03 de dezembro de 2020
Horário: 18h - 22h
ST 1 - Estudos de Letramentos e
Multimodalidade - Mediadora:
Vanderlene Vasconcelos
Link de transmissão: http://meet.google.com/ccb-ixzb-mji
1. Proposta
de Análise e de Produção do Gênero Charge: Contribuições da Gramática do Design
Visual. Maria Aparecida
Resende Ottoni; Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi.
2. Práticas
de Letramento em Ambiente não escolar: Processos Emancipatórios em Situações de
Vulnerabilidade Social em Tempo de Pandemia. Francisco José Gomes Pereira; Leandra Ines Seganfredo
Santos.
3. O
Letramento da Aprendizagem de Crianças Disléxicas: O uso dos Contos Infantis. Thais Faustino Bezerra; José Wellington
Macêdo Viana; Maria Carla dos Santos Nogueira.
4. Letramentos
Críticos na Ampliação de Sentidos de Professora-Pesquisadora de
Línguas/Linguagens.
Rosana Iriani Daza de Garcia.
5. Leitura
e Mediação: Reflexões acerca da formação do Professor e Intervenções sobre a
Práticas de Leitura. Cristina
Barreto Santos Da Silva.
7. Letramentos
Críticos e Multimodalidade na Formação de Professores de Língua Portuguesa. Vanderlene Ferrassoli Santos Vasconcelos;
Elisandra Rios da Silva Pamponet Duarte.
8. Projeto de Letramento em Língua Portuguesa:
Um novo Olhar sobre o Processo de Leitura e Escrita em Tempos de Pandemia.
Grasiela Aparecida Coutinho.
9. Formação Inicial e Continuada (Remota) de
Professores: Uma Experiência a partir da Implementação de um Projeto na
Plataforma Educa Planner. Nathany Gonçalves Santos; Ana Flávia Soares Silva
Tolentino; Francely Aparecida dos Santos.
10. História
Indígena: A Importância do Ensino de História da América para a Construção de
Alteridades. Leticia
Queiroz Silva; Luís Henrique Teixeira Raubustt; Thaynara Mariana do Nascimento.
11. Currículo da Educação Infantil – uma
análise dos documentos oficiais. Jaqueline Aparecida da Silva Rodrigues; Ione da Silva Cunha Nogueira.
ST 2 - Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação - Mediadora:
Cláudia Bertoso
Link de transmissão: https://meet.google.com/zeu-wdkh-skm
1. O Ensino de Teatro em Tempos Remotos no Instituto
Federal de Sergipe. Walisson Bispo do Espirito Santo.
2. Legado Freiriano: Caminhos para a Construção de
uma Prática Docente de Excelência. Patrícia Martins Alves do Prado.
3. Uma Prática Mediadora de Saberes:
Interexperiências Formativas e Produção do Conhecimento. Karla Maria
Lima Figueiredo Bené Barbosa; Sônia Maria Rocha Sampaio.
4. A Formação e a Prática, na Realidade, do
Professor de Ciências Naturais do 9º ano do Ensino Fundamental. Sérgio Luiz da
Silva.
5. A Formação de Professores nas Instituições
Públicas de Goiás. Dagmar Dnalva da Silva Bezerra.
6. O
Desenvolvimento da Consciência Histórica por meio da utilização de Metodologias
Ativas no Ensino de História: A Percepção de Graduandos em Pedagogia de um
Centro Universitário do Noroeste Paulista. Ana Paula dos Santos Prado;
Tânia Regina Zimmermann
7. As
Práticas e Metodologias de Ensino Adotadas para as Aulas Remotas. Gercimar Martins Cabral Costa.
8. Educação Transformadora: Perspectivas para o Ensino de
História Decolonial. Dhéssica Ramos da Silva (UEG).
9. Estado
de Conhecimento das Produções Científicas sobre as Políticas de Formação
Continuada de Professores na Perspectiva da Escola em Tempo Integral entre os anos
de 2015 a 2020. Anita
Baraldi Rolim; Tarcísio
Luiz Pereira.
