Este é um evento online
O evento já encerrou
Uma fronteira, algumas nações, muitas histórias, um território físico, um rio que nos separa e nos une. Esse rio que nos une é alimentado por vários outros rios menores que não escolhem onde nascer, pois nascem de onde a água brota e corre com aqueles que prosperam a vida e assim a compartilham. Compartilhar e alimentar o conhecimento pode ser o sinônimo da Educação Ambiental na Fronteira. Sejamos pequenos rios para alimentar algo muito maior como prosperar a vida.
A Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Uruguaiana, vem se consolidando com um local de discussões e reflexões sobre as questões ambientais, globais e regionais, através de seus cursos de graduação, da Especialização em Educação Ambiental, que se encontra em sua segunda edição e do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, com disciplina de Educação Ambiental. Em 2018 firmamos uma parceria com a Secretaria de Educação do Município – SEMED onde em um projeto de extensão, denominado Programa de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino - PEARME, a UNIPAMPA tem ofertado formação continuada em uma proposta de ampliação da Educação Ambiental nas escolas municipais de Uruguaiana-RS.
Seguindo este processo de busca por espaços de formação e discussão da temática ambiental é que estamos propondo este momento denominado de 1º Encontro de Educação Ambiental da Fronteira Oeste, com o objetivo geral de oportunizar um espaço interdisciplinar, contextualizado e regionalizado de discussões acerca de questões socioambientais existentes na Fronteira Oeste do RS e países vizinhos. O evento está sendo organizado de forma virtual, para ser ofertado no mês de maio de 2021, tendo como público docentes e discentes de graduação e pós-graduação da UNIPAMPA, bem como os professores da educação básica da rede municipal e estadual e demais interessados.
Os Certificados ficarão disponíveis no site do evento para que os participantes, palestrantes, oficineiros e comissões, possam fazer o download quando necessário. Todos os certificados estão salvos no Google Drive, e estão inseridos nas suas respectivas pastas conforme a planilha abaixo:
Clique no link das pastas que se enquadram com seu perfil de participação no evento, procure pelo seu nome, clique com o botão direito do mouse e selecione "Fazer download", no celular é mais simplificado, basta pressionar sobre o certificado desejado e clilcar em download.
As apresentações de trabalho ocorrão em 5 (cinco) rodas de compartilhamento, mediada pelos organizadores do evento. É obrigatório que todos os apresentadores de trabalho se inscrevam na respectiva roda que contém o título de seu trabalho. Convidados dos apresentadores ou participantes que não irão apresentar trabalhos, também deverão preencher o formulário para receber o link da reunião.
https://forms.gle/DQQ3ufwV3ZBDe7UVA
(Link de Inscrição - Rodas de Compartilhamento)
Abertura do evento - 04/05/2021 (09:30 horas) | |
Palestra - Educação Ambiental em Tempos de Crise - 04/05/2021 (10:00 às 12:00 horas) | |
Rodas de Compartilhamento - (14:00 horas) (inscrição via formulário online) | |
Palestra - A Dimensão Estética da Formação em Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental - 05/05/2021 (09:00 às 12:00 horas) | |
Palestra - Educação Ambiental: compromisso de todos(as) e de cada um(a) - 05/05/2021 (14:00 às 15:30 horas) | |
Mesa Redonda - Escola: um espaço importante para os diálogos ambientais - 05/05/2021 (16:30 às 18:00 horas) | |
Oficinas Pedagógicas - 06/05/2021 (14:00 às 17:00) | Vagas já preenchidas! |
Encerramento & Premiação - 06/05/2021 (17:00 às 18:00) |
Prezado/a participante
A confirmação de inscrição e os materiais necessários para participação na oficina foram encaminhados para seu e-mail. Confira!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Participe das Oficinas do nosso evento, que apresenta 5 (cinco) temáticas super importantes para a Educação Ambiental. As vagas são limitadas em 30 inscritos por cada oficina, basta preencher o link de inscrições abaixo, e aguardar novas informações no email. As oficinas serão realizadas no dia 06 de maio, contamos com a sua participação. Caso o link não direcionar ao formulário, copie e cole o mesmo no navegador.
Link de Inscrição - Oficinas
https://forms.gle/b5QN7Red3zqqQv3r5
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Relatos de experiências, estudos de caso e
pesquisas com resultados parciais ou finais podem ser submetidos no formato de RESUMO
EXPANDIDO conforme o template e deve ter entre 5 (cinco) e 8 (oito) páginas. Só
é permitida uma submissão como autor principal.
Os trabalhos poderão ser redigidos em português ou espanhol.
O template do resumo expandido já contém todos os estilos de formatação e as instruções para a indicação das citações e referências. O arquivo deve ser submetido no formato .doc ou .docx.
A submissão é composta de duas etapas: o upload do arquivo contendo o texto do
resumo expandido (Arquivo 1) e, o upload do arquivo contendo a apresentação
para as rodas de compartilhamento (Arquivo 2). Os templates estão
disponibilizados na área de submissão. Nomeie os arquivos conforme as
instruções a seguir:
Arquivo 1:
Nomear o arquivo da seguinte forma: Nome completo do autor apresentador_
trabalho.
Exemplo: Fernando Icaro
Jorge Cunha_Trabalho
Arquivo
2: Nomear o
arquivo da seguinte forma: Nome completo do apresentador_Apresentação.
Exemplo: Fernando Icaro Jorge Cunha_Apresentação
No momento da divulgação dos trabalhos aceitos, será divulgada a lista de trabalhos por sala virtual com o respectivo link de acesso.
Durante as rodas de compartilhamento, um mediador da equipe organizadora vai projetar as apresentações. Cada participante terá 5
minutos para apresentar seu trabalho. Os trabalhos serão apresentados em blocos
intercalados com momentos de discussão e questionamentos.
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS E RESULTADOS
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica, que dará o parecer como “APROVADO” ou “APROVADO COM AJUSTES” ou “NÃO APROVADO”. Os trabalhos aprovados COM AJUSTES devem realizar as alterações indicadas no período entre 6 e 16 de maio, através de um formulário, na página do evento. Trabalhos “APROVADO COM AJUSTES” que não realizarem as alterações no período previsto, não serão publicados nos Anais do evento.
A
divulgação da avaliação dos trabalhos está previsto para 30/04/2021.
É de
responsabilidade dos autores do trabalho, acompanhar o e-mail e a página do
evento. O conteúdo do trabalho submetido e aprovado é de inteira
responsabilidade de seu(s) autor(es).
PUBLICAÇÃO
Os
trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Evento e disponibilizados no
site do evento.
Em
caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Organizadora por meio do
email: eafounipampa@gmail.com
Atenciosamente,
Comissão Organizadora do 1° EEAFO
Leia atentamente as Instruções Gerais de Submissão antes de iniciar a submissão do trabalho!