O curso de Licenciatura em Matemática, juntamente com o curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de São Paulo, câmpus Birigui, tem realizado ao longo dos anos uma semana acadêmica para oportunizar a complementação acadêmico-científica de seus alunos. A SeFisMat - Semana da Física e da Matemática possibilita a aproximação entre professores e/ou pesquisadores da Matemática e áreas afins, de diversas instituições. Além disso, essa semana se configura como um espaço de troca de experiências entre alunos e professores e de integração entre os mesmos. Nesse sentido, para manter o caráter pessoal e integrador desse evento, em 2020, devido à suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19, optou-se pela não realização da SeFisMat.
No entanto, compreendendo as demandas dos estudantes do curso, bem como as solicitações do Centro Acadêmico Maria Laura Moura Mouzinho Leite Lopes e em conjunto com os professores do curso de Licenciatura em Matemática decidiu-se oferecer um evento científico como uma possibilidade de integralização das atividades científicas obrigatórias aos licenciandos da respectiva instituição.
Assim, propõe-se a realização do I Ciclo de Palestras Virtuais do curso de Licenciatura em Matemática, que não se constitui como uma ideia nova no curso, mas trata-se de organizar e realizar em um mesmo período, congregando alunos e professores das diversas turmas, as ações que já vinham acontecendo em outros momentos, em disciplinas específicas.
O evento será aberto ao público externo ao IFSP, pois acreditamos que um espaço de discussão de conhecimentos precisa ser compartilhado com a comunidade fomentando e problematizando temáticas marcadas elos avanços das pesquisas e conhecimentos direcionados para a formação de professores, suas práticas pedagógicas e a matemática em geral.
O Primeiro Ciclo de Palestras Virtuais do curso de Licenciatura em Matemática, é uma proposta resultante da busca por um profissional aberto as múltiplas exigências de um tornar-se professor de matemática em relação com as demandas de uma sociedade que se ressignifica em um processo de metamorfose constante, na qual o sujeito se evidencia perante sua capacidade de conciliar as diferenças e semelhanças na busca por um formar-se onde a matemática pode nos ajudar a explicar, entender e agir em sociedade.