10. Propostas
Metodológicas para Prática de Ensino de Cartografia em Geografia. Lucas Henrique de Souza, Nathália Pereira
Dourado e Patrícia Helena Mirandola Garcia
11. O
Ensino da Matemática na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e da
Psicologia Histórico Cultural. Alexandra
Dionísio Dos Santos; André Cristovão Sousa; Deborah Miranda Avares.
ST 3 - Educação e Movimentos Sociais - Mediadores: Nildo Viana e Renan Lima
Link de transmissão: https://meet.google.com/tfm-wnhj-tqu
1. Arquitetônica
Discursiva na Resenha de Produtos Culturais: Construção do Pensamento Crítico sobre
Desigualdades - Enrico
de Castro Carvalho Silva.
2. Contextualizando
a Educação Brasileira na Contemporaneidade. Edênia Raquel Barros Bezerra de Moura; Marianne Louise
Marinho Mendes; Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias.
3. As
Contribuições de Lobato para a Discussão sobre o racismo na obra Caçadas de Pedrinho. Gezimiel Oliveira Nascimento Filho; Vanderlene
Ferrassoli Santos Vasconcelos.
4. A
Disciplina de Moral e Cívica: O Tecnicismo Pedagógico e a Educação para o Mercado
de Trabalho no Período Militar. Hugo Alves Gonçalves; Maycon Regis Nogueira dos Santos.
5. Escola
Sem Partido (ESP) e “Ideologia de Gênero”: Os Caminhos percorridos pelo
Programa. Maycon Regis Nogueira dos Santos; Hugo Alves Gonçalves; Paulo Fioravante Garreta.
6. A
Gestão Democrática no PEE Paulista - As Tensões do Cargo de Diretor Escolar. Eduardo Gomes Neto.
7. A Especificidade do
Movimento Secundarista. Esp. Renan Lima; Prof. Dr. Nildo
Viana.
8. Formação de Professores para a Educação das
Relações Étnico-Raciais: Um Olhar Atento para Licenciaturas da UFMS – CPTL.
Pablo Afonso Silva e Andresa Fernanda da Silva
9. A Exclusão e a Desigualdade Social do Aluno.
Regyane Rodrigues dos Reis; Marcus Vinícius Costa da Conceição.
10. O Papel da
Coordenação Pedagógica na Formação Docente em Serviço – Um Olhar sobre as
Produções Científicas Nacionais entre os anos de 2015 a 2020. Célia Neves Félix.
ST 4 - Educação, Imagem e Cultura Visual - Mediadores: Jean Isídio e Marcus
Vinícius
Link de transmissão: https://meet.google.com/rii-bknw-pcs
1. Desenvolvimento
de Critérios Avaliativos para o Desempenho Oral do Professor de Língua
Estrangeira. Diego Fernando
de Oliveira.
2. A
Nova Cultura Visual da Criança e do Adolescente nas Aulas de Arte em São Paulo
a partir da Animação Naruto: Ressonâncias e Novas Poéticas. Isac dos Santos Pereira.
3. Educação,
História e Cineclubismo: As Cores da História se parecem muito mais reais
quando vistas nas telas. Talita
Kelly Souza de Oliveira.
4. O
Lugar da Literatura e do Cinema na Escola. Marli Maria Veloso.
5. Técnica
Klauss Vianna para a Docência em Teatro: Quadrilha Junina. Walisson Bispo do Espirito Santo; Marcia
Cristina Baltazar.
6. Análise das Relações de Gênero em Filmes de
Princesa da Walt Disney: Por uma
Educação Empoderada (1998-2016). Aline Alves Machado e Tânia Regina
Zimmermann.
7. Reflexões Bibliográficas sobre as Diferentes Perspectivas do Ensino de História Medieval no Município de Juazeiro (BA). Lorene Rose Ribeiro dos Santos e Luciano José Vianna.
