III Conferência Municipal do Meio Ambiente - Rio 2024

III Conferência Municipal do Meio Ambiente - Rio 2024

online R. Gen. Canabarro, 291 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

III Conferência Municipal de Meio Ambiente - Rio 2024

Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica.

A III Conferência Municipal de Meio Ambiente - Rio 2024 - trouxe como tema o debate sobre Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica.

Foram dois dias para apresentação e discussão de propostas vindas de diversos setores da sociedade civil, entidades de classe, ambientalistas, dentre outros órgãos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A Conferência se debruçou na missão de colaborar para a construção de Material para a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e Clima, a ser realizada em maio de 2025.

Debater sobre as melhores escolhas para um cenário tão desafiador como o do nosso país, olhando para redução de gases do efeito estufa e redução de consumo irresponsável, mas também com olhar atento para políticas e ações para adaptação e mitigação de impactos já causados, por essa EMERGÊNCIA CLIMÁTICA como as ilhas de calor, o aumento de eventos extremos, como tempestades ou ondas de calor, inundações, aumento do nível do mar, entre outros.

Foram cinco eixos temáticos, que resultaram em duas propostas por cada eixo:

 

I - Mitigação: redução de emissões nos setores de agricultura, pesca, energia, indústria, transportes, floresta, entre outros.

Eixo I - Proposta 1

Indústria - Fiscalizar indústrias de alta emissão de CO2 com transparência nos dados e submetê-los às metas de redução de GEE. Taxar emissores para financiar a fixação de carbono e condicionar a renovação de licenças à descarbonização. Desenvolver inventários de GEE participativos com dados cidadãos, valorizando saberes e manejos tradicionais, ancestrais e originários.

Eixo I - Proposta 2

Resíduos Sólidos - Promover políticas de redução da geração de resíduos sólidos, com desincentivo da circulação de resíduos de difícil reciclagem e incentivos a logística reversa. Assim como, promover a descentralização do tratamento de resíduos orgânicos com incentivo a compostagem domiciliar e implantação de plantas de compostagem ou biometanização distribuídas pelos territórios

 

II - Adaptação e preparação para desastres: adaptação e preparação para desastres: meios de enfrentamento e redução de danos pelos impactos das mudanças climáticas.

Eixo II - Proposta 1

Acompanhamento da adaptação e prevenção - Criar planos divididos em serviços públicos, com medidas de escala local e regional, contemplando cenários de perigo; e planos de adaptação de infraestrutura urbana, com foco em fortalecer a resiliência das comunidades e prevenir impactos ambientais. Incentivar a devida aplicação da lei 11.888/2008, contemplando assistência técnica gratuita para obras e regularização fundiária de moradias.

Eixo II - Proposta 2

Planejamento urbano resiliente - Incentivar a adesão dos municípios ao fórum de planejamento e sustentabilidade, de modo a permitir uma troca técnica entre diferentes realidades. Restauração ecológica das cidades. Reforçar o planejamento urbano sustentável em áreas vulneráveis às mudanças climáticas, com políticas de habitação de interesse social.

 

III - Justiça Climática: interseccionalidade, gênero, racismo ambiental, direitos animais

Eixo III - Proposta 1

Cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n 12305/2010). Criação do conceito de bairros sustentáveis, com foco na gestão de resíduos sólidos, na coleta seletiva e na logística reversa, com pagamento de serviços ambientais às cooperativas de reciclagem. Criação de Centrais de Reaproveitamento e Reciclagem, em parceria com as instituições responsáveis pela gestão dos resíduos.

Eixo II - Proposta 2

 Incentivar a aplicação da Lei 11888/2008 (ATHIS) para que as famílias de baixa renda tenham assistência técnica gratuita para a construção, reforma, ampliação ou regularização fundiária de suas moradias, e Promover políticas públicas de habitação, educação e saúde com acesso da população à saneamento básico e rede de abastecimento d’água potável como requisitos básicos mínimos.

 

IV - Transformação Ecológica: pesquisa, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia verde e estratégias para a mudança de sistemas econômicos e sociais para um sistema de baixo carbono.

Eixo IV - Proposta 1

Bioeconomia - Fomentar uma transição produtiva no RJ de modo que diminua, à médio prazo, a dependência econômica do petróleo, diversificando a matriz industrial com foco nas cadeias produtivas das energias renováveis, da reciclagem e da restauração ecológica. Além de incentivar a obrigatoriedade da criação e melhoria dos inventários de carbono para as siderúrgicas e petroleiras.

Eixo IV - Proposta 2

Bioeconomia e transição energética - Fortalecer a bioeconomia e a proteção de recursos naturais, promovendo a bioprospecção e a preservação do valor genético conforme o Protocolo de Nagoya. Apoiar alternativas ao plástico, como materiais biodegradáveis, e desenvolver sensores e tecnologias de monitoramento ambiental. Incentivar práticas sustentáveis em comunidades urbanas com hortas e telhados verdes, promovendo a sustentabilidade.

 

V - Governança e Educação Ambiental.

Eixo IV - Proposta 1

 Governança - Inserção da sociedade civil, com foco em populações vulneráveis, na elaboração, acompanhamento e avaliação das políticas públicas ambientais, ampliando o acesso aos espaços de participação social e garantindo a institucionalização efetiva de programas e projetos com a realização de novos concursos públicos.

Eixo IV - Proposta 2

 Educação Ambiental - Implementar as Políticas Públicas de Educação Ambiental, fortalecendo a intersetorialidade nas escolas por meio da formação de educadores, integração das famílias e projetos culturais. Incorporando ODS, mudanças climáticas , biodiversidade, havendo o diálogo com a população, estimulando assim as crianças e jovens como agentes de conhecimento em suas comunidades, englobando saberes tradicionais, com os instrumentos da monitora EA.


Confira a Relação de Delegados eleitos para a Conferência Estadual do Meio Ambiente - Município do Rio de Janeiro. 

 


Leia AQUI o Regulamento da CMMA.

Confira AQUI a Programação. 

Baixe AQUI as propostas definidas por eixo temático. 


Serviço

III Conferência Municipal de Meio Ambiente - Rio 2024

Dias 22 e 23 de Novembro

Local: Escola Técnica Estadual Ferreira Viana

End: Rua Gen. Canabarro, 291 - Maracanã - RJ





Clique em Realizar Inscrição.

Período de inscrição: 24/10 a 07/11/24.

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}