Apresentação:
A escassez de eventos acadêmicos que versam sobre a Estética e Filosofia da Arte é notória. Em nível internacional, ocorre bienalmente o consagrado Congresso Internacional de Estética Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Estética -ABRE, realizado – com exceção das edições de 2021 (Salvador-BA) e de 2023 (Niterói-RJ) – majoritariamente em Minas Gerais desde sua primeira edição. Fora algumas iniciativas em outras universidades, sobretudo das regiões Sul e Sudeste, os eventos que debatem exclusivamente a Estética e a Filosofia da Arte são raros, especialmente na região Norte e Nordeste. E no caso do Maranhão, esse tipo de iniciativa não é comum; salvo melhor juízo, é a primeira vez que se propõe a realização de um evento com essa temática e com essa dimensão. E a realização do I Simpósio de Estética e Filosofia da Arte - SEFILOARTE na UFMA pode contribuir consideravelmente para a promoção das pesquisas e dos debates em torno dessa área de conhecimento nessas regiões mais carentes desse tipo de evento.
E um dos motivos para reunir pesquisadores, docentes e discentes em um evento dessa natureza é que no ano de 2025 a obra fundamental do filósofo alemão Friedrich Schiller (1759-1805) completará 230 anos de publicação. A Educação estética do homem: numa série de cartas, publicada na Revista Die Horen em 1795, registra, entre outras coisas, as reflexões do autor sobre a necessidade da efetivação de um projeto de uma educação estética, responsável pela formação dos sujeitos para a liberdade. Esse projeto, já na época do filósofo, era visto como desnecessário pela maioria dos seus contemporâneos, todavia Schiller foi seu maior defensor. Ele afirmou naquelas cartas que esse projeto demoraria mais de um século para se efetivar, pois as consequências negativas do modelo de esclarecimento (Aufklarung) e as consequências violentas da Revolução Francesa que vigoravam naquele momento obstaculizavam a tarefa de um esclarecimento estético. Nesse sentido, discutir e debater sobre o projeto de uma educação estética – especialmente em uma época em que a ciência e a razão foram desacreditadas por parte da população mundial, as redes sociais se transformaram em um espaço para divulgação de fake news, a pós-verdade vem tomando paulatinamente o lugar da verdade, uma realidade paralela passa a orientar a visão de mundo de certos indivíduos e o obscurantismo e o negacionismo passam a tomar o lugar da razão – parece muito pertinente e necessário. Mais de duzentos anos depois estamos vivendo um momento complexo em que não parece ser “extemporâneo preocupar-se com as necessidades do mundo estético”.
Por conseguinte, o projeto de uma educação estética sugerido por Schiller, porém não efetivado, parece se mostrar necessário nos dias atuais. Discutir sobre esse projeto inicial e seus possíveis desdobramentos em nossa época se revela pertinente. Sendo assim, tomando o projeto schilleriano como ponto de partida e como pano de fundo, e aproveitando a comemoração dos 230 anos de sua publicação, a realização deste evento se justifica na medida em que pode contribuir para esse debate necessário em torno daquele tipo de educação.
Dessa forma, ao promover um evento com essa temática, e reunindo estudantes, docentes, artistas e pesquisadores em torno do assunto, I SEFILOARTE pode contribuir, dentro dos seus limites, para ampliar a discussão sobre a questão da educação estética em âmbito nacional. E para efetivar essa proposta o evento pretende reunir renomados pesquisadores nacionais em torno desse tema na UFMA no mês de maio de 2025.
Nesta primeira edição do evento pretende-se alcançar os seguintes objetivos:
Objetivo Geral:
Promover o intercâmbio acadêmico e a reflexão crítica entre professores, pesquisadores, estudantes e profissionais sobre as intersecções e diálogos entre beleza, gosto, arte e educação no âmbito da Estética e da Filosofia da Arte.
Objetivos Específicos:
Inscrever a Universidade Federal do Maranhão, de forma regular, no cenário nacional dos grandes debates acerca da Estética e Filosofia da Arte;
Desenvolver parcerias institucionais entre a UFMA e outras instituições de pesquisa em nível nacional, por meio do I SEFILOARTE e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estética Alemã Moderna - GEP-ESTÉTICA;
Fomentar no âmbito da UFMA pesquisas em nível de graduação e pós-graduação em Estética e Filosofia da Arte.
O evento ocorrerá na Universidade Federal do Maranhão, na cidade de São Luís, capital do Maranhão, entre os dias 14, 15 e 16 de maio de 2025, no formato híbrido. A cidade sede do evento é reconhecida mundialmente por sua efervescência cultural e agora sediará um evento que contribuirá, dentro dos seus limites, para o debate filosófico sobre arte, cultura e educação.
Vale ressaltar que o evento será realizado com o fomento da CAPES por meio do Edital PAEP/2025, o apoio institucional da UFMA, em especial do Centro de Ciências Humanas-CCH, do Departamentos de Filosofia-DEFIL, da Coordenação do Curso de Filosofia-COFIL, do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia-PROF-FILO, do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMA-PPGFIL/UFMA e pelo GEP-ESTÉTICA.
Histórico do evento:
No primeiro semestre de 2022 foi criado o Grupo de Estudos e Pesquisa em Estética Alemã - GEP-ESTÉTICA. O mesmo foi aprovado em todas as instâncias da Universidade Federal do Maranhão e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no CNPq em 2022. Desde então, estão sendo realizadas atividades permanentes de estudo e pesquisa no interior do grupo, como a leitura e interpretação de textos relacionados às linhas de pesquisa do GEP-ESTÉTICA.
Uma das metas do GEP-ESTÉTICA é a promoção de eventos acadêmicos com intuito de promover a pesquisa e o debate em torno da Estética e da Filosofia da Arte, sobretudo pela perspectiva da filosofia alemã moderna, mas sem deixar de levar em consideração outras escolas e correntes filosóficas que discutem essa área de conhecimento.
Nesse sentido, a partir dos estudos, pesquisas e debates realizados no interior do GEP-ESTÉTICA este evento foi gestado, planejado e organizado. E o tema sugerido para esta edição foi “Diálogos entre beleza, gosto, arte e educação”. Esta será a primeira edição de um evento de caráter permanente com periodicidade bienal.
Esta primeira edição do evento deve iniciar um ciclo exitoso de atividades acadêmicas em torno do tema da Estética e Filosofia da Arte, e com o apoio das instituições anteriormente mencionadas isso será possível.
Público-alvo:
Estudante de graduação
Estudante de pós-graduação
Professores e pesquisadores
Demais profissionais