8. Possibilidades de Análise da Cultura Visual
Medieval a Formação de Professores de História: O Caso das Chamadas “Três
Ordens”. Luciano José Vianna.
9. 20XARTE: Uma Ferramenta Pedagógica às
Práticas Antirracista. João Vitor Oliveira Silva; Natasha da Silva
Fernandes.
10. Telenovela como Ferramenta de Ensino. Gabrielle
Andrade da Silva.
11. A Religião e as Relações de Gênero. Érica Nelcina da Silva.
12. Pensando o Desafio Docente na Formação Continuada para a Efetivação da Práxis Pedagógica: Uma Reflexão Bibliográfica. Luís Acleude de Moura Leal.
ST 5 - Educação Especial e Diversidade - Mediadoras: Nêuda Batista; Marcilania Gonçalves da Aparecida; Romilda Alves da Silva Araújo
Link de transmissão: http://meet.google.com/nqz-ugqc-owu
1. A
Pluralidade na Educação Infantil: O Texto Literário como Espaço privilegiado de
encontro com o Outro. Marcela
Ferreira da Silva; Lais Cristina Rocha de Jesus.
2. Literatura e Educação Especial: O Processo de
Inclusão Social Mediado pelo Mundo da Leitura. Maria Selma Pereira Souza.
3. A
Educação para as Relações Étnicos Raciais na BNCC: O que avançamos na Educação
Infantil. Rogério
Oliveira Santana e Crisley de Souza Almeida Santana.
4. INCLUSÃO
ESCOLAR: Um Ambiente Propício ao Desenvolvimento da Autonomia do Aluno. Francielcio Silva da Costa; Marcilene
Resende Gomes Costa.
5. Alunos
com Deficiências: Sujeitos de Potencialidades. Ana Paula Manica; Fernanda Welter Adams.
6. Diversidade
e Interculturalismo na Educação. Nêuda Batista Mendes França.
7. O
Debate sobre Diversidade com Jovens e Adultos em Situação de Hospitalização na
Classe Hospitalar do HRCC. Aline Martins Gomes.
8. Professores
do Ensino Fundamental Anos Iniciais a Inclusão de Alunos com Deficiência. Washington Alves Pagane SEMED – Campo
Grande/MS; Elisângela Rodrigues Furtado SEMED – Campo Grande/MS.
9. A
Formação em Serviço e os Reflexos na Educação Inclusiva. Nayla Marcatto da Costa.
10. Glossário em Libras Baseado em Corpus
Especializado da Área da História. Vanessa Gomes dos Santos Silva.
11. Transtorno do Espectro Autista (TEA) e
Inclusão nas Práticas Pedagógicas da Escola Regular: Problemas e
Possibilidades. Áurea Cintra de Azevedo Marra; Lucianne Oliveira Monteiro
Andrade.
12. Por uma Reflexão sobre Orientação Sexual na
Formação de Professores de Matemática. Luciano Feliciano de Lima.
ST 6 - Sociedade e Educação: Autonomia e
Emancipação - Mediação:
Erisvaldo Souza e Reinaldo Souza
Link de transmissão: https://meet.google.com/qzk-bnjt-ibz
1. A Educação Integral na
Perspectiva de Paulo Freire. Edna Liberato Vieira Guimarães.
2. A Gestão Democrática no
Domínio Sociopolítico da Pedagogia Social. Eduardo Gomes Neto.
3. O Estudo Alienado. Rubens Vinícius da Silva; Diego Marques
Pereira dos Anjos.
4. Educação
de jovens e adultos: Emancipação ou controle burocrático da instituição escolar. Erisvaldo Souza.
5. Infância e Educação na
Aldeia Ofaié-Xavante. Andressa
Luiza Montanha de Araújo; Ione da Silva Cunha Nogueira.
6. Do Fenômeno da Violência
às Violências Sexuais Infantis: A Manutenção Histórica no Cenário Brasileiro. Lieny Munhoz Martins; Tânia Regina
Zimmermann.
