A degradação ambiental e a escassez de recursos naturais renováveis constituem em um dos maiores problemas neste início de milênio, envolvendo não só profissionais que atuam mais diretamente com as questões ambientais, mas toda a humanidade. O domínio sobre os recursos naturais foi sendo imposto pela sociedade civilizatória, e, na segunda metade do século XX os seus efeitos negativos começa a emergir com impactos em diferentes partes do planeta.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, Suécia, sendo comemorado no dia 5 de junho justamente para coincidir com a data da realização dessa conferência. No Brasil, foi estabelecida a Semana do Meio Ambiente, por meio do decreto nº 86.028 em 1981 e tem como finalidade o apoio à participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país, que se encontra com a biodiversidade ameaçada.
Considerando que a problemática ambiental deve ser tratada de forma integrada e que os impactos se manifestam em diferentes escalas, o Curso de Licenciatura em Geografia do IFCE campus Crateús, convida à todos para participarem da I Semana do meio ambiente dos Sertões de Crateús, que será realizada nos dias de 5 à 7 de junho de 2023.