CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO UEG

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO UEG

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Campus Norte promove o  Congresso Internacional de Educação. O tema dessa edição é Educação em Perspectiva - Desafios na Sociedade Contemporânea, o objetivo é o de realizar discussões sobre os desafios da educação na sociedade contemporânea. A temática é bastante oportuna visto que os constantes ataques sofridos à produção científica e também às universidades públicas na atual conjuntura política tem se tornado cada vez mais recorrentes. Cabe a educação assumir um protagonismo crítico contra essa tendência burocrática e conservadora. A temática é ampla, mas que tem como enfoque discutir a educação numa perspectiva crítica. O evento focalizará uma série de temas voltados para a reflexão da educação que também serão abordados nas conferências, mesas redondas, minicursos e grupos de trabalhos.

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



PROGRAMAÇÃO COMPLETA

01 de dezembro de 2020

  • Jornadas de TCCS

          Horário: 08:00-12:00


Conferência de Abertura (19:00-21:30)

  • Competências Sócio-Emocionais: Uma Reflexão Sobre a Intencionalidade do Capital na Educação.

          Dr.ª Talita Bordignon (UFG)

          Link de transmissão: https://youtu.be/vzCOzBNPAqU 


02 de dezembro de 2020

  • Jornadas de TCCS

           Horário: 08:00-12:00


Mesa Redonda (18:00-19:00)

  • Educação em Perspectiva - Desafios na Sociedade Contemporânea.

          Dr. Paulo Fioravante Giareta (UFMS)

          Dr. Diego Marques (Instituto Federal Goiano)

          Link de transmissão: https://youtu.be/tuBXskJA958 


Conferência Internacional (19:30- 21:00)

  • Desafios para práticas críticas na pesquisa-formação de professores.

          Dr. Luis Alvarado Prada (UNILA)

          Link de transmissão: https://youtu.be/mz0NY8adsdg 


 03 de dezembro de 2020

  • Jornadas de TCCS

          Horário: 08:00-12:00


  • Minicursos

          Horário: 14:00-16:00


  • Simpósios Temáticos

           Horário: 18:00-22:00


04 de dezembro de 2020

  • Jornadas de TCCS

          Horário: 08:00-12:00


  • Minicursos

          Horário: 14:00-16:00


Conferência de Encerramento (19:00-21:30)

  • Educação em Perspectiva: As Reformas Educacionais como Desafio aos Profissionais da Educação no século XXI. 

          Dr. Luiz Carlos Bento (UFMS)

          Link de transmissão: https://youtu.be/3J734WvnT10  


PROGRAMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES DOS STS

03 de dezembro de 2020

Horário: 18h - 22h


ST 1 - Estudos de Letramentos e Multimodalidade - Mediadora: Vanderlene Vasconcelos

Link de transmissão: http://meet.google.com/ccb-ixzb-mji 


1. Proposta de Análise e de Produção do Gênero Charge: Contribuições da Gramática do Design Visual. Maria Aparecida Resende Ottoni; Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi.

2. Práticas de Letramento em Ambiente não escolar: Processos Emancipatórios em Situações de Vulnerabilidade Social em Tempo de Pandemia. Francisco José Gomes Pereira; Leandra Ines Seganfredo Santos.

3. O Letramento da Aprendizagem de Crianças Disléxicas: O uso dos Contos Infantis. Thais Faustino Bezerra; José Wellington Macêdo Viana; Maria Carla dos Santos Nogueira.

4. Letramentos Críticos na Ampliação de Sentidos de Professora-Pesquisadora de Línguas/Linguagens. Rosana Iriani Daza de Garcia.

5. Leitura e Mediação: Reflexões acerca da formação do Professor e Intervenções sobre a Práticas de Leitura. Cristina Barreto Santos Da Silva.

7. Letramentos Críticos e Multimodalidade na Formação de Professores de Língua Portuguesa. Vanderlene Ferrassoli Santos Vasconcelos; Elisandra Rios da Silva Pamponet Duarte.

