Eles conseguiram levar água para terras secas, parar e desviar rios e até determinar quando, onde e quanta chuva cairá.
Mesmo com o crescente controle dos recursos hídricos, a água ainda domina a estrutura política, econômica e social de todos os países.
Essa afirmação pode ser confirmada observando as lutas políticas nos Estados Unidos sobre os recursos hídricos ou no Oriente Médio sobre o acesso limitado à água.
Guerra pela água
Em 2000, Ismail Seraguldin, ex-vice-presidente do Banco Mundial, disse sobre o conflito no Oriente Médio: "Muitas das guerras deste século foram por causa do petróleo, mas as guerras do próximo século serão por causa da água."
Nos tempos modernos, as preocupações com a qualidade da água ainda são altas. Ao longo dos anos, os cientistas descobriram mais e mais contaminantes em fontes de água doce.
Os mesmos cientistas apontaram a forte conexão entre a poluição da água potável e muitos problemas de saúde importantes.
Devido à impureza excessiva da água e à necessidade vital e fisiológica de água potável limpa e fresca, várias alternativas de purificação surgiram ao longo da história dos dispositivos de purificação de água.
A filtração de água, uma das alternativas de tratamento mais duráveis ??e proeminentes, tem um passado marcante. Os historiadores acreditam que o uso de filtros de água começou há mais de 4.000 anos!
Causas da poluição da água
Em 1972, a legislatura dos Estados Unidos aprovou a Lei da Água Limpa devido à crise na pureza da água do país.
O objetivo dessa ação foi restaurar a natureza química, biológica e física das hidrovias americanas danificadas pela poluição.
O objetivo dessa lei era que, até 1985, nenhum outro poluente fosse liberado no abastecimento de água e todos os rios, córregos e lagos americanos pudessem ser pescados e nadados novamente.
Cada cidade foi obrigada a instalar uma estação de tratamento de água e cada indústria foi obrigada a usar a melhor tecnologia disponível para limitar a quantidade de poluentes que entram nas fontes de água.
Sob essas exigências rígidas, a qualidade da água melhorou ligeiramente. No entanto, quase duas décadas após o suposto ano-alvo, cerca de um terço das vias navegáveis ??dos Estados Unidos ainda estão poluídas.
Não há dúvida de que as plantas industriais limparam seus atos, porque se isso não fosse feito, elas não estariam no negócio hoje.
Então, por que a água da nação americana ainda está tão suja?
A resposta é muito simples. A água segue um ciclo natural. Ele se move da chuva para os picos, através de riachos e rios até o mar e depois novamente para as nuvens.
Nos Estados Unidos, o ciclo natural da água mudou de várias maneiras. Por meio de dragagem, represamento e manipulação ou remoção de lixo ecológico, essa água pode se limpar.
Mudamos os caminhos que a água percorre na paisagem americana e isso beneficia a agricultura e a economia americanas.
O purificador de água permanece como a única tecnologia disponível para corrigir esse problema.
O primeiro passo para fazer um purificador de água
Em 2000 aC, foram registrados os primeiros esforços humanos para produzir água pura. Os primeiros escritos sânscritos descreviam métodos para purificar a água.
Ferver, colocar ferramentas de metal quente na água ou filtrar a água através de filtros de areia crua ou usar carvão.
Esses escritos mostram que a principal motivação na purificação da água era fornecer água potável com um sabor melhor. Supunha-se que a água com bom gosto também é limpa.
As pessoas ainda não haviam relacionado água impura com doenças e não tinham a tecnologia necessária para detectar organismos e parasitas insípidos, mas prejudiciais, na água.
Séculos depois, Hipócrates, o famoso pai da medicina, começou a realizar seus experimentos no campo da produção de purificadores de água.
Ele desenvolveu a teoria dos "quatro temperamentos" ou fluidos corporais essenciais, que estavam diretamente relacionados com as temperaturas das quatro estações. Para manter a saúde, esses quatro temperamentos devem ser mantidos em equilíbrio.
