II Simpósio de Manejo e Conservação de Solo e Água

II Simpósio de Manejo e Conservação de Solo e Água

presencial Centro de Ciências Agrárias, Campus II da UFPB - Areia - Paraíba - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

II SIMPÓSIO DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA

O Departamento de Solos e Engenharia Rural e os Programas de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) e Agronomia (PPGAgro) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sentem-se honrados em convidar a comunidade acadêmica, técnico-científica, produtores rurais e demais interessados, a participar do II Simpósio de Manejo e Conservação de Solo e Água, no período de 15 a 18 de abril de 2024, no Campus II da UFPB, na cidade de Areia-PB. 


A abertura do evento ocorrerá no Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de abril), instituído pela Lei 7.876 de 13/11/1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), considerando a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo em bases sustentáveis. Essa data marca também a comemoração do aniversário de 88 anos de início do funcionamento da Escola de Agronomia da Paraíba, depois denominada Escola de Agronomia do Nordeste, atual CCA/UFPB

 

Com o tema “Práticas de Manejo e Conservação de Solo e Água em Sistemas Resilientes de Produção Agropecuária”, o objetivo do II SMCSA é proporcionar aos participantes momentos de discussão, debates e troca de experiências sobre o uso sustentável dos recursos ambientais solo e água, no contexto de mudanças climáticas.

 

Trata-se de um evento aberto ao público e que contará com uma programação diversificada, em que serão apresentados e discutidos  resultados de estudos e ações de ensino, pesquisa e extensão, em âmbito regional e nacional. Os temas incluem: caracterização e levantamento de solos; práticas convencionais e alternativas para conservação de solo e água; recomendações para manejo da fertilidade do solo em diferentes biomas; matéria orgânica e sua relação com atributos do solo; tecnologias digitais e sua aplicação no manejo de solo e água; impactos ambientais do uso do solo e da água; processos de desertificação/degradação de solos e técnicas para sua recuperação; planejamento ambiental e segurança hídrica, energética e alimentar no Semiárido; dentre outros. 


Desta forma, o II SMCSA 2024 será uma excelente oportunidade para ampliar seus conhecimentos na área de Manejo e Conservação de Solo e Água.

Evento gratuito - Inscrições

Serão conferidos certificados aos participantes com presença > 75%

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Evento acadêmico-profissional destinado a discentes de graduação/pós-graduação, produtores rurais, profissionais das áreas de ensino, pesquisa e extensão em ciências agrárias e afins.

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}