8. Projeto de Letramento em Língua Portuguesa: Um novo Olhar sobre o Processo de Leitura e Escrita em Tempos de Pandemia. Grasiela Aparecida Coutinho.

9. Formação Inicial e Continuada (Remota) de Professores: Uma Experiência a partir da Implementação de um Projeto na Plataforma Educa Planner. Nathany Gonçalves Santos; Ana Flávia Soares Silva Tolentino; Francely Aparecida dos Santos.

10. História Indígena: A Importância do Ensino de História da América para a Construção de Alteridades. Leticia Queiroz Silva; Luís Henrique Teixeira Raubustt; Thaynara Mariana do Nascimento.

11. Currículo da Educação Infantil – uma análise dos documentos oficiais. Jaqueline Aparecida da Silva Rodrigues; Ione da Silva Cunha Nogueira.

 

ST 2 - Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação - Mediadora: Cláudia Bertoso

Link de transmissão: https://meet.google.com/zeu-wdkh-skm


1. O Ensino de Teatro em Tempos Remotos no Instituto Federal de Sergipe. Walisson Bispo do Espirito Santo.

2. Legado Freiriano: Caminhos para a Construção de uma Prática Docente de Excelência. Patrícia Martins Alves do Prado.

3. Uma Prática Mediadora de Saberes: Interexperiências Formativas e Produção do Conhecimento. Karla Maria Lima Figueiredo Bené Barbosa; Sônia Maria Rocha Sampaio.

4. A Formação e a Prática, na Realidade, do Professor de Ciências Naturais do 9º ano do Ensino Fundamental. Sérgio Luiz da Silva.

5. A Formação de Professores nas Instituições Públicas de Goiás. Dagmar Dnalva da Silva Bezerra.

6. O Desenvolvimento da Consciência Histórica por meio da utilização de Metodologias Ativas no Ensino de História: A Percepção de Graduandos em Pedagogia de um Centro Universitário do Noroeste Paulista. Ana Paula dos Santos Prado; Tânia Regina Zimmermann

7. As Práticas e Metodologias de Ensino Adotadas para as Aulas Remotas. Gercimar Martins Cabral Costa.

8. Educação Transformadora: Perspectivas para o Ensino de História Decolonial. Dhéssica Ramos da Silva (UEG).

9. Estado de Conhecimento das Produções Científicas sobre as Políticas de Formação Continuada de Professores na Perspectiva da Escola em Tempo Integral entre os anos de 2015 a 2020. Anita Baraldi Rolim; Tarcísio Luiz Pereira.

10. Propostas Metodológicas para Prática de Ensino de Cartografia em Geografia. Lucas Henrique de Souza, Nathália Pereira Dourado e Patrícia Helena Mirandola Garcia

11. O Ensino da Matemática na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico Cultural. Alexandra Dionísio Dos Santos; André Cristovão Sousa; Deborah Miranda Avares.

 

ST 3 - Educação e Movimentos Sociais - Mediadores: Nildo Viana e Renan Lima

Link de transmissão: https://meet.google.com/tfm-wnhj-tqu


1. Arquitetônica Discursiva na Resenha de Produtos Culturais: Construção do Pensamento Crítico sobre Desigualdades - Enrico de Castro Carvalho Silva.

2. Contextualizando a Educação Brasileira na Contemporaneidade. Edênia Raquel Barros Bezerra de Moura; Marianne Louise Marinho Mendes; Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias.

3. As Contribuições de Lobato para a Discussão sobre o racismo na obra Caçadas de Pedrinho. Gezimiel Oliveira Nascimento Filho; Vanderlene Ferrassoli Santos Vasconcelos.

4. A Disciplina de Moral e Cívica: O Tecnicismo Pedagógico e a Educação para o Mercado de Trabalho no Período Militar. Hugo Alves Gonçalves; Maycon Regis Nogueira dos Santos.

5. Escola Sem Partido (ESP) e “Ideologia de Gênero”: Os Caminhos percorridos pelo Programa.  Maycon Regis Nogueira dos SantosHugo Alves Gonçalves; Paulo Fioravante Garreta.