Como parte de sua teoria dos quatro temperamentos, Hipócrates reconheceu o poder curativo da água. Para pacientes com febre, ele frequentemente recomendava tomar banho em água fria.
Tal banho reregula a temperatura e a harmonia dos quatro temperamentos. Hipócrates admitiu que a água dos aquedutos gregos não é completamente pura em termos de qualidade.
Como os ancestrais antes dele, ele considerava o bom gosto da água como significando a pureza dessa água.
Hipócrates projetou seu purificador de água bruta para purificar a água que ele usava para seus pacientes.
Este dispositivo tinha um saco de pano. Esse tecido retinha o mau gosto e o cheiro da água e mais tarde ficou conhecido como “manga hipocrática”.
Purificação da água na Idade Média
As antigas civilizações da Grécia e de Roma projetaram aquedutos incríveis para traçar rotas de água e fornecer os primeiros sistemas urbanos de água.
Nas Américas, evidências arqueológicas mostram que a antiga civilização maia usava uma tecnologia de aqueduto semelhante para fornecer água aos moradores das cidades.
Outros avanços na tecnologia da água, em sua maioria, terminaram com a queda dessas civilizações. Durante a Idade Média, poucos experimentos foram feitos na purificação ou filtração da água.
O catolicismo em toda a Europa marcou esse período, muitas vezes chamado de Idade das Trevas devido à falta de inovação e experimentação científica.
Devido ao baixo nível de testes científicos, o futuro dos dispositivos de tratamento e purificação de água parecia muito sombrio.
Em 1627, Sir Francis Bacon iniciou suas primeiras experiências com um purificador de água. Bacon iniciou seus experimentos com a purificação e dessalinização da água do mar.
Usando o método do filtro de areia, Bacon acreditava que, se cavasse um buraco perto da costa por onde a água do mar passasse, as partículas de areia impediriam que o sal passasse na direção ascendente da água.
Então o outro lado do buraco fornece água pura e sem sal. Infelizmente, sua hipótese não estava correta e Bacon ficou com água salgada e intragável.
Seu teste foi um sinal de rejuvenescimento no teste do purificador de água. Cientistas posteriores o seguiram e continuaram a experimentar a tecnologia de purificação de água.
Uma grande descoberta na história da purificação da água
O Renascimento, que começou no final do século XIV, pôs fim à estagnação científica e intelectual da Idade das Trevas e deu início a uma nova era de descobertas.
Durante o Renascimento, houve muitas invenções que afetaram muito o mundo.
Entre essas invenções estava o microscópio. Uma inovação científica que marcou muito a história dos purificadores de água.
Esta descoberta foi menos utilizada até ao aparecimento dos vidros em meados do século XIII.
Somente no final do século 16 essas peças côncavas de vidro ou as chamadas "lentes" foram relacionadas à história do microscópio e, portanto, à história da purificação da água.
Em 1590, dois fabricantes de óculos holandeses, Zechariah Jansen e seu filho Hans, começaram a fazer experimentos com lentes dentro de um tubo e descobriram que podiam ampliar muito os objetos vistos através do tubo.
Esta invenção foi a introdução dos telescópios e microscópios de hoje. Um século depois, Anton van Leeuwenhoek, considerado o pai do microscópio, construiu um microscópio baseado na simples invenção de Jansen.
Uma lente foi feita moendo e polindo pequenas lentes curvas. As lentes tornaram o objeto original 270 vezes maior.
Este microscópio avançado teve um grande impacto no estudo da pureza e filtragem da água. Os cientistas agora eram capazes de observar minúsculas partículas de substâncias na água que se pensava serem limpas.
O uso do microscópio na história do purificador de água
Anton van Leeuwenhoek usou sua descoberta do microscópio para ver e descrever a vida cheia de água em uma gota d'água.
Robert Hooke, o pai inglês do microscópio, confirmou a descrição de Leeuwenhoek de pequenos organismos vivos em uma gota d'água e melhorou ainda mais o microscópio.
