A Comunidade de Caratateua está localizada na Reserva Extrativista Marinha Caeté Taperuçu, no município de Bragança, estado do Pará, tendo a pesca e o extrativismo nos manguezais e maré como base econômica local. O oceano, a maré e os manguezais são constituintes essenciais da cultura local, moldando a história de vida e a sociabilidade amazônica. Os ancestrais das famílias da comunidade caratateuense compartilham até hoje os saberes tradicionais sobre a pesca artesanal, biodiversidade, manguezais e etnofísica sobre como a lua influencia na ação dos rios, mares e oceanos.
Nesse contexto amazônico paraense, convidamos você para participar da Feira de Ciências da Escola Azul Albino Cardoso (FEICIAC), com o tema intitulado: Educação para a Sustentabilidade de Comunidades Tradicionais Costeiras e Estuarinas: um enfoque sobre as mudanças climáticas e a biodiversidade, cujo objetivo é estimular o protagonismo juvenil na busca de compreensões acerca dos ecossistemas marinhos; divulgar a cultura oceânica e o conhecimento científico aos estudantes da educação básica; fortalecer parcerias locais e regionais a partir da participação efetiva no evento, além de fazer outras parcerias na medida do possível; aproximar a relação entre escola-universidade-comunidade, dentre outros.
A FEICIAC está vinculada na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema é Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.
Haverá certificação de 5h aos participantes inscritos e presentes no dia do evento!
ATENÇÃO!
No dia do evento não iremos distribuir copos descartáveis. Por favor, traga seu copo ou garrafa de água.