6. A Gestão Democrática no PEE Paulista - As Tensões do Cargo de Diretor Escolar. Eduardo Gomes Neto.

7. A Especificidade do Movimento Secundarista. Esp. Renan Lima; Prof. Dr. Nildo Viana.

8. Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais: Um Olhar Atento para Licenciaturas da UFMS – CPTL. Pablo Afonso Silva e Andresa Fernanda da Silva

9. A Exclusão e a Desigualdade Social do Aluno. Regyane Rodrigues dos Reis; Marcus Vinícius Costa da Conceição.

10. O Papel da Coordenação Pedagógica na Formação Docente em Serviço – Um Olhar sobre as Produções Científicas Nacionais entre os anos de 2015 a 2020. Célia Neves Félix.

 

ST 4 - Educação, Imagem e Cultura Visual - Mediadores: Jean Isídio e Marcus Vinícius

Link de transmissão: https://meet.google.com/rii-bknw-pcs


1. Desenvolvimento de Critérios Avaliativos para o Desempenho Oral do Professor de Língua Estrangeira. Diego Fernando de Oliveira.

2. A Nova Cultura Visual da Criança e do Adolescente nas Aulas de Arte em São Paulo a partir da Animação Naruto: Ressonâncias e Novas Poéticas. Isac dos Santos Pereira.

3. Educação, História e Cineclubismo: As Cores da História se parecem muito mais reais quando vistas nas telas. Talita Kelly Souza de Oliveira.

4. O Lugar da Literatura e do Cinema na Escola. Marli Maria Veloso.

5. Técnica Klauss Vianna para a Docência em Teatro: Quadrilha Junina. Walisson Bispo do Espirito Santo; Marcia Cristina Baltazar.

6. Análise das Relações de Gênero em Filmes de Princesa da Walt Disney:  Por uma Educação Empoderada (1998-2016). Aline Alves Machado e Tânia Regina Zimmermann.

7. Reflexões Bibliográficas sobre as Diferentes Perspectivas do Ensino de História Medieval no Município de Juazeiro (BA). Lorene Rose Ribeiro dos Santos  Luciano José Vianna.

8. Possibilidades de Análise da Cultura Visual Medieval a Formação de Professores de História: O Caso das Chamadas “Três Ordens”. Luciano José Vianna.

9. 20XARTE: Uma Ferramenta Pedagógica às Práticas Antirracista. João Vitor Oliveira Silva; Natasha da Silva Fernandes.

10. Telenovela como Ferramenta de Ensino. Gabrielle Andrade da Silva.

11. A Religião e as Relações de Gênero. Érica Nelcina da Silva.

12. Pensando o Desafio Docente na Formação Continuada para a Efetivação da Práxis Pedagógica: Uma Reflexão Bibliográfica. Luís Acleude de Moura Leal. 


ST 5 - Educação Especial e Diversidade - Mediadoras: Nêuda Batista; Marcilania Gonçalves da Aparecida; Romilda Alves da Silva Araújo

Link de transmissão: http://meet.google.com/nqz-ugqc-owu


1. A Pluralidade na Educação Infantil: O Texto Literário como Espaço privilegiado de encontro com o Outro. Marcela Ferreira da Silva; Lais Cristina Rocha de Jesus.

2. Literatura e Educação Especial: O Processo de Inclusão Social Mediado pelo Mundo da Leitura. Maria Selma Pereira Souza.

3. A Educação para as Relações Étnicos Raciais na BNCC: O que avançamos na Educação Infantil. Rogério Oliveira Santana e Crisley de Souza Almeida Santana.

4. INCLUSÃO ESCOLAR: Um Ambiente Propício ao Desenvolvimento da Autonomia do Aluno. Francielcio Silva da Costa; Marcilene Resende Gomes Costa.

5. Alunos com Deficiências: Sujeitos de Potencialidades. Ana Paula Manica; Fernanda Welter Adams.

6. Diversidade e Interculturalismo na Educação. Nêuda Batista Mendes França.

7. O Debate sobre Diversidade com Jovens e Adultos em Situação de Hospitalização na Classe Hospitalar do HRCC. Aline Martins Gomes.

8. Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais a Inclusão de Alunos com Deficiência. Washington Alves Pagane SEMED – Campo Grande/MS; Elisângela Rodrigues Furtado SEMED – Campo Grande/MS.

9. A Formação em Serviço e os Reflexos na Educação Inclusiva. Nayla Marcatto da Costa.

10. Glossário em Libras Baseado em Corpus Especializado da Área da História. Vanessa Gomes dos Santos Silva.

11. Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Inclusão nas Práticas Pedagógicas da Escola Regular: Problemas e Possibilidades. Áurea Cintra de Azevedo Marra; Lucianne Oliveira Monteiro Andrade.

12. Por uma Reflexão sobre Orientação Sexual na Formação de Professores de Matemática. Luciano Feliciano de Lima.

 

ST 6 - Sociedade e Educação: Autonomia e Emancipação - Mediação: Erisvaldo Souza e Reinaldo Souza

Link de transmissão: https://meet.google.com/qzk-bnjt-ibz


1. A Educação Integral na Perspectiva de Paulo Freire. Edna Liberato Vieira Guimarães.

2. A Gestão Democrática no Domínio Sociopolítico da Pedagogia Social. Eduardo Gomes Neto.

3. O Estudo Alienado. Rubens Vinícius da Silva; Diego Marques Pereira dos Anjos.

4. Educação de jovens e adultos: Emancipação ou controle burocrático da instituição escolar.  Erisvaldo Souza.

5. Infância e Educação na Aldeia Ofaié-Xavante. Andressa Luiza Montanha de Araújo; Ione da Silva Cunha Nogueira.

6. Do Fenômeno da Violência às Violências Sexuais Infantis: A Manutenção Histórica no Cenário Brasileiro. Lieny Munhoz Martins; Tânia Regina Zimmermann.

7. Os Impactos na Aprendizagem causados pela Aprovação e Reprovação Escolar em Tempos de Pandemia. Grazielly Katarinni Gomes Lemos; Danusa de Lima Mesquita; Valmir Gomes da Silva.

8. Articulações do Graffiti: Redes, memórias e identidade cultural em Goiânia. Wesley Vieira de Souza; Vanessa Gomes dos Santos Silva.

9. Valorizando Identidades com Migrantes Venezuelanos no Ensino de Português como Língua de Acolhimento na Modalidade de Ensino Remoto Emergencial. Fabiana Thais Pereira Pedraza e Matheus Alves de Oliveira.

10. A Influência da Sociologia na Educação e na Sociedade. Danusa Lima de Mesquita Souza; Grazielly Katarinni Gomes Lemos; Valmir Gomes da Silva.

 

ST 7 - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação - Mediadora: Márcia Mendes

Link de transmissão: https://meet.google.com/xow-difh-ees


1. Tessituras Experienciais Formativas sob a Educação Crítica com Docentes na Educação Básica: Fake News, Desinformação e suas Implicações. Lucinalva de Almeida Silva; Marcelo Silva de Souza Ribeiro.

2. Tecnologia de Softwares Computacionais Livres na Educação. Kleine José da Rocha.

3. Perfil Didático dos Professores de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília. Paulo Leite de Mesquita.

4. Reflexões sobre Validade, Monólogos e Avaliações Remotas. Marcelo Velloso Garcia; Vítor Castelões Gama; Gladys Quevedo-Camargo.

5. Metáforas Conceptuais em Narrativas de Aprendizagem em Tecnologias Digitais no Ensino EAD. Jacqueline Helen de Lima; Danúbia da Costa Teixeira; Débora Rith Costa Teixeira.

6. Uso de Mensageiros Instantâneos em Telecolaboração: O status do recurso “Chat” no Ambiente de Teletandem. Priscilla de Souza Ferro.

7. O Papel das TDCIS no Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental I durante a Pandemia. Jane Helen Gomes de Lima.

