II Colóquio Internacional de Filosofia da Tecnologia da PUC-Rio

II Colóquio Internacional de Filosofia da Tecnologia da PUC-Rio

online Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Evento híbrido - Auditório Anchieta e transmissão pela plataforma Zoom

The english version of the preliminary program can be found at the following link - Preliminary program

A escala do atual desenvolvimento tecnológico não é apenas surpreendente, mas tema de necessária atenção. À medida em que nosso mundo se torna cada vez mais tecnologicamente mediado, as entrelaçadas questões relacionadas ao assunto carecem de reflexões simultaneamente urgentes e cuidadosas. Discutí-las sóbria e seriamente, com preocupações éticas, epistemológicas, pedagógicas e socio-ambientais constitui um caminho de inovação cuja importância dificilmente pode ser superestimada. 

Tendo em conta esse desafio, o tema proposto para o II Colóquio de Filosofia da Tecnologia foi A Tecnologia e os Limites da Linguagem. A esse fio condutor remetem as ramificações a serem exploradas no evento. Indo além da filosofia da tecnologia, o colóquio prevê diálogo amplo com outros campos de estudo, visando dar à discussão consistência, pluralidade e abrangência. O evento terá escopo internacional, com palestrantes de diferentes países, estados brasileiros, universidades e departamentos, e também do ensino básico, tendo os participantes sido convidados à luz das especificidades das suas pesquisas e possível capacidade de reformulação das questões que estruturam suas respectivas mesas.

Os debates se desdobrarão ao longo de 3 dias, num total de 2 painéis, 6 mesas temáticas e 3 conferências finais ligadas às atividades de cada dia. Os títulos das mesas são os seguintes: 1) As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento; 2) Desafios para a educação no Século XXI; 3) Tecnologia, Comunicação e Linguagem; 4) Do analógico ao digital; 5) Novas subjetividades: pós-humanismo e transumanismo; 6) Tecnologia e discurso sobre o Antropoceno. Os painéis versarão sobre o fosso criado, sobretudo no ensino público básico, entre a formação escolar e o dilúvio informacional a que estão submetidos seus estudantes.

A dinâmica dos trabalhos foi pensada de modo que alunos e professores com pesquisa sobre os temas que, porventura, não integrem as mesas, tenham  papel na mediação, interlocução e compilação das discussões. Trata-se de ação desdobrada a partir de experiências anteriores, sobretudo interdisciplinares, com simbiótica divisão de papéis. Acrescente-se que a participação de alunos e professores é gratuita, cogitando-se abrir o evento ao público mais geral. Espera-se  que, com sua programação ampla e diversificada, o colóquio tenha desdobramentos muito prolíficos e relevantes.

Inscrições

As apresentações terão tradução português-inglês e inglês-português pelo canal da transmissão online, que poderá ser acessado pelo celular daqueles que optarem pela participação presencial.

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programa

O evento será estruturado em formato de painéis e mesas de apresentação e discussão dos temas, cada uma delas composta por três apresentadores e um moderador. Cada dia de trabalho será encerrado com uma conferência. Cada apresentador das mesas terá no máximo trinta minutos de fala, com no mínimo trinta minutos de discussão ao final das apresentações. Os expositores dos painéis terão no máximo 15 minutos, com no mínimo 15 minutos reservados ao debate. As conferências finais terão duração de uma hora, com trinta minutos de discussão.



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes, Moderadores e Debatedores

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Apoio Financeiro


Apoio Institucional


PUC Rio - Auditório Anchieta - Prédio Cardeal Leme, térreo

Organização

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}