7. Os Impactos na
Aprendizagem causados pela Aprovação e Reprovação Escolar em Tempos de Pandemia.
Grazielly Katarinni
Gomes Lemos; Danusa de Lima Mesquita; Valmir Gomes da Silva.
8. Articulações do Graffiti: Redes, memórias e identidade cultural em
Goiânia. Wesley Vieira de Souza; Vanessa Gomes dos Santos Silva.
9. Valorizando Identidades com Migrantes Venezuelanos no Ensino de
Português como Língua de Acolhimento na Modalidade de Ensino Remoto
Emergencial. Fabiana Thais Pereira Pedraza e Matheus Alves de Oliveira.
10. A Influência da Sociologia na Educação e na Sociedade. Danusa Lima
de Mesquita Souza; Grazielly Katarinni Gomes Lemos; Valmir Gomes da Silva.
ST 7 - Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação na Educação - Mediadora: Márcia Mendes
Link de transmissão: https://meet.google.com/xow-difh-ees
1. Tessituras Experienciais
Formativas sob a Educação Crítica com Docentes na Educação Básica: Fake News,
Desinformação e suas Implicações. Lucinalva de Almeida Silva; Marcelo Silva de Souza Ribeiro.
2. Tecnologia de Softwares
Computacionais Livres na Educação. Kleine José da Rocha.
3. Perfil Didático dos
Professores de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília. Paulo Leite de Mesquita.
4. Reflexões sobre Validade,
Monólogos e Avaliações Remotas. Marcelo Velloso Garcia; Vítor Castelões Gama; Gladys
Quevedo-Camargo.
5. Metáforas Conceptuais em
Narrativas de Aprendizagem em Tecnologias Digitais no Ensino EAD. Jacqueline Helen de Lima; Danúbia da
Costa Teixeira; Débora Rith Costa Teixeira.
6. Uso de Mensageiros
Instantâneos em Telecolaboração: O status do recurso “Chat” no Ambiente de
Teletandem. Priscilla
de Souza Ferro.
7. O Papel das TDCIS no
Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa em uma Escola Municipal de Ensino
Fundamental I durante a Pandemia. Jane Helen Gomes de Lima.
8. A Orientação da Pesquisa
Escolar na Perspectiva do Professor do Ensino Médio do CEPAE. Sheila Cristina Frazão; Fernanda
Cruvinel Pimentel.
9. Acessibilidade Digital: A
Potencialidade, a Aplicabilidade e a Usabilidade das Redes Sociais na Inclusão de
Pessoas com Deficiências.
Luciandro Tassio Souza.
10. Um estudo sobre o uso das TIC na educação de Jovens e Adultos. Carlos
José dos Santos e Dagmar Dnalva da Silva Bezerra.
11. A Tecnologia como Ferramenta de Auxílio para Trabalhar “Clarice
Lispector”: Uma Possibilidade para o Processo de Leitura e de Escrita. Welia
Pereira de Araújo; Thais Faustino Bezerra.
12. Gravação de Vídeos de Matemática: uma possibilidade de interação entre
escola-universidade. Maria Francisca da Cunha e Luciano Feliciano de Lima.
13. Tecnologia
e Educação: Fascínio ou Rejeição? Análise dos Processos Formativos Inicial e
Continuado dos Professores, com Ênfase na Utilização das TDIC em Sala de Aula. Domingos
Josenilson Nunes Ramos.
ST 8 - Temas Livres 1 - Mediação: Jordana de Castro
Link de transmissão: http://meet.google.com/dge-ypjh-emf
1. Educação, Direitos Humanos
e a Crise Migratória: Diálogos em Hannah Arendt. Daniele Lopes Oliveira.
2. Sistema de Proteção
Escolar e a não Violência em Ambiências Escolares de Jales, SP. Adriano Marques Fernandes, Tânia Regina Zimmermann.
3. Desafios da Educação
Brasileira em Tempos de Pandemia: Olhar de Professor. Marcela Ferreira da Silva.