8. A Orientação da Pesquisa Escolar na Perspectiva do Professor do Ensino Médio do CEPAE. Sheila Cristina Frazão; Fernanda Cruvinel Pimentel.

9. Acessibilidade Digital: A Potencialidade, a Aplicabilidade e a Usabilidade das Redes Sociais na Inclusão de Pessoas com Deficiências. Luciandro Tassio Souza.

10. Um estudo sobre o uso das TIC na educação de Jovens e Adultos. Carlos José dos Santos e Dagmar Dnalva da Silva Bezerra.

11. A Tecnologia como Ferramenta de Auxílio para Trabalhar “Clarice Lispector”: Uma Possibilidade para o Processo de Leitura e de Escrita. Welia Pereira de Araújo; Thais Faustino Bezerra.

12. Gravação de Vídeos de Matemática: uma possibilidade de interação entre escola-universidade. Maria Francisca da Cunha e Luciano Feliciano de Lima.

13. Tecnologia e Educação: Fascínio ou Rejeição? Análise dos Processos Formativos Inicial e Continuado dos Professores, com Ênfase na Utilização das TDIC em Sala de Aula. Domingos Josenilson Nunes Ramos.

 

ST 8 - Temas Livres 1 - Mediação: Jordana de Castro

Link de transmissão: http://meet.google.com/dge-ypjh-emf 


1. Educação, Direitos Humanos e a Crise Migratória: Diálogos em Hannah Arendt. Daniele Lopes Oliveira.

2. Sistema de Proteção Escolar e a não Violência em Ambiências Escolares de Jales, SP. Adriano Marques Fernandes, Tânia Regina Zimmermann.

3. Desafios da Educação Brasileira em Tempos de Pandemia: Olhar de Professor. Marcela Ferreira da Silva.

4. Educação Religiosa e Liberdade Sexual em Conventos no Brasil Colônia (XVII a XVIII). Amanda Coutinho de Souza, Tânia Regina Zimmermann.

5. O Novo “Mundo do Crime”: A Ética e a Estética da Juventude Faccionada Analisada a partir do Proibidão. Luiz Eduardo Lopes Silva.

6. A Interação dos Jogos com o Campo Histórico: “Show Do Vargas’’ dentro da sala de aula como Meio Interativo. José Victor Ferreira Rocha dos Santos; Ana Virgínia de Andrade Lima.

7. Teorias Diacrônicas; perspectivas Metodológicas: Conceitos Espaçados sobre a Fenomenologia da Literatura. Silvio Tony Santos de Oliveira; Hermano de França Rodrigues.

8. A Variação Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa: Análise de Materiais Didáticos. Celineide Camões dos Santos.

9. A escola e o território: a intersetorialidade e a cartografia social como modos de ativar respostas coletivas a diferentes impasses que se presentificam no cotidiano escolar. João Cariello de Moraes.

10. A Formação da Subjetividade dos Trabalhadores-Estudantes de Licenciatura na UFG. Bethânia Marques Teles.

11. “EDUCUIDAR” em Tempos de Pandemia: Prática de Escuta com Educadores de Escolas Públicas. Clara Maria Miranda de Sousa; Emanoela de Souza Lima; Marcelo Silva de Souza Ribeiro.

12. O Reflexo da Crença de um Messianismo Milenarista na Educação. Natasha Fernandes; João Vitor Oliveira.

 

ST 9 - Temas Livres 2 – Mediação: Edmilson Marques

Link de transmissão: http://meet.google.com/czz-mqhh-jki


1. A Relação entre Alimentação e Aprendizagem. Gilson Xavier de Azevedo; Gercimar Martins Cabral Costa.

2. A Função da Produção de Texto na Escola: Mediação do Professor nas Aulas de Redação. Gustavo Santos de Macedo.

3. Discursos Sacros e Profanos contidos na Folia da Roça de Cabeceiras – GO: Desafios da Pandemia. Juliana Eva Eronides Xavier.

4. Processos de Referenciação e Construção de Sentidos: Uma análise à luz de Redações Escolares do Ensino Médio. Dayana Paulino Barbosa; Deysiane Paulino Barbosa.