Logo, os cientistas estavam examinando minúsculas partículas vitais que nunca haviam visto antes da invenção do microscópio e não sabiam de sua existência.
O microscópio ocupa um lugar interessante na história da invenção do purificador de água.
Em meados do século XIX, devido às duras condições da classe trabalhadora, a cólera se espalhou. As autoridades municipais anunciaram que o surto de cólera se deve à má qualidade da água potável.
Com a introdução da purificação da água por filtros de areia, o surto de cólera diminuiu.
John Snow, um cientista britânico, descobriu o motivo da contaminação da água da Broad Street Pump. A poluição da água foi devido ao vazamento de esgoto na mesma área.
Usando um microscópio, ele conseguiu confirmar a presença de pequenas bactérias do cólera na água. Este exemplo provou mais uma vez que o sabor e a clareza visual da água não indicam necessariamente pureza.
Como os funcionários do governo britânico ficaram sabendo do efeito da qualidade da água no surto de cólera, eles tornaram obrigatório a instalação de filtros de areia em toda a cidade.
Essa ordem foi uma das primeiras leis sobre a qualidade da água pública e estabeleceu um precedente para os sistemas municipais de água.
O surgimento do tratamento de água urbana
Muito antes de Snow relacionar as mortes por cólera à má qualidade da água, as pessoas começaram a propor que água limpa fosse fornecida a todos os lares por meio de alguma forma de filtragem de água em toda a cidade.
Durante o Iluminismo, do século 16 ao 18, os filósofos teorizaram sobre os direitos naturais de toda a humanidade. O direito à água limpa e pura foi associado a esses direitos inerentes a toda a humanidade.
Tais discussões filosóficas levaram o cientista francês La Hire a propor que toda família francesa instalasse um filtro de água de areia que forneceria água limpa para aquela casa.
Filtros de areia eram o método mais popular de purificação de água em muitas cidades europeias.
Cerca de 100 anos se passaram desde a oferta de La Hire. Uma proposta em que todos os cidadãos devem ter água potável.
Os funcionários do governo ficaram confusos. A água purificada deve ser fornecida para todas as famílias?
Em 1804, a primeira estação de tratamento de água urbana foi instalada em Paisley, na Escócia.
Filtros lentos de areia foram usados ??na estação escocesa de tratamento de água. Esses filtros foram projetados por Robert Tom. Tom era um cientista escocês.
Em 1827, James Simpson, um cientista inglês, criou um projeto semelhante ao de Toms, e os modelos de purificadores de água Simpson logo foram implementados em estações municipais de tratamento de água em toda a Inglaterra.
Os filtros de água de areia eram muito grandes e exigiam limpeza frequente e extensa.
Por esta razão, cientistas americanos projetaram um filtro de areia rápido no final do século XIX.
O filtro de areia rápida foi limpo por poderosos jatos de água e aumentou muito a eficiência e a capacidade de purificação da água.
A influência do Iluminismo escocês na tecnologia do purificador de água
Não é por acaso que a primeira estação municipal de tratamento de água foi projetada e instalada na Escócia. Muitos dos maiores filósofos e cientistas do século 18 eram da Escócia.
Os historiadores costumam chamar o período entre 1740 e 1800 de Iluminismo Escocês por causa do influxo de ideias científicas da Escócia.
Após o Ato de União de 1707, que uniu Escócia, Irlanda, País de Gales e Inglaterra sob a união inclusiva da Grã-Bretanha, a Escócia, tradicionalmente considerada um dos países mais atrasados ??da Europa, uniu-se ao entusiasmo público e à descoberta científica.
Durante este período, David Hume, um filósofo e historiador escocês, delineou os princípios do método científico moderno, e Adam Smith, um famoso economista britânico, publicou sua teoria econômica revolucionária, que é a base do livre comércio moderno de hoje.
Robert Tom projetou a primeira estação de tratamento de água em toda a cidade com o desenvolvimento da tecnologia de filtro de areia em pequena escala. Esta planta foi capaz de fornecer a água necessária ao povo de Paisley, na Escócia.