4. Educação Religiosa e
Liberdade Sexual em Conventos no Brasil Colônia (XVII a XVIII). Amanda Coutinho de Souza, Tânia Regina
Zimmermann.
5. O Novo “Mundo do Crime”: A
Ética e a Estética da Juventude Faccionada Analisada a partir do Proibidão. Luiz Eduardo Lopes Silva.
6. A Interação dos Jogos com
o Campo Histórico: “Show Do Vargas’’ dentro da sala de aula como Meio
Interativo. José Victor
Ferreira Rocha dos Santos; Ana Virgínia de Andrade Lima.
7. Teorias Diacrônicas;
perspectivas Metodológicas: Conceitos Espaçados sobre a Fenomenologia da
Literatura. Silvio Tony
Santos de Oliveira; Hermano de França Rodrigues.
8. A Variação Linguística e o
Ensino de Língua Portuguesa: Análise de Materiais Didáticos. Celineide Camões dos Santos.
9. A escola e o território: a
intersetorialidade e a cartografia social como modos de ativar respostas
coletivas a diferentes impasses que se presentificam no cotidiano escolar. João Cariello de Moraes.
10. A Formação da
Subjetividade dos Trabalhadores-Estudantes de Licenciatura na UFG. Bethânia Marques Teles.
11. “EDUCUIDAR” em Tempos de
Pandemia: Prática de Escuta com Educadores de Escolas Públicas. Clara Maria Miranda de Sousa; Emanoela
de Souza Lima; Marcelo Silva de Souza Ribeiro.
12. O Reflexo da Crença de um
Messianismo Milenarista na Educação. Natasha Fernandes; João Vitor Oliveira.
ST 9 - Temas Livres 2 – Mediação: Edmilson Marques
Link de transmissão: http://meet.google.com/czz-mqhh-jki
1. A Relação entre
Alimentação e Aprendizagem. Gilson Xavier de Azevedo; Gercimar Martins Cabral Costa.
2. A Função da Produção de
Texto na Escola: Mediação do Professor nas Aulas de Redação. Gustavo Santos de Macedo.
3. Discursos Sacros e
Profanos contidos na Folia da Roça de Cabeceiras – GO: Desafios da Pandemia. Juliana Eva Eronides Xavier.
4. Processos de Referenciação
e Construção de Sentidos: Uma análise à luz de Redações Escolares do Ensino
Médio. Dayana Paulino
Barbosa; Deysiane Paulino Barbosa.
5. Conflitos Identitários na
Adolescência em um Jeito Torto de Vir ao Mundo, de Adelice da Silveira Barros. Ana Paula de Souza Brito.
6. A Semântica dos Tempos
Verbais do Futuro Cronológico e Morfológico em Redações Escolares e Textos Jornalísticos
do Estado de Alagoas. Deysiane
Paulino Barbosa.
7. A Importância da Educação
Ambiental na Perspectiva de Estudantes do Ensino Superior: Uma Experiência dos
Cursos de Pedagogia no Brasil e Licenciatura em Educação Básica em Portugal. Ana Paula dos Santos Prado; Regina Maria
de Souza
8. Educação Física Escolar:
Formação Continuada nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Campo Grande.
Elisangela Rodrigues
Furtado.
9. A História da Infância no
Brasil. Suelen Pires de
Siqueira; Marcus Vinícius Costa da Conceição.
10. Processos Formativos no
Brasil: Um Diálogo
Permanente. Tarciany Alves Pereira; Domingos Josenildo Nunes Ramos.
11. Políticas Educacionais:
Concepções, propostas e projetos pedagógicos em desenvolvimento no município de
Arraial do Cabo/RJ. Sandy
Gomes Pereira; Ediléia Alves Mendes Souza; Francely Aparecida dos Santos.
12. Reflexões Iniciais sobre as Linguagens do Conteúdo de História Medieval no Livro Didático: Uma Análise Bibliográfica. Antonione Antunes dos Santos