5. Conflitos Identitários na Adolescência em um Jeito Torto de Vir ao Mundo, de Adelice da Silveira Barros. Ana Paula de Souza Brito.

6. A Semântica dos Tempos Verbais do Futuro Cronológico e Morfológico em Redações Escolares e Textos Jornalísticos do Estado de Alagoas. Deysiane Paulino Barbosa.

7. A Importância da Educação Ambiental na Perspectiva de Estudantes do Ensino Superior: Uma Experiência dos Cursos de Pedagogia no Brasil e Licenciatura em Educação Básica em Portugal. Ana Paula dos Santos Prado; Regina Maria de Souza

8. Educação Física Escolar: Formação Continuada nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Campo Grande. Elisangela Rodrigues Furtado.

9. A História da Infância no Brasil. Suelen Pires de Siqueira; Marcus Vinícius Costa da Conceição.

10. Processos Formativos no Brasil: Um Diálogo Permanente. Tarciany Alves Pereira; Domingos Josenildo Nunes Ramos.

11. Políticas Educacionais: Concepções, propostas e projetos pedagógicos em desenvolvimento no município de Arraial do Cabo/RJ. Sandy Gomes Pereira; Ediléia Alves Mendes Souza; Francely Aparecida dos Santos.

12. Reflexões Iniciais sobre as Linguagens do Conteúdo de História Medieval no Livro Didático: Uma Análise Bibliográfica. Antonione Antunes dos Santos


PROGRAMAÇÃO DOS MINICURSOS E SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

03 e 04 de Dezembro de 2020

Minicursos

14:00-16:00


Minicurso 1: Didática e Desenvolvimento Humano - Márcia Mendes e Neuda Batista

Link de transmissão: https://meet.google.com/uve-ixjw-gqo


Minicurso 2: A Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e a Libertária de Maurício Tragtenberg - Reinaldo Souza e Erisvaldo Souza

Link de transmissão dia 03: https://meet.google.com/hzs-nayw-okf

Link de transmissão dia 04:  https://meet.google.com/hzs-nayw-okf


Minicurso 3: A Canção Crítica como Recurso Didático - Diego de Moraes

Link de transmissão: https://meet.google.com/gcb-shqg-bpj


Minicurso 4: Escolarização Ampliada e Desvalorização da Força de Trabalho - Diego Marques

Link de transmissão dia 03: http://meet.google.com/kjs-itxx-cjy 

Link de transmissão dia 04: http://meet.google.com/vfo-gbaz-dka


Minicurso 5: Cancelado


Minicurso 6: O mal-estar na Educação - Leonardo Venicius e Renato Dias

Link de transmissão dia 03: https://meet.google.com/cqz-brax-wob

Link de transmissão dia 04: https://meet.google.com/zpo-vqsn-boo


Minicurso 7: Masculinidades e Sexualidades Hegemônicas em um Contexto Escolar - Adriano Rogério 

Link de transmissão: https://meet.google.com/vvo-awxs-kwy

 

Minicurso 8: A lei 10.639/2003 e a educação para as relações étnicos-raciais: 

possibilidades e desafios - Marcos José

Link de transmissão: https://meet.google.com/nae-ppmz-osq

 

03  de Dezembro de 2020

Simpósios Temáticos

19:00-22:00


ST 1 - Estudos de Letramentos e Multimodalidade - Mediadora: Vanderlene Vasconcelos

Link de transmissão: http://meet.google.com/ccb-ixzb-mji


ST 2 - Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação - Mediadora: Cláudia Bertoso

Link de transmissão: https://meet.google.com/zeu-wdkh-skm


ST 3 - Educação e Movimentos Sociais - Mediadores: Nildo Viana e Renan Lima

Link de transmissão: https://meet.google.com/tfm-wnhj-tqu


ST 4 - Educação, Imagem e Cultura Visual - Mediadores: Jean Isídio e Marcus Vinícius