Tom conseguiu projetar uma estação municipal de tratamento de água. As doenças transmitidas pela água diminuíram e, finalmente, a lei das águas da metrópole foi aprovada em 1852.
Essa lei, a primeira desse tipo, exigia que toda a água fornecida a Londres fosse tratada por filtração lenta de areia. Tom criou um plano revolucionário de tratamento de água que mudou a história do tratamento de água.
Uso de cloro para purificar a água
Como as estações de tratamento de água urbana buscavam aumentar a qualidade e a saúde das fontes públicas de água, as cidades começaram a usar cloro em seu processo de tratamento de água no dia a dia.
O cloro foi reconhecido pela primeira vez como um produto químico valioso na purificação de água quando Jon Snow o usou para tratar a água causadora de cólera na Broad Street Pump.
As autoridades do governo britânico começaram a clorar a água potável devido à natureza desinfetante do cloro e sua capacidade de reduzir as mortes por cólera.
Este uso de cloro levou a uma diminuição acentuada na mortalidade por febre tifóide. Após o grande sucesso da cloração da água potável na Inglaterra, a cloração começou em Nova Jersey e logo se espalhou pelos Estados Unidos.
A cloração da água potável e o uso de filtros de areia levaram à eliminação de doenças transmitidas pela água, como cólera, tifo e disenteria.
O cloro foi a substância mais eficaz para prevenir a propagação de doenças transmitidas pela água. A revista Life chamou o cloro na água de "provavelmente o desenvolvimento de saúde pública mais importante do milênio".
O cloro tem sido a parte principal do tratamento de água urbana por quase 100 anos. Cerca de 98% das instalações urbanas de tratamento de água atualmente usam desinfetante de cloro como desinfetante de escolha.
Cerca de 200 milhões de residentes nos Estados Unidos recebem água potável clorada através de suas torneiras domésticas. Os cientistas agora estão começando a investigar os subprodutos e possíveis efeitos colaterais do uso de cloro na água potável.
O cloro é um veneno e, sem dúvida, tem um efeito adverso em nosso sistema corporal. A água clorada está associada ao agravamento e causa de doenças respiratórias como a asma.
O cloro evapora muito mais rápido que a água. A inalação desse gás causa danos ao sistema respiratório humano.
Muitas pessoas passaram a instalar filtros de chuveiro ou sistemas de purificação de água em toda a casa devido a problemas de cloro na água. Essas instalações são o próximo passo na evolução da tecnologia de tratamento de água.
Lei da Água Limpa de 1972
À medida que o século 20 avançava, mais metrópoles do mundo encontraram a necessidade de instalar dispositivos de purificação de água para fornecer água limpa e saudável para seus residentes.
Toda pessoa tem o direito de ter água limpa e pura. Não havia padrão ou definição universal para água limpa e pura.
Muitos funcionários da cidade mencionaram o poder de desinfecção do cloro. Eles acreditavam que desinfetar a água da torneira da cidade era seu único dever.
As preocupações ambientais aumentaram nas décadas de 1960 e 1970 nos Estados Unidos, o que influenciou muito a definição de água limpa e a responsabilidade do governo em fornecer essa água.
No início dos anos 1970, os lobistas ambientais nos Estados Unidos viram resultados em sua luta pelo meio ambiente. Várias leis ambientais foram rapidamente aprovadas no Congresso.
Entre a criação do Dia da Terra como um dos feriados nacionais, a criação da Agência de Proteção Ambiental (EPA), a aprovação da Lei do Ar Limpo, e a mais importante delas para a história do dispositivo de tratamento de água foi a aprovação de a Lei da Água Limpa em 1972.
A Lei da Água Limpa, assim como a descoberta do microscópio e os efeitos desastrosos da cólera e das epidemias de febre tifóide em todo o mundo, despertou um interesse renovado na purificação da água.
De acordo com essa lei, todas as cidades do país deveriam instalar uma estação de tratamento de água e, novamente, até 1985, ter água limpa tornou-se uma meta nacional.
