O pensamento de Wilfred Bion tem sido considerado o espírito de nossa época, no que tem sido chamado de psicanálise contemporânea. Bion nasceu na Índia e, aos 8 anos, foi para a Inglaterra, onde cresceu e fez sua formação universitária e psicanalítica. Foi analisando de Jhon Rickman e Melanie Klein, sofrendo forte influência do pensamento desses psicanalistas, especialmente das ideias de Posições Esquizoparanoide e Depressiva, Inveja e Identificação Projetiva, extraídas da teoria de Melanie Klein, mas desenvolvidas e expandidas por Bion.
Em Manaus, só recentemente Bion tem sido ensinado nas universidades, no âmbito dos cursos de Psicologia, em especial na UFAM e na Uni Nilton Lins. Esse grupo de psicólogos, psicanalistas, professores universitários e estudantes de Psicologia se reúne com interesse nas ideias de Bion e propõe o 1º Encontro Manauara sobre o Pensamento de Bion. Para essa primeira edição, propomos o seguinte tema: "Por que Bion? – Turbulências e Novos Vértices em Psicanálise".
Este encontro tem como objetivo apresentar as ideias desse psicanalista sobre a técnica da psicanálise e sobre suas concepções a respeito do inconsciente como desconhecido, incognoscível e infinito. Bion teve especial atenção ao que o psicanalista faz na sala de análise e dá pistas sobre as formas de observação do que acontece com a dupla analítica no momento da sessão. A abertura para as várias possibilidades de vértices e modelos explicativos da subjetividade humana e do manejo clínico dará o tom das conferências e dos debates que as seguirão. No evento, também contaremos com alguns exercícios clínicos para que os participantes possam se sentir em uma oficina de trabalho, construindo-se no ofício de ser psicanalista.