Link de transmissão: https://meet.google.com/rii-bknw-pcs


ST 5 - Educação Especial e Diversidade - Mediadoras: Nêuda Batista; Marcilania Gonçalves da Aparecida; Romilda Alves da Silva Araújo

Link de transmissão: http://meet.google.com/nqz-ugqc-owu


ST 6 - Sociedade e Educação: Autonomia e Emancipação - Mediação: Erisvaldo Souza e Reinaldo Souza

Link de transmissão: https://meet.google.com/qzk-bnjt-ibz


ST 7 - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação - Mediadora: Márcia Mendes

Link de transmissão: https://meet.google.com/xow-difh-ees


ST 8 - Temas Livres 1 - Mediação: Jordana de Castro

Link de transmissão: http://meet.google.com/dge-ypjh-emf 


ST 9 - Temas Livres 2 - Mediação:  Edmilson Marques

Link de transmissão: http://meet.google.com/czz-mqhh-jki

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

Escolher apenas uma opção

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

PROGRAMAÇÃO JORNADA DE TCCs

01 de dezembro de 2020

Jornadas de TCCS

Link de transmissão dias 01-02-03-04: https://meet.google.com/vkp-jfzw-apv


07:30-08:00

Holocausto Cearense- Estado e Repressão - Renan Keven Marçal Batista


08:00-08:30

A Música na Educação Infantil nos Anos Iniciais - Poliana Divina 


08:30-09:00

A Questão da Mulher em Simone de Beauvoir - Análise do Segundo Sexo - Rafaela Cipriano


09:00-09:30

Educação e Cinema - Possibilidades Interpretativas - Glenda Stephany 


09:30-10:00

Movimento Negro no Brasil - Mônica Aragão


10:00-10:30

Contribuições da Organização do Espaço Físico no Desenvolvimento da Aprendizagem das Crianças na Educação Infantil - Maiza Carvalho Nascimento


10:30-11:00

A Influência dos Desenhos Animados na Vida Escolar da Criança - Talia Gomes 


11:00-11:30

Literatura Como Contributo na Educação Infantil - Ana Flávia Tomáz 


02 de dezembro de 2020

Jornadas de TCCS


07:30-08:00

A Tabuada no Contexto Escolar - O Processo de Ensino - Aprendizagem a partir dos Jogos Pedagógicos - Cristina Silva 


08:00-08:30

A Timidez no Processo de Aprendizagem da Criança na Educação Infantil - Um Olhar Crítico-Reflexivo Sobre as Dificuldades que esse Comportamento Acarreta -Daniele Pires 


08:30-09:00

Contribuição das História Infantis no Desenvolvimento da Linguagem e no Processo de Aquisição da Escrita - Betânia Guedes


09:00-09:30

A Influência das Brincadeiras no Processo de Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil - Jéssica Pereira


09:30-10:00

Os Desafios Existentes para Transforma o Recreio em uma atividade que Agregue Conhecimento - Apollyana Pereira


10:00-10:30

A Relação Família e Escola na Educação Infantil e sua Implicação no Desenvolvimento Cognitivo da Criança - Eliane Pereira


03 de dezembro de 2020

Jornadas de TCCS


08:00-8:30

A Cultura do Bullying e sua Influência no Aluno - Jeniffer Esteffany


08:30-09:00

Dificuldades no Aprendizado nos Anos Inciais e Rótulos Antecipados que Marcam Memórias - Silvana Rodrigues


09:00-09:30

O Método Experimental Investigativo no Ensino de Ciências das Séries Iniciais - Formando Alunos Pesquisadores - Joaquim Adelozo


09:30-10:00

A Relação Família/ Escola: A Influência da Família no Desempenho Escolar - Laiza Carvalho Souza


04 de dezembro de 2020

Jornadas de TCCS


08:00-08:30

A Indisciplina na Educação Infantil - Um Olhar a partir da Ótica Docente - Larissa Marcelle


10:00-10:30

Música como Contributo para a Socialização e Aprendizagem da Criança na Educação Infantil - Viviane Dias


10:30-11:00

O Lado Obscuro dos Games na Educação - Robert Houston







{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}