O 1° Congresso Cearense de Genética Médica tem como missão facilitar o compartilhamento de conhecimento, promover a troca de experiências e estimular a construção de redes de colaboração entre profissionais, pesquisadores e estudantes atuantes na área de Genética Médica.
Nosso objetivo é criar um ambiente dinâmico e acolhedor que permita a integração de diversas perspectivas e especialidades, fortalecendo o debate sobre os avanços científicos e as inovações tecnológicas que estão transformando o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de condições genéticas.
Realização
Apoio institucional
Apoio
Presidente da SBGM Dra. Ida Vanessa Doederlein Schwartz
Pesquisadora 1B do CNPq, professora, médica geneticista, cientista e mãe da Rosa, nascida em 2009 de parto prematuro após várias tentativas de FIV. Possui graduação em Medicina pela UFRGS (1994). É professora titular do Departamento de Genética da UFRGS, professora dos cursos de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular e de Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da UFRGS, líder do grupo de pesquisa "Avaliação de Tecnologias em Saúde para Genética Clínica", coordenadora do Instituto Nacional de Doenças Raras-InRaras e professora visitante da Universidade de Tours (Universite François Rabelais) -França (Programa Le Studium, 2025-2028). Em 2007, obteve o Prêmio Programa de Bolsa-Auxílio Grant para Mulheres na Ciência da LÓREAL - UNESCO - Academia Brasileira de Ciências. Publicou mais de 250 artigos indexados, e tem Índice H (Scopus)= 37. Atualmente, é presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica e coordenadora dos ambulatórios de erros inatos do metabolismo do Serviço de Genética Médica do HCPA, da qual foi chefe de 2020-2024. ORCID 0000-0002-7933-6687.
Mensagem das Presidentes
Entre os dias 1º e 2 de maio de 2025, geneticistas, pediatras, neurologistas (incluindo especialistas em neurologia infantil), neonatologistas, endocrinologistas, clínicos gerais, profissionais de saúde que atuam com doenças genéticas e/ou raras, além de pesquisadores e estudantes de graduação, pós-graduação e residência interessados na genética de condições patológicas, têm um encontro marcado. Será o 1º Congresso Cearense de Genética Médica realizado na cidade de Fortaleza sob os auspícios da Escola de Saúde Pública, onde ocorrerá em conjunto o Primeiro Encontro dos Residentes de Genética Médica do Ceará e o I Congresso Cearense de Doenças Raras. Este Congresso está sendo preparado com afinco com palestrantes do nosso Estado para trazer ao público de forma didática e com cunho prático as principais novidades e cuidados encontrados na área dentro do nosso Estado do Ceará. Seguindo a experiência do CONNEGEM (Congresso Norte e Nordeste de Genética Médica), iremos ter ampla discussão sobre os conceitos fundamentais da genética úteis à prática dos profissionais e estudantes interessados na área, as principais técnicas diagnósticas, as síndromes clínicas clássicas e os avanços terapêuticos. Tudo isso encabeçado por um corpo docente que contará com profissionais de destaque dos principais centros de atendimento de saúde do nosso Estado.
Este ano o lema do congresso será "O Ceará faz genética médica na assistência, no ensino, na pesquisa e na extensão". Fica claro, portanto, que temas emergentes terão destaque nas plenárias e mesas-redondas. Em particular, daremos ênfase às questões relevantes para a realidade cearense, como as estratégias para diagnóstico precoce e para acesso às novas terapias. A produção científica local também terá visibilidade com a apresentação de trabalhos de investigação e a tradicional discussão de casos desafiadores. Deste modo, estamos certos de que o 1º Cearense de Genética Médica será uma oportunidade valiosa para atualização médica e científica numa das áreas mais dinâmicas da medicina atualmente.
Deixo aqui nosso afetuoso convite para que todos compareçam à Escola de Saúde Pública do Ceará em maio de 2025! Não temos dúvidas que será uma experiência marcante que impactará de forma positiva a prática clínica de todos nós.
Um grande abraço e até breve!
Professoras Dras. Denise Carvalho de Andrade e Erlane Marques Ribeiro
Presidentes do I Congresso Cearense de Genética Médica
Presidentes
Dra. Denise Carvalho de Andrade
Médica Geneticista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Título Especialista em Genética Médica pela Sociedade Brasileira em Genética Médica - SBGM. Mestre em Ciências Fisiológicas - UECE. Doutora em Genética Médica - USP. Professora Efetiva do Curso de Medicina - UECE. Coordenadora e Pesquisadora do Laboratório de Genética Molecular - LAGEM/UECE. Membro(a) do Comitê Técnico do Ministério da Saúde em Anomalias Congênitas. Supervisora da Residência de Genética Médica - ESP/CE.
Dra. Erlane Ribeiro
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Membro da diretoria da sociedade brasileira de triagem neonatal e erros inatos do metabolismo, titular da sociedade brasileira de pediatria e sociedade brasileira de genética médica. Atualmente é médica neonatologista do Hospital Geral de Fortaleza, geneticista da APAE de Fortaleza e do Hospital Infantil Albert Sabin do Governo do Estado do Ceará, Coordenadora do Serviço de Referência de Doenças Raras do Ceará (HIAS), médica do Serviço de Referência em Triagem Neonatal, professora da Genética Médica da Faculdade de Medicina Unichristus, diretora do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Genética e Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: genética e saúde pública, diagnóstico e tratamento de doenças genéticas, aconselhamento genético e erros inatos do metabolismo.