Sejam bem vindos(as) ao II Esquenta SBDN
Por uma demanda regional, o Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas (SBDN) surgiu em 2014 com o enfoque nas leishmanioses. Com o passar do tempo ficou evidente a necessidade de se abordar outros temas relevantes para a Saúde Única. O termo Doenças Negligenciadas (DNs) engloba uma série de doenças infecciosas e parasitárias que acometem, geralmente, populações mais vulnerais e causam debilidade, além de milhares de mortes em todo mundo. Apesar da relevância mundial, as DNs não são prioridade no financiamento de pesquisas e no desenvolvimento de novos fármacos.
A pandemia de COVID-19 trouxe uma série de desafios, em termos globais, dentre eles, a impossibilidade de realização de eventos presenciais. Contudo, o entendimento acerca da importância da continuidade das ações relacionadas às DNs, nosso grupo envidou esforços para realização de versões online. Entendemos que a troca de conhecimento entre a sociedade e a academia não pode ser interrompida.
Neste sentido, a Universidade Federal de Lavras, responsável pela organização do V SBDN, em parceria com Universidade Federal Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o Instituto René Rachou (FIOCRUZ) têm o prazer de anunciar a 2ª edição do Esquenta SBDN: Reduzindo Distâncias e Aproximando Pessoas. O evento tem como objetivo aproximar o diálogo entre as diferentes áreas do saber como a Ciências da Saúde, Ciências Animal e Ciências Ambiental e suas demais áreas buscando discutir temas de relevância epidemiológica como Leishmanioses e a Doença de Chagas, além da aplicação direta na busca de soluções para os problemas enfrentados pela sociedade.
Comissão Organizadora do II Esquenta SBDN