Os resíduos industriais causaram a poluição das fontes de água. Nas décadas seguintes, o governo dos Estados Unidos forneceu bilhões de dólares em ajuda financeira às indústrias para desenvolver técnicas de gerenciamento de resíduos ecologicamente corretas.
Auxílio financeiro foi dado às cidades para instalação de estações de tratamento de água. Por fim, o lodo dos rios e mananciais do país começou a desaparecer.
Purificadores de água agora, sistemas de filtragem de água para toda a casa
Apesar dos rígidos regulamentos governamentais e dos incríveis avanços na indústria de tratamento, a água da torneira ainda é altamente contaminada.
As estações de tratamento de água são responsáveis ??por fornecer água limpa e saudável para todos os moradores da cidade. Mas a poluição da água é muito alta.
A água contém patógenos patogênicos, produtos químicos pesticidas e lodo industrial, cujas estações de tratamento removem apenas alguns dos poluentes da água.
Os funcionários da cidade devem fornecer a água mais saudável com tecnologia moderna para os residentes da cidade. Dada a água suja com a qual eles têm que trabalhar, isso pode ser muito assustador.
A desinfecção e o controle de doenças ainda são os principais objetivos dessas estações de tratamento. Como resultado, os moradores da cidade recebem água clorada e muitas vezes fluoretada.
O cloro está ligado à asma e outras doenças respiratórias, e muito flúor pode causar dentes amarelados, problemas dentários e outros problemas graves de saúde para crianças.
As estações de tratamento de água da cidade simplesmente não são capazes de fornecer água pura sem produtos químicos para os residentes da cidade.
Mesmo quando a água é tratada em uma estação municipal de tratamento de água, ela geralmente acumula chumbo e outros produtos químicos ao passar pelo sistema de encanamento da casa.
Esses sistemas de purificação de água são instalados nas casas de pessoas que se preocupam mais com sua saúde e suas famílias.
Eles filtram a água que entra no encanamento da casa e removem o cloro, pequenas matérias orgânicas e outros produtos químicos indesejados.
Eles fornecem a forma mais pura de água disponível.
A visão de Hipócrates era tornar o acesso público à água limpa com muito bom gosto. Filtrar a água no purificador de água doméstico tornou realidade a visão de Hipócrates.
O futuro do purificador de água
As principais preocupações atuais sobre a qualidade da água são o chumbo e os subprodutos da desinfecção. O chumbo é uma preocupação operacional e de tratamento fundamental para estações de tratamento de água municipais.
Não pode ser considerado independente de outras questões relacionadas à qualidade e purificação da água. Na verdade, a desinfecção da água e a proteção contra chumbo parecem estar em desacordo.
O nível de pH necessário para a desinfecção deve ser inferior a 8, mas geralmente é 8 ou superior para reduzir a solubilidade do chumbo no encanamento.
A água limpa e desinfetada é contaminada novamente pelo chumbo nos canos.
A solução para este problema pode passar pela eliminação do chumbo das canalizações, um fator que vai revolucionar por completo a indústria das canalizações.
A crescente preocupação com os subprodutos do cloro também provavelmente afetará o futuro do tratamento de água. A cloração da água leva à formação de THM.
THMs são substâncias químicas nocivas que são criadas na reação entre o cloro e substâncias naturais e orgânicas na água, como o clorofórmio.
Este gás venenoso e prejudicial para o sistema respiratório quando inalado é uma das razões mais importantes para a instalação de um filtro de chuveiro ou filtro de água em toda a casa.
É possível que pesquisas futuras encontrem outros subprodutos da cloração e o uso de cloro para desinfecção possa ser limitado.
Embora tudo isso sejam especulações, não há dúvida de que os dispositivos de filtragem e purificação de água continuarão a evoluir no futuro.
O desenvolvimento mais importante no futuro é a transformação completa da tecnologia de purificação de água de estações de tratamento de água municipais para filtros de água para toda a casa ou uma combinação de ambos.
Fonte: Artigo do dispositivo de purificação no site da Abgone Palash Gostar Navin Company